topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 750 - 28/03/2011 a 03/04/2011
Arquivos do Correio
Terça, 05 de Abril de 2011
Recomendar

 

 

Jirau e Santo Antônio são exemplos do padrão de acumulação do capitalismo primitivo

Leo Lince

 

010411_jirau.jpg

O capitalismo, esse que o Lula salvou e a Dilma gerencia com o aplauso do coral dos contentes, requer, para que os donos do poder econômico possam auferir lucros obscenos, canteiros de obras como os de Jirau e Santo Antônio. Reproduz condições de trabalho de um século atrás e adota padrões de acumulação próprios do capitalismo primitivo. Condições degradantes de trabalho e a exploração brutal do trabalhador são feições do capitalismo facinoroso que nos governa.

 


 

Secretaria de Aviação Civil é oportunidade de voltar a existir política estratégica no setor

Gabriel Brito, da Redação

 

300311_secretarioaviacao.jpg

O governo Dilma confirmou a criação da Secretaria de Aviação Civil, que estará diretamente ligada à presidência, saindo do Ministério da Defesa, com a missão de organizar futuras concessões de aeroportos e terminais à iniciativa privada. O brasileiro já faz mais viagens inter-estaduais de avião que por terra. Dessa forma, o país tem diante de si, num momento em que se voltam ao Brasil os olhos (e dinheiro) do mundo, oportunidade de voltar a ajustar políticas aeroportuárias ao interesse do tão maltratado público. “Esperamos que a proximidade à presidência iniba o apetite empresarial”, afirma o economista Claudio Toledo.

 


 

EDITORIAL

 

Veio fazer o quê?

 

Não parece desarrazoado levantar a hipótese de que o tema foi o Pré-Sal. Importador de petróleo, os Estados Unidos têm o maior interesse em qualquer fonte de petróleo. O Pré-Sal situa-se a mais de duzentos quilômetros da costa - distância que o Brasil fixou unilateralmente e que os Estados Unidos já declararam não aceitar. Mesmo sem saber ao certo, precisamos estar sempre atentos, porque "o império não dorme".

 


 

POLÍTICA

 

O golpe, os desaparecidos e o direito à verdade

Francisco Bicudo

 

Espera-se que a presidenta Dilma Rousseff, que carrega no corpo e na alma as marcas da tortura, crie finalmente a Comissão da Verdade, com poderes para investigar, publicizar e estabelecer responsabilidades pelos crimes cometidos pela ditadura. Para que não caiam no esquecimento as trajetórias de sonhos, de esperanças, de lutas e de resistências de Helena e de Miguel Pereira dos Santos, a quem presto reverência e homenagem, na semana em que o golpe completa 47 anos.

 


 

Por que o Capital financia Luciana Genro e o MES?

Mário Maestri

 

A ex-deputada rompe, igualmente, com o princípio da luta pela escola livre, gratuita e pública, impulsionando a suplência das carências públicas com a benevolência do capital, sempre interesseira.

 


 

Brasil e Irã: um passo atrás

Frei Betto

 

A posição do governo Dilma contraria a do governo Lula. Este jamais se submeteu a Washington em matéria de política externa.

 


 

PC do B - nenhuma palavra

Gilvan Rocha

 

Defender os interesses nacionais é defender os do capitalismo. Por essa razão que os ditos comunistas do PC do B, em seu programa de aniversário, não pronunciaram nada contra o capitalismo.

 


 

A independência do Judiciário

Claudionor Mendonça dos Santos

 

A miséria criou dois Brasis: um formal e outro real, com absoluta falta de eficácia entre o direito e a realidade; cabe ao Judiciário o exercício da judicatura em favor dos mais fracos.

 


 

Grato: retomando o debate

Wladimir Pomar

 

Uma parte da esquerda brasileira cobrou do governo Lula e cobra do governo Dilma a execução de medidas e ações típicas de governos e Estados resultantes de revoluções.

 


 

MST: a necessidade de novas respostas

Raymundo Araujo Filho

 

Assiste-se ao total eclipse do MST, inclusive com o apoio à candidatura DiLLma, a partir da justificativa de que "precisamos apoiar a continuidade do governo Lulla", sem explicar por quê.

 


 

Diálogo entre ciência e fé

Frei Betto

 

Gleiser leu meus livros e eu os dele, o que favoreceu o nosso diálogo, no qual houve mais convergência que divergência, sobretudo no que concerne à postura da ciência diante da fé e da fé diante da ciência.

 


 

SOCIAL

 

O descaso na educação pública estadual de Goiás

Frei Marcos Sassatelli

 

Estas escolas citadas e muitas outras foram construídas há mais de 20 anos, com placas de cimento pré-moldadas e deviam funcionar, em caráter provisório, somente até a construção das escolas definitivas.

 


 

A revolta no grande projeto

Lúcio Flávio Pinto

 

O que se pode deduzir de fatos aparentemente irracionais é que o governo abriu uma frente de construção de hidrelétricas tão vasta e pesada na Amazônia que não consegue mais controlá-la.

 


 

Kit conflito trabalhista: quem vai querer?

Jorge Luis Martins

 

No script, fotos para jornal, imagens para TV, poses de ministros e dirigentes sindicais preocupados com a situação de barbárie que se instalou nos canteiros de obras do PAC.

 


 

INTERNACIONAL

 

Mocinhos e bandidos na guerra da Líbia

Luiz Eça

 

Sob o ponto de vista dos três países que lideram os ataques, sairão eles ganhando com uma vitória provável dos rebeldes? Há indícios de que entre eles há tanto "mocinhos" quanto "bandidos". Um dos mais poderosos grupos da oposição é integrado por adeptos de um príncipe da dinastia Senussi, que reinou na Líbia até o golpe militar que levou Kadafi ao poder. Seu principal líder é Mahmoud Gebril El Warfally, homem chave na penetração na Líbia dos interesses econômicos dos EUA e da Grã-Bretanha. Mas esse happy end ao gosto de Londres e Washington pode não se concretizar se gente diferente ganhar a parada.     

 


 

Haiti: sinais de esperança

D.Demétrio Valentini

 

O capítulo principal desta epopéia a ser vivida é, certamente, a retomada da consciência do povo, de sua identidade, do seu valor, de sua soberania que precisa se livrar de qualquer obstrução.

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4


 

ECONOMIA

 

Compromissos da Vale com o Brasil

Léo de Almeida Neves

 

Não nego a capacidade administrativa do sr. Roger Agnelli. Mas lhe faltou a percepção de que a Vale foi construída pelo dinheiro do povo brasileiro e que seu compromisso maior é com o Brasil.

 


 

Eletricidade nuclear e as tarifas

Heitor Scalambrini Costa

 

A operação a baixas taxas de juros revela o subsídio estatal à construção de Angra 3. Os subsídios governamentais ocultos no projeto dessa usina nuclear são perversos, porque serão disfarçados nas contas de luz.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Belo Monte: o diálogo que não houve

Dom Erwin Kräutler

 

Os indígenas que fizeram constar em ata sua posição contrária à UHE Belo Monte foram tranqüilizados por funcionários da Funai que as "oitivas" seriam realizadas posteriormente.

 


 

CULTURA

 

Análise política resultante de Fukushima

Paulo Metri

 

Não é desprovido de chances imaginar que uma decisão sobre o setor nuclear possa ser tomada sem consulta alguma e com explicações posteriores, em geral sumárias, aos brasileiros.

 


 

O professor não é um rato

Gabriel Perissé

 

Não era fácil. O professor queria fugir. Olhava para os médicos como uma cobaia presa no laboratório. Andava de um lado para o outro como se estivesse dentro de um labirinto.

 


Recomendar
Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates