topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 746 - 28/02/2011 a 06/03/2011
Arquivos do Correio
Qui, 17 de Março de 2011
Recomendar

 

 

‘Questão urbana foi rifada pelo governo Lula, pelo PT, e aparentemente, pelo governo Dilma’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

060311_erminia_maricato.jpg

No que já se tornou uma regra, o verão brasileiro mais uma vez foi permeado por desastres oriundos de chuvas. Chuvas e catástrofes são praticamente sinônimas nestes tristes trópicos. Em São Paulo, maior metrópole do país, a espiral de problemas trazidos pelas chuvas tem tornado a cidade cada vez mais insustentável, bastando alguns minutos de chuva para deixar de funcionar. Em entrevista ao Correio da Cidadania, a urbanista e professora da FAU-USP Ermínia Maricato descreve um panorama desalentador a respeito da gestão de uma cidade, que, mesmo afundando, não traz indícios de reversão das atuais lógicas predatórias de ocupação do solo.

 


 

O “Distritão” será o fim dos partidos políticos e o colapso do modelo republicano

Léo Lince

 

040311_brasildistrital.jpg

A reforma política, tema recorrente nas últimas décadas, está de novo na pauta do parlamento brasileiro. E, a julgar pelos primeiros movimentos desencadeados a partir das mesas diretoras da Câmara e do Senado, corre sérios riscos de enveredar mais uma vez pelo perigoso caminho da galhofa.

 


 

EDITORIAL

 

Previdência Social ou Bolsa Banqueiro

 

O "Bolsa Banqueiro" é alimentado por várias fontes. Uma delas é o sistema de previdência social. O enorme volume de recursos arrecadado é depositado em bancos privados, sendo por estes aplicados a juros de distintas maneiras. Obviamente esse dinheiro pertence ao trabalhador e não ao INSS. Menos ainda aos bancos em que são depositados. Não se entende por que os sindicatos não acionam a justiça.

 


 

POLÍTICA

 

Nunca é tarde para amar

Frei Betto

 

Doutor Anselmo, vizinho de minha mãe em prédio na Savassi, em BH, fez 100 anos em dezembro, com direito a baile no Automóvel Clube e valsa de debutante com a namorada de 82.

 


 

Caveirão e UPP’s na Bahia: o governo Wagner como ante-sala do fascismo

Luiz Gabriel Santos de Lacerda

 

A ofensiva do Estado e do capital se insere nas políticas adotadas pelo governo baiano, em especial na segurança pública, que se traduz, principalmente em Salvador, em verdadeiro genocídio da juventude pobre e preta.

 


 

Expulsão de Battisti, mesmo que negada a extradição?

Celso Lungaretti

 

Se os militantes humanitários não nos posicionarmos com máxima firmeza, crescerá a possibilidade de ser imoralmente adotada linha de ação muito atrativa para quem gosta de ficar em cima do muro.

 


 

A velha chantagem

Gilvan Rocha

 

Fazer oposição a esse governo, que representa a fina flor da escória da política fisiológica no Brasil, é correr o risco de ser acusado de estar fazendo o jogo da direita.

 


 

Potencial Hidrelétrico e Energia Nuclear no Brasil

Rogério Lessa, Monitor Mercantil

 

Em palestra sobre o futuro da energia nuclear no sistema elétrico brasileiro, no Clube de Engenharia, o pesquisador em energia Joaquim de Carvalho frisou que o país ainda tem grande potencial de geração hidrelétrica a explorar. 

 


 

Apesar de tudo, as massas se movem

Wladimir Pomar

 

Se até a Globo se transformou de aliada incondicional do regime militar brasileiro em defensora das Diretas Já, seria pedir muito para os governos ocidentais e os EUA e suas mídias continuarem fiéis a seus amigos árabes. 

 


 

SOCIAL

 

254 homossexuais assassinados no Brasil em 2010. Triste recorde

Francisco Bicudo

 

A senadora Marta Suplicy conseguiu desarquivar o projeto de lei que criminaliza a homofobia e a iguala ao racismo. Por conta disso, o jornalista Francisco Bicudo conversou com Luiz Mott, um dos fundadores do Grupo Gay da Bahia.

 


 

Uma visita ao inferno dos porões da ditadura argentina

Rafael Fortes

 

É bom deixar claro que estou falando de algo muito diferente de um passeio turístico. Tampouco de uma aula de história. Trata-se de um debate político sobre questões do presente.

 


 

Chuvas em São Paulo: reflexo de uma política excludente

Rodrigo de Oliveira Andrade

 

É deveras sabido que São Paulo, devido ao seu tamanho, condições climáticas, geológicas e grau de desenvolvimento, está sujeita, diariamente, a um número elevado de desastres e situações de emergência.

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos: a miragem líbia

Virgilio Arraes

 

A diplomacia presidencial líbia pareceu até o ano passado surtir efeito sobre os meios tradicionais de comunicação. Não se mencionava mais o país como um Estado renegado; a imagem externa de um governo violento esvanecia-se, ainda que alguns relatos mencionassem a manutenção do terror.

 


 

As ameaças das grandes potências à democratização dos países árabes

Duarte Pacheco Pereira

 

As potências imperialistas, refeitas do susto que levaram com as insurgências populares na Tunísia e no Egito, estão recuperando o controle do processo democratizador que, de repente, varreu alguns países árabes.

 


 

O nacionalismo nas revoltas árabes

Wladmir Coelho

 

A exigência econômica dos jovens árabes vai, necessariamente, implicar em transformações significativas nas relações entre Estado e empresas petrolíferas, tendo em vista a falta de alternativas produtivas.

 


 

O exército contra os revolucionários no Egito

Katherine Manca

 

Para evitar contágio, que já havia conquistado vários setores, como o dos bancários, da saúde e da construção, as forças armadas enviaram mensagens de SMS aos montes.

 


 

O que não se sabe sobre o Egito

Vicenç Navarro

 

Uma das primeiras medidas que a Junta Militar tomou foi proibir as greves e as reuniões dos sindicalistas. No entanto, esta mobilização operária mal apareceu nos maiores meios de informação.

 


 

Quem tem medo do Oriente Médio?

Diego Coletti Oliva

 

Será que o que temos por aqui não passa de uma pseudo-democracia? Por lá, as coisas continuam: Tunísia, Egito, Jordânia, Argélia, ao passo que por aqui também continuam... em silêncio.

 


 

A morte do “bispo dos indígenas”: a sua lição permanece

Guga Dorea

 

Ele próprio me disse que quando chegou ao estado de Chiapas, em 1959, não era integrante da ala progressista da Igreja Católica. Pelo contrário, era um sacerdote tradicionalista.

 


 

CULTURA

 

A poesia do carnaval

João Baptista Herkenhoff

 

Encontrar a possibilidade de "ser pessoa" numa escola de samba, tornar-se juridicamente "pessoa" pelo registro civil, leva-me à outra reflexão, qual seja, a busca de "ser pessoa".

 


 

ORDEM NA MÍDIA

 

Folha: de rabo preso com a ditadura de plantão

Sergio Domingues

 

A Folha de S. Paulo acaba de completar 90 anos. Aproveitou para confessar seu apoio ao regime militar. Na verdade, comemora a vitória do Projeto Folha, em que trocou seu apoio à ditadura política pela fé na ditadura econômica.

 


Recomendar
Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates