topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 744 - 14/02/2011 a 20/02/2011
Arquivos do Correio
Segunda, 21 de Fevereiro de 2011
Recomendar

 

 

EUA deverão permanecer como o maior aliado de novo governo egípcio

Virgilio Arraes

 

170211_washig_egito.jpg

Independentemente de quem assuma o poder, mesmo de maneira provisória, não poderá o Egito abrir mão do auxílio militar anual de quase um bilhão e meio de dólares provido há muito tempo pelos Estados Unidos. Deste modo, o novo governo, ainda que inclinado à abertura política, terá como principal aliado interno as forças armadas, e externo, Washington. Eis, de pronto, as duas peças limitantes ao estabelecimento no curto prazo de um regime de fato democrático, uma vez que ambos realmente desejam do sistema político do país sua imperturbabilidade, não maior participação popular.

 


 

Primeiros dias do governo Dilma reforçam rumos incógnitos da política social

Guilherme C. Delgado

 

170211_dilma.jpg

Em sua fala ao Congresso, a presidente anunciou uma prioridade à Reforma Tributária; a única notícia concreta sobre este tema é, no entanto, a intenção de desonerar parte da contribuição patronal da folha de salários para a Previdência.     

 


 

EDITORIAL

 

Um bom sinal

 

Com a crise econômica, em vez de depósitos bancários, os países árabes receberam milhões de bocas a alimentar. Não têm como fazê-lo enquanto forem dominados por minorias insensíveis às demandas populares. A prova cabal de que a rebelião foi motivada pela falta de condições de sobrevivência da massa é a permanência dela nas ruas, após a renúncia de Mubarak. Em relação às conseqüências da queda, não se pode ser tão categórico como em relação às causas da mesma. 

 


 

POLÍTICA

 

Desigualdade social e renda injusta

Frei Betto

 

A esperança é que a presidente Dilma Rousseff promova reformas estruturais, incluída a da Previdência, desonerando 80% da população e onerando os 20% mais ricos.

 


 

A questão terrível: uma UPP para a Polícia do RJ

Leo Lince

 

O Inspetor Trovão estava lá. E, pelo que começa a se definir nas escutas da Operação Guilhotina, estava "garimpando" dinheiro, droga e armas para repassar para outros traficantes de áreas mais tranqüilas. O herói da luta contra o crime da primeira página de "O Globo" agora está preso, entre outros, como o delegado que foi braço direito do Chefe da Polícia e transitou para o comando do Choque de Ordem da prefeitura do Rio. Afinidades eletivas, atividades afins.

 


 

Propostas para a Reforma Política

D. Demétrio Valentini

 

O bom é despertar logo o debate, identificando os pontos a serem discutidos. É preciso reviver o clima da Constituinte e reacender o processo participativo na definição do nosso processo político.

 


 

Com energia nuclear não se “brinca”

Paulo Metri

 

Sugiro à presidente Dilma e ao ministro Mercadante que o órgão nuclear não esteja na "cota de algum partido político" ou na "cota de amigos".

 


 

A política externa de Lula e Dilma: perigosas diferenças

Raphael Tsavkko

 

Os prognósticos, mesmo com um governo de pouco tempo, não são positivos. De um Brasil respeitado e convidado para negociações, poderemos ter um país novamente pequeno frente aos interesses dos EUA.

 


 

Os nós estão apertando

Wladimir Pomar

 

É provável que a luta obstinada do governo Dilma pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos se veja dificultada tanto pela política monetária do próprio governo quanto pela demora na adoção de medidas que acelerem a produção de alimentos e de outros bens de consumo corrente.

 


 

O sonho de Nabucodonosor

Frei Betto

 

A pedra é a ânsia popular de democracia entendida como justiça social e paz. O que pensa um iraquiano vendo seu país dominado por ocidentais que os tratam como escória da humanidade?

 


 

SOCIAL

 

A legitimação dos interesses privados pelo Estado nas patentes farmacêuticas

Rodrigo de Oliveira Andrade

 

Trata-se da derrubada de um instituto de defesa da saúde pública e da ascensão de outro, cujas ações alinham-se a interesses corporativos, ambas promovidas pelo Estado.

 


 

 

INTERNACIONAL

 

Para controlarem o Egito, EUA exploram conflito menor entre militares e islâmicos

Rosa Mussaui, do L’humanité

 

Entrevista como Samir Amin sobre a revolução popular do Egito. Economista franco-egípcio de renome internacional e presidente do Fórum Mundial das Alternativas, Amin analisa a encruzilhada política e econômica em que se encontra o Egito neste exato momento. "Os EUA utilizam um conflito menor no seio da aliança entre os militares e os islâmicos para assegurar-se a docilidade tanto de uns como de outros. O essencial é que todos aceitam o capitalismo tal como ele é".

 

 


 

Washington e as revoltas árabes: sacrificar ditadores para salvar o Estado

James Petras

 

Washington, após várias décadas de profundo envolvimento nas estruturas de Estado das ditaduras árabes, está tentando reorientar as suas políticas para incorporar e/ou enxertar políticos liberais-eleitorais nas configurações de poder.

 


 

O exército não salvará o Egito

Rafael B. Vieira

 

A arrogância de alguns setores que rapidamente querem encaixar uma espécie de "fórmula" ocidental no Egito deve ser pensada com ressalvas.

 


 

Outras vozes

Samir Amin

 

Washington não vai tolerar nenhuma tentativa do Egito de pôr fim a sua total submissão aos interesses imperialistas, algo que Israel também necessita para seguir colonizando o que resta da Palestina.

 


 

Alto comando militar egípcio tem sede em Washington

Laerte Braga

 

Por trás do discurso vazio e sem sentido de Obama, após saída de Mubarak, o que há de fato é o cinismo da estupidez e da violência. Palavras ocas para fora e ordens de assassinato para dentro

 


 

ECONOMIA

 

Entre a ortodoxia econômica e o exercício das políticas públicas

Marcelo Gonçalves Marcelino

 

Segundo os magos sagrados dos mercados, os juros são altos devido ao desequilíbrio das contas públicas no caso brasileiro; mas isso não ocorre assim. 

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Agroecologia ou agronegócio?

Osvaldo Russo

 

O IBGE revelou como a agricultura familiar é mais eficiente no uso de suas terras: gera um Valor Bruto da Produção de R$ 677/ha, enquanto a não familiar gera um VBP de R$ 358/ha (89% a mais). Há necessidade de criação de um programa de incentivos para a organização de associações de agricultores familiares, garantindo o acesso dos camponeses e suas famílias a um sistema público. Para a viabilização desse novo modelo agrícola, é preciso acelerar e qualificar a Reforma Agrária e o apoio à agricultura familiar para além da obtenção da terra, do mero assentamento e do acesso ao crédito.

 


 

Código Florestal e catástrofes climáticas

Delze dos Santos Laureano e José Luiz Quadros de Magalhães

 

Os problemas ambientais e as conseqüências das mudanças climáticas são cada vez mais constantes e ameaçadores. Por falta de reformas agrária e urbana, a ocupação irregular dos territórios aumenta os riscos.

 


 

Brasil mínimo

Roberto Malvezzi (Gogó)

 

No Brasil, para a maioria da população, tudo é mínimo: o salário, a renda, o Bolsa Família, até o Estado há pouco tempo atrás era para ser mínimo.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates