topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 752 - 11/04/2011 a 17/04/2011
Arquivos do Correio
Quarta, 20 de Abril de 2011
Recomendar

 

 

Troca na direção na Vale é insuficiente para sinalizar retomada em beneficio público

Gabriel Brito, da Redação

 

160411_valedoriodoce.jpg

No começo deste ano, a ex-estatal Vale do Rio Doce esteve no centro das atenções do noticiário, pois o ex-executivo do Bradesco Roger Agnelli foi removido do cargo de presidente da empresa após ocupá-lo por uma década. Diante da novidade, seguiu-se uma renhida briga de bastidores para que se chegasse ao sucessor, terminada com a escolha de Murilo Ferreira, funcionário da empresa de longa data, em tese menos afinado a Agnelli que seu concorrente ao cargo Tito Martins.Para tratar do assunto e tentar colocar um pouco de luz sobre a troca de direção, o Correio da Cidadania entrevistou Danilo Chammas, advogado popular e defensor de movimentos sociais e sindicatos atingidos pela Vale.

 


 

Salário Mínimo corre sério risco na batalha ideológica da política econômica

Guilherme C. Delgado

 

140411_boladavez.jpg

O fato de o campo conservador ter escolhido a política do salário mínimo como "bola da vez" a ser descartada, sob o pretexto da política antiinflacionária, é mais ou menos aquilo que se poderia esperar desse perfil ideológico, que, diga-se de passagem, não tem nenhum compromisso com igualdade social. Por outro lado, os compromissos de crescimento econômico e o estilo de acumulação de capital que o governo Dilma herdou do governo Lula contêm um componente distributivo, pela via do consumo, para a qual a política social cumpre um papel virtuoso. 

 


 

Tragédia em Realengo se transforma em circo de horrores dissociado de reflexão social

Duarte Pereira

130411_realengo.jpg

Com essa cobertura irresponsável e superficial, a maioria da mídia apenas acirra a dor e as reações equivocadas dos parentes das vítimas e de um amplo setor popular.

 


 

EDITORIAL

 

Mimos escusos e injustificáveis

 

Causam estranheza as vantagens que várias empresas oferecem aos promotores públicos de SP. São descontos, prazos prolongados e outras vantagens, todas injustificáveis. Estas, são noticiadas no informe oficial da Associação Paulista do Ministério Público, o que significa que dinheiro público está sendo utilizado para pagar propaganda privada.

 


 

POLÍTICA

 

Tragédia carioca

Frei Betto

 

O que esperar de uma sociedade que exalta a criminalidade, os mafiosos, a violência, através de filmes e programas de TV, e quase nunca valoriza quem luta pela paz, é solidário aos pobres?

 


 

Erradicar a miséria

Gilvan Rocha

 

É interessante notar-se que as chagas sociais produzidas pelo sistema capitalista sempre encontram pessoas dispostas a eliminá-las. Geralmente, essas almas caridosas são muito bem aceitas por ele.

 


 

Lula, a metamorfose que ambula

Leo Lince

 

O novo palestrante mais caro do Brasil afirmava saber que "o mundo caminha para o socialismo" e que o PT não tinha como objetivo "buscar paliativos para as desigualdades do capitalismo". Intuitivo talentoso, empirista radical, pragmático até a medula, o ex-presidente está em outra, fala "outras palavras".

 


 

Filhos de Cam, filhos do Cão

Mário Maestri

 

Marco Feliciano, do PSC-SP, propôs no Twitter que os africanos descenderiam de "ancestral amaldiçoado por Noé", conhecendo por isso a África Negra a "maldição do paganismo, ocultismo, doenças".

 


 

Democratização da Justiça

João Baptista Herkenhoff

 

O eco aos apelos para a democratização na escolha dos dirigentes dos tribunais foi nulo ou apenas medíocre. Nem mesmo um debate público entre os pretendentes aos cargos diretivos teve acolhimento.

 


 

Fatos aparentemente desconexos

Wladimir Pomar

 

Há muito temos reiterado que o PSDB é o principal inimigo político do povo brasileiro, sendo inconsistente incutir qualquer ilusão a respeito de uma possível semelhança entre o tucanato e o petismo.

 


 

SOCIAL

 

Belo Monte: comentando a carta aberta de D. Erwin

Frei Marcos Sassatelli

 

Fiquei profundamente indignado com o autoritarismo do governo Dilma. É o mesmo autoritarismo do governo Lula (padrinho político de Dilma) a respeito da Transposição das águas do Rio S. Francisco.

 


 

Quem é o mais doente?

Daniel Chutorianscy

 

O autor da tragédia não tem rosto nem nome, é apenas uma "pessoa doente" e nada mais. Quem é o mais sequelado? O garoto ou a mídia que executa o papel exatamente ao inverso?

 


 

INTERNACIONAL

 

Adiós, Don Samuel. Seu legado vai além do México

Grupo de São Paulo

 

Ao confrontar-se diretamente com a miséria, a opressão e a falta de liberdade dos indígenas mexicanos, tratados como escravos, mudou drasticamente sua posição teórica e prática frente à Igreja.

 


 

Oriente Médio: a queda aguardada

Virgilio Arraes

 

O 11 de setembro alterou o quadro. O receio de sofrer retaliação militar dos EUA e OTAN e a substituição de regime levou os ditadores a aplicar o ideário neoliberal de modo parcial. Uma das conseqüências foi a eliminação das subvenções na alimentação, na moradia ou no transporte, sem que houvesse reajuste de salários.

 


 

Líbia: Obama e a defesa da 'rebelião'

James Petras

 

Exaltou-se a consciência nacional do povo líbio, que encara agora sua confrontação com os anti-Kadafi como uma luta para defender a pátria. O oposto também vale aos "rebeldes", cujos líderes abdicaram da identidade nacional e dependem inteiramente da intervenção militar imperialista.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Eclusas de Tucuruí: caminho de saída

Lúcio Flávio Pinto

 

Quatro meses depois de inaugurado, o sistema de transposição da barragem de Tucuruí ainda é um mistério para os paraenses, que esperaram quase 30 anos pela conclusão da obra. Seu custo é impressionante: R$ 1,6 bilhão. Equivale à maior obra de engenharia hidráulica do mundo.


Recomendar
Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates