topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 745 - 21/02/2011 a 27/02/2011
Arquivos do Correio
Terça, 01 de Março de 2011
Recomendar

 

 

‘Garantir o asilo político e a liberdade de Battisti é tarefa de todo cidadão antifascista’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

250211_cesare_battisti.jpg

Refugiado no Brasil desde 2004, o ex-militante da esquerda armada italiana Cesare Battisti, que teve asilo político concedido pelo Brasil em 2008, espera na prisão há mais de três anos pela decisão final de seu pedido de extradição por parte do Estado italiano. Segundo Alípio Freire, entrevistado pelo Correio, a querela significa a desmoralização de nosso Judiciário, submisso aos desejos de Berlusconi, cujo governo enfrenta uma onda de escândalos e repúdio popular. Ele ainda ressalta sua convicção na ilegitimidade do julgamento na Itália e critica a delação premiada. Mas mantém o otimismo quanto à concessão do refúgio, tanto pela desmoralização do governo italiano como por alguns posicionamentos da presidente Dilma Rousseff em relação aos direitos humanos.

 


 

‘Sarney segue como o maior articulador da política energética e dos cargos do setor’

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

 

230211_apagao.jpg

Início de governo e o país voltou a ser assolado por apagões, que desta vez atingiram oito estados do Nordeste. Dias depois, um blecaute de 15 minutos afetou a cidade de São Paulo, que também parou em meio às chuvas. 

 


 

EDITORIAL

 

Triste ilusão

 

Não há uma taxa inflacionária para toda a nação, mas índices para cada pessoa. Quando o governo anuncia que a inflação é de 5,3%, a desvalorização monetária dos ricos está superavaliada e a dos pobres subdimensionada. A conta: o gasto com alimentação no orçamento do rico é desprezível, já no do pobre representa mais de 70% do rendimento mensal. O que de fato houve foi a manutenção de uma grande concentração da renda nos oito anos de governo Lula.

 


 

Uma Quinta Internacional?

 

No norte da África, multidões indignadas estão depondo seus governantes e nos países ricos da Europa trabalhadores tomam as ruas e enfrentam a polícia em protestos contra o regime. Na falta de partidos socialistas ativos e preparados para dirigir essa enorme energia contra alvos certos, o mais provável é que

‘Sarney segue como o maior articulador da política energética e dos cargos do setor’ Início de governo e o país voltou a ser assolado por apagões, que desta vez atingiram oito estados do Nordeste. Dias depois, um blecaute de 15 minutos afetou a cidade de São Paulo, que também parou em meio às chuvas.

 


 

POLÍTICA

 

Salário mínimo, lucro máximo

Leo Lince

 

A presidenta e seus ministros, além dos deputados e senadores da base do governo, que acabaram de receber aumento real entre 62% e 142%, organizaram verdadeira operação de guerra contra o aumento do salário mínimo. Impressionante a desfaçatez. Não pode, desequilibra as contas públicas, implode a economia, é contra o Brasil. Espantoso ouvir a velha falácia conservadora de ex-líderes do sindicalismo que já foi combativo.

 


 

Com Palocci no Planalto, ortodoxos voltaram a ganhar força

Altamiro Borges

 

Nas eleições de 2010, o povo votou na continuidade e no avanço daquele modelo econômico de desenvolvimento, e não na regressão à ortodoxia neoliberal. 

 


 

A arte de seduzir

Frei Betto

 

Como se livrar do labirinto consumista que, na verdade, se consuma nos consumindo? Não vejo outra porta de saída fora da espiritualidade, somada a uma nova visão do mundo.

 


 

Mais um nó de aperto

Wladimir Pomar

 

O preocupante é que algumas áreas do governo talvez não estejam enxergando os verdadeiros nós que impedem a solução do problema.

 


 

Crime de bagatela?

Tereza Cristina Exner

 

Vem ganhando repercussão na imprensa, em razão de decisões judiciais recentes, a questão relativa ao reconhecimento do denominado "princípio da insignificância".

 


 

Verde, maduro e podre

Gilvan Rocha

 

No último dia 11/02 o PT completou 31 anos de seu reconhecimento enquanto partido institucional. Nasceu verdíssimo, como se diz, a cor da esperança; três eram seus esteios.

 


 

SOCIAL

 

A questão do salário mínimo: um espetáculo político deprimente

Frei Marcos Sassatelli

 

Por que as centrais e os sindicatos não fazem uma greve geral por tempo indeterminado? Ou, num governo dito "popular" as palavras "greve geral" são proibidas?

 


 

O Parque Oeste Industrial em Goiânia

Frei Marcos Sassatelli

 

Completaram-se seis anos do despejo dos moradores da Ocupação "Sonho Real" no Parque Oeste Industrial, região sudoeste de Goiânia - a maior violação dos Direitos Humanos em toda a história de Goiânia.

 


 

INTERNACIONAL

 

Brasil e Oriente Médio: a busca da parceria adequada

Virgilio Arraes

 

O Brasil ratifica sua tradição da política externa, firmada desde o século XIX no seguinte tripé: autodeterminação dos povos, pacifismo e juridicismo, ou seja, o respeito ao direito internacional. As acanhadas críticas à questão dos direitos humanos derivam de uma tradicional cautela; ao não expor a situação lamentável dos outros, o país busca preservar a si mesmo, uma vez que seu histórico na matéria não é dos mais abonadores. 

 


 

Revolta árabe: o presidente líbio, rumo ao precipício?

Robert Fisk

 

Se o que testemunhamos é uma verdadeira revolução na Líbia, logo poderemos – se os empregados das embaixadas ocidentais não chegarem antes para a pilhagem– ver os arquivos de Trípoli.

 


 

Imagens de um massacre no reino do Bahrein

Robert Fisk

 

As vítimas não estavam armadas, mas acompanhavam o cortejo voltando de um funeral. Muçulmanos xiitas mortos por seu próprio exército bareinita na tarde de sexta-feira.

 


 

A esperança do Oriente

Yuri Gabriel Campagnaro

 

A transição realizada pelo governo provisório militar ainda está em andamento. Tudo parece incerto. Somente há a promessa de que haverá eleições em dois meses.

 


 

ECONOMIA

 

Aumento da Renda, “Sofisticação” do Consumo e Previdência Privada

Raymundo Araujo Filho

 

No dia 15/02, a manchete dos jornais televisivos foi emblemática, o que considero um engodo ao povo brasileiro, a esta altura bastante alienado da realidade, envolto em uma inebriação midiática sem precedentes, acho eu. 

 


 

A lógica do salário mínimo

Nildo Ouriques

 

A decisão entre os míseros R$ 545,00 propostos pelo governo e os "generosos" R$ 600,00 da oposição não deixa dúvidas de que, para além da pedagogia da migalha implícita no debate, a classe trabalhadora não pode ter ilusões do lugar reservado a ela no capitalismo brasileiro.

 


 

ESPORTE

 

Globo tenta dar golpe nas negociações do futebol: guerra à vista

Gabriel Brito, da Redação

 

Não seria a primeira vez que os clubes nacionais perderiam o "trem da história", mas agora, quando todo o mundo burguês exalta a exuberância da economia brasileira e o país se aproxima dos mega(bilionários)eventos, uma nova capitulação a déspotas tão conhecidos e desgastados não será facilmente engolida. Dessa vez, parece que a Globo, adotada e turbinada por uma ditadura, terá de enfrentar as autênticas regras de uma democracia capitalista.     

 


Recomendar
Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates