topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 754 - 25/04/2011 a 01/05/2011
Arquivos do Correio
Terça, 03 de Maio de 2011
Recomendar

 

 

‘Governo Dilma alimenta despolitização propiciada pelos oito anos de Lula’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

300411_miltontemer.jpg

Em meio a tempos tão despolitizados, e como é a praxe nos inícios de mandato, as discussões sobre a reforma política vieram à baila a todo vapor. Para tratar do assunto, o Correio da Cidadania entrevistou o jornalista e ex-deputado pelo PT-RJ Milton Temer, que exerceu dois mandatos na Câmara, de 1995 a 2002. A despeito da intensidade das atuais discussões, Temer não crê que possam redundar em grandes mudanças, ao menos não ainda neste ano e no que se refere à efetivação de mudanças realmente progressistas no quadro. Afinal, trata-se de um quadro que deve ser alterado exatamente por quem tem dele se beneficiado.

 


 

Celebrar 1º de Maio hoje significa lutar pela retomada da organização autônoma dos trabalhadores

Waldemar Rossi

 

270411_operarios_tarsila.jpg

Hoje, estamos assistindo à mais vergonhosa capitulação das centrais sindicais tradicionais aos interesses do capital nacional e internacional. Sobretudo a CUT e a Força Sindical - verdadeiras inimigas entre si nos anos 90 -, tornaram-se cúmplices da entrega dos nossos direitos ao capital e se unem para abafar a consciência e a memória histórica dos trabalhadores. Em São Paulo, estão unidas na promoção do show no dia 1º de maio, a Força, a UGT, CGTB, CTB (esta correia de transmissão do PC do B) e Nova Central. Show financiado por empresas estatais (Petrobras, Caixa, Eletrobrás) e muitas empresas particulares.

 


 

POLÍTICA

 

O casamento do príncipe e a celebração da desigualdade

Duarte Pereira

 

Muitos dos plebeus em Londres e mundo afora não se deram conta de que monarquias e seus rituais representam uma das limitações significativas das transformações democráticas.

 


 

A República da Farinha – o momento dos grandes partidos políticos brasileiros

Alexandre Haubrich

 

Já tivemos o Ciclo do Açúcar, o Ciclo do Ouro, o Ciclo do Café. A atuação dos partidos políticos brasileiros hoje pode ser explicada através da farinha.

 


 

Casamento real

Frei Betto

 

A Inglaterra dispensa contos de fadas. Basta ligar a TV. A telinha, ao focar a monarquia, exibe cenas tão exuberantes que a realidade parece superar a fantasia.

 


 

O Ministério Público e a Sociedade

Claudionor Mendonça dos Santos

 

Se iniciativas do MP, nessas duas décadas, concretizaram os enunciados constitucionais, por outro lado suscitaram raivosas reações daqueles que jamais foram incomodados pelo sistema criminal.

 


 

Perspectivas

Wladimir Pomar

 

Ao contrário do noticiário, os chineses trabalham para transferir tecnologias e cooperar no crescimento da produção industrial brasileira, investindo na construção de novas plantas, seja em associação com empresas brasileiras, seja por sua própria conta. 

 


 

Espiritualidade pós-moderna

Frei Betto

 

Sua ideologia consiste em negar toda ideologia. Assim, ela sacraliza e fortalece o sistema cujo valor supremo, o capital, se sobrepõe aos direitos humanos.

 


 

SOCIAL

 

Sempre o trabalho

D. Demétrio Valentini

 

Por mais que o Primeiro de Maio tenha perdido sua fisionomia de luta social, o trabalho permanece na ordem do dia, na encruzilhada dos debates políticos e econômicos.

 


 

Salafrarice e súcia. Descendo a ladeira da saúde: do SUS às Organizações Sociais

Daniel Chutorianscy

 

Continuando a triste história, o moribundo SUS, agora, sai reabilitado pelo modelo "liberal-capital", como se fosse novidade. O coelho sai gordo da cartola num novo passe de mágica: OS, Oscip, OSS... Tudo bem a gosto capitalista, ou seja, a privatização das unidades públicas.

 


 

O enterro de Wellington

Duarte Pereira

 

Fotos do precário enterro de Wellington mostram uma vasta área de terra seca, nua, poeirenta, por onde se espalham 5 mil covas rasas, sem delimitação, nem identificação, nas quais são deixados os corpos de indigentes e desamparados como ele. Muitos cães de estimação são sepultados com mais regalias.

 


 

INTERNACIONAL

 

Oriente Médio: esfumaçamento da via democrática

Virgilio Arraes

 

Apesar da retórica a favor da transformação sócio-política, Washington e UE não aspiram a modificações profundas: tolerar-se-iam as substituições de dirigentes, desde que a modernização política efetivada por eles seja superficial – o espectro da Revolução Iraniana, de 1979, ainda assombra a elite norte-americana.

 


 

O grande xadrez sírio

Pepe Escobar

 

Os padecimentos dos sírios incluem muita ira contra o Estado policial intoleravelmente violento, controlado pelos alauítas; as décadas de ditadura do partido Ba’ath; os excessos de uma microscópica elite comercial, em contraste com o alto desemprego entre os jovens. Se houver alguma revolução popular, os novos principais atores políticos serão os camponeses pobres – em agudo contraste também com a pequena elite comercial sunita.

 


 

Os desafios da realidade peruana

Santos Ferreira e Fábio Napoleão

 

A candidatura do ex-militar e cientista político Ollanta Humala representa a possibilidade superar a mentalidade colonial herdada de séculos passados e o modelo neoliberal imposto pelo imperialismo estadunidense.

 


 

A direita e a sua fábrica de mentira

Atilio Borón

 

A cúpula da extrema-direita mundial em Buenos Aires revela diversas coisas. Mais visivelmente, o crescente desespero do imperialismo em "reorganizar as suas tropas" e tentar recuperar o controle total do continente.

 


 

Anti-EUA ou pró-Brasil?

Luiz Eça

 

A grande mídia vibra de emoção. O governo Dilma estaria sinalizando uma volta à tradicional política externa, abandonada pelo governo anterior em favor de um dito "anti-americanismo" que seria prejudicial ao país.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

O aproveitamento hidrelétrico da Amazônia e seus opositores

Joaquim Francisco de Carvalho

 

Penso que há um problema de base na disputa entre os ambientalistas de passeata e os ecologistas-cientistas, em torno do aproveitamento racional do potencial hidrelétrico da Amazônia.

 


 

Fazendo de conta que os licenciamentos ambientais são de verdade

Henrique Cortez

 

Já é evidente que surgiu uma indústria de EIA-RIMAs pré-fabricados apenas para atender às exigências legais mínimas. A cada dia surgem novos questionamentos sobre a veracidade destes estudos.

 


 

Belo Monte: Entrevista com o Robô Ed

Rodolfo Salm e José Eduardo Martinelli Filho

 

O Robô Ed (em referência às iniciais das palavras "energia" e "desenvolvimento") foi criado em 2004 pelo Ministério de Minas de Energia (MME), com suporte técnico da Petrobras, para "conversar" em tempo real com internautas sobre "ações de conservação de energia e cuidados com o meio ambiente". Impossibilitados de discutir esses assuntos com o governo, os professores da Universidade Federal do Pará Rodolfo Salm e José Eduardo Martinelli Filho, preocupados com os inevitáveis impactos da barragem, entrevistaram o Robô Ed.

 


 

CULTURA

 

Riquezas e pobrezas

Gabriel Perissé

 

É que eu escrevo dia e noite, entregando tudo o que possuo, e, ao mesmo tempo, recebendo dos outros o bem mais precioso para um escritor: a leitura.

 


Recomendar
Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates