topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 751 - 04/04/2011 a 10/04/2011
Arquivos do Correio
Terça, 12 de Abril de 2011
Recomendar

 

 

Investimento nuclear no Brasil é determinado por ‘poderoso (e corruptor) lobby’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

090411_angradosreis.jpg

O planeta voltou a se deparar com o fantasma nuclear após o terremoto seguido de tsunami que varreu principalmente o nordeste japonês, causando posteriormente a explosão e vazamento dos reatores da usina de Fukushima. Para falar desse tema cada vez mais polêmico em todas as discussões energéticas, o Correio da Cidadania entrevistou o mestre em Engenharia Nuclear e doutor em Energia Joaquim Francisco de Carvalho. No que se refere ao Brasil, Joaquim Francisco considera um despautério o investimento em novas usinas nucleares, uma vez que nossa matriz hidro-eólica folga em servir às necessidades de consumo interno.

 


 

‘Entre Kadafi e a OTAN, Líbia está na iminência de uma tragédia’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

050411_kadafi.jpg

Com o agravamento da crise política da Líbia, que agora sofre intervenção militar da OTAN, sob o forte jugo dos EUA e dos principais países europeus, o Correio da Cidadania entrevistou o jornalista Jose Arbex Jr., para tratar do país de Kadafi e de toda a região, abalroada por revoltas populares a partir de diferentes valores estratégicos para os donos do mundo. Para o também professor da PUC e um dos editores da revista Caros Amigos, a situação líbia chegou a um estágio no qual resta a tragédia pela frente, pois qualquer dos lados em batalha não tem a mínima pretensão de atender à totalidade dos interesses do povo deste país.

 


 

POLÍTICA

 

Jair Bolsonaro

Gilvan Rocha

 

Bolsonaro é parte de um canil de pitbulls disposto a estraçalhar homens, mulheres ou crianças que se atrevam a colocar em risco os interesses maiores do capitalismo. 

 


 

Políticas públicas impublicáveis

Lucio Carvalho

 

Os grandes especialistas em políticas públicas não são professores universitários de terno amarrotado, mas experts talhados no dia a dia das sucateadas instituições públicas e que falam perfeito brasilês.

 


 

Criança, entre livros e TV

Frei Betto

 

Uma criança familiarizada desde cedo com livros terá, sem dúvida, linguagem mais enriquecida, mais facilidade de alfabetização e melhor desempenho escolar. 

 


 

István Mészáros e a imperiosa necessidade do pluralismo socialista

Demetrio Cherobini

 

A proposta é de fundamental importância para a esquerda brasileira. Depois do tsunami de pelegos que assolou o país com o governo do PT, as novas forças socialistas a se constituírem precisarão se reformular sem repetir as mesmas contradições. 

 


 

Os trabalhadores de Jirau e a direção da CUT

Waldemar Rossi

 

Diante do trabalho que se aproxima do escravo, da super-exploração da Camargo Correa, os dirigentes da central que nasceu das lutas operárias dos anos 70 e 80 se reúnem em hotel preocupados em defender espaços no governo e o controle dos trabalhadores na referida obra.

 


 

Questões para o MST

Antonio Julio de Menezes Neto

 

Não apresentando mais contradições com o "gerente do capitalismo", ou seja, o governo federal, e desconsiderando o papel do novo governo na luta de classes favorável ao agronegócio e à direita, o MST perde visibilidade.

 


 

Sobre revolução

Wladimir Pomar

 

As revoluções dos países árabes trouxeram novamente à tona todas as experiências revolucionárias do século 20. Só o povo pobre e trabalhador, massivamente mobilizado, faz revoluções, independentemente de haver ou não partidos revolucionários em seu seio.

 


 

SOCIAL

 

Ficha Limpa no Congresso e Ficha Suja no STF

Frei Marcos Sassatelli

 

Mesmo diante do clamor geral do povo, 6 ministros (a maioria) do STF, com destaque para o recém-empossado Luiz Fux, preferiram se acovardar e dar ouvidos aos recursos dos corruptos.

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos: a intervenção humanitária mascarada

Virgilio Arraes

 

A postura de Barack Obama é o reaproveitamento da chamada Doutrina Clinton, fundada na invocação da defesa ampla dos direitos humanos em detrimento da primazia da soberania. Os Estados Unidos aplicaram-na na antiga Iugoslávia, ao bombardear maciçamente a Sérvia em favor do Kosovo.

 


 

Rebeldes líbios: dizei-me com quem andais e vos direi quem sois!

Duarte Pereira

 

As forças líbias ditas "rebeldes" tornaram-se, portanto, claramente aliadas dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França e peças de seu jogo neocolonialista.

 


 

A Guerra Civil na Costa do Marfim

Mauricio Santoro

 

A União Africana tem relutado em intervenções mais expressivas, seja pelas boas relações com o governo da Costa do Marfim, seja pelo medo de que no futuro esse tipo de instrumento possa ser usado contra eles.

 


 

Apesar da retórica, objetivo da OTAN é remover Kadafi para se apropriar do petróleo

Achille Lollo

 

Os militares e ex-ministros de Kadafi que receberam o apoio da França e Grã Bretanha garantiram que 75% dos contratos com a italiana ENI serão renegociados em favor de suas companhias.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Agronegócio não garante segurança alimentar

Raquel Júnia

 

Para a presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Rosane Nascimento, não é necessário que o Brasil lance mão do uso de agrotóxicos e mudanças genéticas para alimentar a população. "Estamos cansados de saber que o Brasil produz alimento mais que suficiente para alimentar a sua população e isso não é necessário.

 


 

Artistas contra Belo Monte

Rodolfo Salm

 

A participação dos artistas estrangeiros na campanha contra Belo Monte é muito bem-vinda, principalmente devido à extrema dificuldade dos críticos deste projeto para falar em larga escala sobre os vários aspectos da tragédia que significaria a efetivação da obra, devido à dificuldade de acesso à grande imprensa nacional. Mas é evidente que a ajuda dos estrangeiros vem despertando as mais iradas reações xenófobas e falsamente nacionalistas.   

 


 

Dilma e o “Água para Todos”

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

O anúncio de Dilma, que vai transformar o "Água para Todos" em um programa federal, na linha da superação da miséria, soa como uma chuva no sertão depois de meses de estiagem.

 


 

CULTURA

 

Vida e morte do bêbado equilibrista

Otto Filgueiras

 

A repressão não tardou a chegar. No final daquele ano de 1968, quando a ditadura baixou o Ato Institucional número 5, centenas de operários foram sendo demitidos e perseguidos no ABC, a exemplo do que aconteceu com Antonio Norival Soave, em janeiro de 1969, quando foi dispensado da Chrysler.

 


Recomendar
Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates