topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 757 - 16/05/2011 a 22/05/2011
Arquivos do Correio
Terça, 24 de Maio de 2011
Recomendar

 

 

Greve e desestrutura nas Escolas Técnicas desmentem propaganda tucana

Gabriel Brito, da Redação

 

210511_centropaulasouza.jpg

“A população não tem idéia do quão mal remunerados são os docentes e demais trabalhadores nem sobre quanto tempo estamos sem reajustes, menos ainda sobre as tentativas e manobras rumo à privatização desta instituição. Estamos sem reajuste desde 2005. De lá pra cá, nada, nem sequer uma política salarial. Os docentes estão com 58,9% e os demais trabalhadores com 72% de defasagem. Esse é o motivo principal da greve”, declarou ao Correio da Cidadania o professor Marcos Mendes, do Centro Paula Souza.

 


 

Imprensa internacional volta a destacar corrupção da FIFA e comparsas

Gabriel Brito, da Redação

 

190511_fifa.jpg

Após a escandalosa decisão da FIFA de eleger a Rússia e o Catar como sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, novas bandidagens voltaram a vir à tona no mundo do futebol. Enquanto isso, a Rede Globo faz pouco caso e ignora o mar de denúncias, algumas inequívocas e jamais desmentidas. Já o nosso governo, trabalha pela MP 521/10, que pretende relaxar e facilitar os trâmites dos processos licitatórios de toda e qualquer obra relacionada à Copa do Mundo, isto é, tudo que as 12 cidades sedes farão até lá. Na prática, o sonho que todo bandido delira na cama: receber a chave do cofre do dono do banco.

 


 

EDITORIAL

 

A falta do timoneiro

 

O conflito de interesses entre os parlamentares favoráveis e contrários ao voto do relator Aldo Rebelo atingiu a própria base do governo, a ponto de termos assistido a uma ácida discussão sobre a matéria, no Plenário do Congresso, entre duas figuras-chave no esquema governista: o líder do governo, deputado Cândido Vacarezza, e o líder do PT, deputado Paulo Teixeira. No tempo de Lula, não acontecia, pois ele tinha autoridade para impedir que tal tipo de conflitos ultrapassasse o âmbito interno.

 


 

POLÍTICA

 

Que direita?

Gilvan Rocha

 

Em reunião de representantes da base governista, alguém discursou: "precisamos estar atentos, pois a direita se prepara para voltar ao poder". Outro sujeito bradou com toda força: "direita?"

 


 

A súbita riqueza do ministro chefe

Leo Lince

 

Nas origens, quando Carlito Maia não cobrava tostão por seus slogans geniais, o PT se orgulhava da sua condição de partido diferente. Nas cantorias de militância, interpelava os partidos da ordem por serem "tão iguais". Agora ficou igual aos demais. Para desfrutar os privilégios do poder, vangloria-se de fazer o que todos fazem. Pratica o que antes execrava e, sem desconforto aparente, defende de cara limpa a súbita riqueza do ministro chefe.

 


 

A verdadeira e suprema decisão

Claudionor Mendonça dos Santos

 

A sociedade permanece inquieta e apreensiva, enquanto não se responsabilizam aqueles que mancharam as instituições a que pertenciam e que tinham, por tarefa, resguardar a segurança de seus membros e não eliminá-los. 

 


 

Operação Jerônimo

Frei Betto

 

Quando o presidente Bush, após 11 de setembro, enquadrou como crime anexo ao terrorismo o "aproveitamento ilícito de informações privilegiadas", sabia do que falava.

 


 

Lula, o palestrante de luxo dos banqueiros e das multinacionais

Frei Marcos Sassatelli

 

Como Lula pode ser tão oportunista e renegar sua própria história; tão ambicioso e ganancioso, a ponto de vender sua própria dignidade, traindo os ex-companheiros? É repugnante e totalmente antiético.

 


 

Ainda as questões da base

Wladimir Pomar

 

As inflexões na mobilização e na cultura política popular parecem coincidir com o fato de que parte considerável do PT, ao obter um crescimento político que lhe abriu maiores possibilidades de ação parlamentar e governamental, se esqueceu da necessidade fundamental a luta.

 


 

SOCIAL

 

Revisitar o Concílio

D. Demétrio Valentini

 

Desta vez a assembléia da CNBB apresentou um projeto concreto, a ser executado nos próximos anos: celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II.

 


 

Por que não há segurança na Cidade Universitária?

Coletivo A USP que queremos

 

Para garantir um campus seguro é necessário, ao invés da PM, um corpo de funcionários públicos que tenha relação com a comunidade e como principal meta a prevenção de delitos.

 


 

INTERNACIONAL

 

Tribunal de Haia e a cretinice seletiva do grande capital

Milton Temer

 

Os Estados Unidos sequer reconhecem o Tribunal de Haia. Mas seus membros não tomam nenhuma medida que não seja do estrito interesse do seu Departamento de Estado.

 


 

ECONOMIA

 

Mundo das finanças na berlinda ou transparência do mercado?

Paulo Passarinho

 

O episódio Strauss-Kahn, mais uma vez, demonstra a hipocrisia do falso moralismo e da pseudo-seriedade da turma da grana fácil da especulação. Assim como as badaladas agências de risco dos anos 90, consultorias especializadas no negócio das privatizações ou austeros auditores e seus maquiados balanços, agora são elementares princípios de comportamento que deixam nua – em todos os sentidos – a desfaçatez da prática cotidiana dos farsantes. 

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Energia suja em Pernambuco

Heitor Scalambrini Costa

 

A construção da Termoelétrica Suape II, com previsão de outra termoelétrica (a Suape III?), também movida a óleo combustível, é exemplo de empreendimento que vai na contramão do desafio atual.

 


 

ÁUDIO

 

Entrevista Marcos Mendes

 

O professor fala sobre a greve dos professores das Escolas Técnicas de SP, “menina dos olhos dos tucanos”, iniciada em 13/05. 

 


Recomendar
Última atualização em Qui, 08 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates