topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Revisitar o Concílio Imprimir E-mail
Escrito por D. Demétrio Valentini   
Sexta, 20 de Maio de 2011
Recomendar

 

Desta vez a assembléia da CNBB apresentou um projeto concreto, a ser executado nos próximos anos: celebrar os 50 anos do Concílio Vaticano II.

 

A iniciativa tem muita razão de ser. Trata-se de reviver aquele que foi, sem nenhuma dúvida, o maior acontecimento da Igreja no último século. Mas não só para recordar um fato verificado 50 anos atrás. Mas, sobretudo, para perceber o que ele ainda tem a nos dizer. Pois este Concílio se propôs renovar a Igreja, retomando as motivações e o impulso de suas origens, e atualizando suas estruturas para estar ao alcance e ao serviço da humanidade em nosso tempo.

 

Está claro que hoje a Igreja não se entende sem levar em conta as transformações suscitadas pelo Concílio. No documento "Tertio Millenio Ineunte", João Paulo II afirmou com ênfase que o Concílio Vaticano II permanecerá como bússola a guiar a Igreja nos inícios deste terceiro milênio da era cristã.

 

Como o Concílio foi um processo que durou diversos anos, e teve seu trabalho mais consistente realizado nas quatro sessões de reuniões com todos os bispos do mundo, de 1962 a 1965, o projeto apresentado na Assembléia da CNBB sugere uma comemoração de quatro anos, tendo como referência prática as quatro sessões conciliares.

 

Desta maneira, resulta uma interessante coincidência com o quadriênio que se inaugurou com as recentes eleições na CNBB. A celebração dos 50 anos do Concílio pode se tornar referência prática para cadenciar os quatro anos do mandato dos eleitos nesta assembléia. Este projeto concreto a executar poderá servir de parâmetro para o próximo quadriênio.

 

A história deste Concílio destaca, com muita evidência, a figura de João 23. Tanto que logo foi identificado como "o Concílio do Papa João". Sem ele, com certeza os fatos históricos teriam sido muito diferentes. Sobretudo pela maneira como ele soube motivar e envolver a todos, com o lançamento surpreendente de sua proposta, quando ninguém imaginava que o "papa bom" tivesse a ousadia de convocar um concílio com uma largueza de propósitos por ele apresentados.

 

Dada a importância do evento, pessoalmente, já havia identificado a necessidade de recuperar a memória deste grande concílio. E me propus recordar alguns episódios, descrever o espírito que animou todo o processo conciliar, identificar os temas que mais suscitaram interesse, percorrer o itinerário dos seus documentos, perceber as ideias que inspiraram suas decisões e assinalar os muitos desdobramentos suscitados por este Concílio, que teve o mérito de suscitar tantas adesões entusiastas e generosas.

 

Coloquei estas anotações em forma de pequeno livro que as Edições Paulinas aceitaram publicar, e que já está nas livrarias.

 

Então, hoje me permito fazer a todos um convite: vamos "Revisitar o Concílio Vaticano II", percorrendo os dez capítulos que descrevem como foi este grande Concílio do Século 20.

 

Depois, poderemos retomar a conversa, valorizando os outros livros que esse primeiro inspirou, em forma da coleção "Revisitar o Concílio, a ser produzida ao longo da celebração dos 50 anos deste grande evento.

 

D. Demetrio Valentini é bispo da diocese de Jales-SP.

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates