topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Aug   September 2016   Oct
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Tribunal de Haia e a cretinice seletiva do grande capital Imprimir E-mail
Escrito por Milton Temer   
Terça, 17 de Maio de 2011
Recomendar

 

O promotor do Tribunal de Haia - certamente um espanhol franquista - apresentou denúncia e pediu a prisão de Muamar Kadafi, por crimes contra a população civil.

 

Pedir prisão de Kadafi? Nada contra. Mas por que só para ele? E o ministro do interior do Egito, já denunciado em seu próprio país pelos mesmos fatos criminosos contra a população civil? E os ditadores da Arábia Saudita, do Iêmen e do Bahrein, que estabeleceram uma sinistra sinergia na forma de reprimir, até com assassinatos, manifestações de protesto? E os "apóstolos" da legalidade da tortura em Guantánamo? Sem problemas. Os alvos são Kadafi, agora, e Assad, da Síria, tão logo haja uma oportunidade.

 

Bizarro: os Estados Unidos sequer reconhecem o Tribunal de Haia. Mas seus membros não tomam nenhuma medida que não seja do estrito interesse do Departamento de Estado. E que são tomadas por seus esbirros europeus, em permanente cumplicidade sabuja.

 

Naomi Klein, em sua reflexão sobre a "Doutrina do Choque", é quem explica de forma notável a cretinice diplomática e judicial que o grande capital globalizado impõe como verdade.

 

Com o objetivo claro de substituir ordens econômicas que ferem os interesses de suas grandes corporações, pelo modelo único criado a partir da hegemonia das teorias de Frederick Hayeck e Milton Friedman na aplicação do capitalismo sem peias, os predadores têm armas livres para impor um "recomeço".

 

E que recomeço é esse? É o da privatização do que era público, das restrições drásticas nos investimentos sociais e o arrocho sobre direitos do mundo do trabalho sobre o do capital. É a radicalização da idéia de que, para impor absoluta libertinagem na garantia dos privilégios do capital, qualquer trauma violento - social ou natural - é um instrumento a utilizar, e não a lamentar.

 

Prova concreta de que a chamada democracia liberal é uma consumada cretinice, por absoluta incompatibilidade entre democracia e liberalismo econômico no mundo em que vivemos.

 

Voltando ao primeiro parágrafo, a seleção de alvos desse famigerado Tribunal, que mais se parece com cortes punitivas de regimes autoritários do que com o Tribunal de Nuremberg, é uma boa ilustração do que preconiza a teoria formulada por Neomi Klein.

 

Milton Temer é jornalista e ex-deputado estadual e federal pelo PT.

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates