topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 758 - 23/05/2011 a 29/05/2011
Arquivos do Correio
Segunda, 30 de Maio de 2011
Recomendar

 

Aeroportos: “O governo Dilma entra na era das privatizações escancaradas”

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

250511_dilma_aeroportos.jpg

A Copa e as Olimpíadas são ótima justificativa para o acirramento de uma conduta que, obviamente, não é nada nova. E a grande bola da vez são os aeroportos, cuja administração e expansão vêm sendo regularmente citadas, desde o início do mandato de Dilma, como passíveis de entrega à iniciativa privada. Para discutir o assunto, o Correio da Cidadania entrevistou o deputado federal Ivan Valente, descrente quanto a tal política, por se tratar de lobby pesado que há tempos ronda os governos, e enfatizando que “A MP 521/10 vem ao gosto das grandes empreiteiras e do grande capital monopolista”.

 


 

POLÍTICA

 

Saúde do povo, descaso do Estado

Frei Betto

 

A Argentina, cuja população é cinco vezes inferior à do Brasil, destina anualmente duas vezes mais recursos que o nosso país. 

 


 

Carta aberta aos petistas

Milton Temer

 

Vale refletir sobre a acachapante derrota do PSOE diante da direita franquista nas últimas eleições locais da Espanha, como necessidade de discussão sobre o nosso processo.

 


 

Código Florestal e "Kit-Gay": a falência de uma governabilidade conservadora

Eduardo d´Albergaria (Duda)

 

Quando os acordos com seus aliados neoliberais exigiram do governo a proteção do status quo, o PT escalou um dos seus para atender os interesses do ‘andar de cima’: Ricardo Berzoini (PT-SP) operou a contra-reforma da previdência; Virgílio Guimarães (PT-MG) presidiu a CPI da dívida pública a fim de impedir desdobramentos desagradáveis (Auditoria) para os "mercados"; Palocci trabalhou pela consolidação da política econômica no governo Lula, nos mesmos marcos do governo FHC.

 


 

Palocci é jênio!

Gilberto Maringoni

 

Não bastasse, o Dr. Antonio Palocci Filho é um altruísta! Um ético, como poucos. Praticamente fechou a própria empresa, a Projeto. Num caso inédito na história do capitalismo, o dr. Antonio Palocci encerrou as contas de uma empresa no auge de seu sucesso. Para não entrar em conflito de interesses, fechou o estabelecimento. Uma ética a toda prova. Muito valorizada no mercado. Assunto encerrado.

 


 

O papel de Palocci na nova estratégia petista

Juliano Medeiros

 

No bloco governista estão empreiteiras e construtoras, barões do agronegócio, a indústria da mineração, siderurgia e petróleo. Outra parte, representada principalmente pelo capital financeiro, se dividiu entre Dilma e Serra, com preferência pelo segundo. É essa a principal informação que a prestação de contas das duas principais candidaturas presidenciais forneceu: a disputa entre os blocos de poder hoje se dá em torno da busca de aliados no campo da burguesia.   


 

Continuando na base

Wladimir Pomar

 

Não podemos desdenhar a percepção das camadas populares sobre os políticos. Parte majoritária da população acredita que utilizam o parlamento para tráfico de influência e balcão de negócios.

 


 

Aeroapertos

Frei Betto

 

Agora o governo federal pretende alterar as regras de licitações e, vejam só, premiar as empresas que trabalharem mais rápido! Imaginem a qualidade! Em país sério faz-se o contrário.

 


 

SOCIAL

 

Manifesto anti-amianto no Brasil evidencia silêncio epidemiológico

Rodrigo de Oliveira Andrade

 

O amianto é um caso emblemático da supremacia econômica sobre a saúde pública e cerca de 4 mil acordos extrajudiciais foram firmados entre Eternit e Brasilit e seus ex e atuais funcionários.

 


 

INTERNACIONAL

 

Ataques na Líbia prenunciam ação imperialista na África

Grupo São Paulo

 

Deverá ocorrer uma mudança radical do comportamento dos EUA e europeu, graças à invasão econômica da China, Rússia, Índia e Brasil. A África será de novo um ponto central da nova corrida imperialista, que deverá se aprofundar na próxima década.

 


 

Os ''indignados'' e a Comuna de Paris

Atilio Borón

 

A resposta da falsa democracia espanhola – na realidade, uma sórdida plutocracia que os jovens querem destronar e substituir por uma democracia digna desse nome – ante a crise provocada pela insaciável voracidade da burguesia é aprofundar o capitalismo.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Aprovada a destruição. Que fazer?

Elaine Tavares

 

De um lado, a floresta devastada e as vidas ceifadas à bala, do outro a tal da "casa do povo", repleta de gente que representa os interesses escusos de quem lhes enche o bolso.

 


 

Anjos Bons

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Aparentemente apolítica, Ir. Dulce tornou-se ícone da direita baiana e da Igreja conservadora. Mas era mais esperta do que seus instrumentalizadores imaginavam. Quando necessário, foi rebelde.

 


 

CULTURA

 

A gramática farisaica Falsa polêmica

Gabriel Perissé

 

O livro do MEC não ensina a "falar errado". Quem isso afirma não leu o livro, ou sequer entendeu corretamente a proposta. Talvez sofra de analfabetismo funcional. O livro ensina abertura para a realidade/variedade lingüística e pede discernimento à pessoa com relação à adoção da norma culta. Ora, para que saiba a hora de adotá-la, precisará conhecê-la.

 


 

“Nós pega o peixe”?

Maria Clara Lucchetti Bingemer

 

Se a educação já é o problema número 1 do Brasil com vistas a seu futuro, se os responsáveis por ela começarem a ensinar a escrever e falar errado, onde vamos parar? 

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 08 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates