topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 743 - 07/02/2011 a 13/02/2011
Arquivos do Correio
Terça, 15 de Fevereiro de 2011
Recomendar

 

 

‘Revoltas árabes tendem a resultar em democracias participativas, já um grande avanço’

Gabriel Brito, da Redação

 

120211_cairo.jpg

Para Arlene Clemesha, entrevistada pelo Correio da Cidadania, apesar da força do levante popular egípcio, acompanhado crescentemente pela população de vários outros países, não se pode considerar que está em curso um processo revolucionário, mas sim a entrada de tais nações no patamar de democracias participativas, “o que já seria uma grande mudança”. No entanto, a chefe do Centro de Estudos Árabes da USP lembra que o processo segue intrincado, pois a relevância do Egito e sua submissão a EUA e Israel o tornam mais decisivo. “Eles já tentam, com muito atraso, controlar a transição”.

 


 

Protestos no Egito escancaram o duplo caráter da mídia

Gabriel Brito, da Redação

 

080211_egito.jpg

Mesmo diante das mazelas tão gritantes ao Norte da África e no Oriente Médio, nossa imprensa se mantém tímida em seus juízos de valores, enfatizando as opiniões de analistas de corte conservador, que começaram tentando empulhar a opinião mundial com idéias de transição ‘lenta, gradual e segura’. Porém, após se assegurarem de que os egípcios estão nas ruas pelo tudo ou nada, passaram a rever conceitos, agora instando o ditador Mubarak a puxar o carro um pouco mais rápido para aplacar ânimos.

 


 

POLÍTICA

 

Governo Dilma: perspectivas e colaboração de classes (1)

Lucas de Mendonça Morais

 

Este governo encontra, entre diversos outros problemas, um país endividado, com a economia desnacionalizada e em processo de desindustrialização. Estamos falando de um país semi-colonial, sem soberania perante os interesses das potências estatais do capitalismo global, como o imperialismo global dos EUA. Todo este aparato outrora controlado e gerenciado pelas instituições do Estado, passível de reivindicações e demandas da sociedade em favor da distribuição de riquezas, passou às mãos do mercado global.

 


 

Velhas mentiras!

Gilvan Rocha

 

É doloroso lembrar que na história recente tivemos a eleição de duas proeminentes figuras cujas bandeiras eram a moralização da "coisa pública".

 


 

Reforma política: princípios e estratégias

D. Demétrio Valentini

 

O critério básico inspirador é a participação popular. Trata-se de reaproximar o poder e colocá-lo ao alcance da influência viável e eficaz da cidadania.

 


 

O bode expiatório

Wladimir Pomar

 

Washington, empresários brasileiros descontentes e até FHC, que declarou o governo "ingênuo" nas relações com a China, formaram um coro para transformar a China no grande bode expiatório dos problemas do Brasil no mercado internacional. 

 


 

O canto da sereia da economia neoliberal

Waldemar Rossi

 

É urgente que o povo tome consciência do engodo a que o sistema nos submete constantemente. É urgente que os movimentos sociais não se deixem cooptar e busquem a verdadeira unidade nas lutas populares.

 


 

Cidade e qualidade de vida

Frei Betto

 

A revolução tecnológica representada pelo tijolo imprime aos humanos a consciência de que não estão mais condicionados pela natureza. É o ser humano que a transforma em artefato.

Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4


 

INTERNACIONAL

 

Tunísia: e, de repente, a revolução

Santiago Alba Rico

 

Não se podia falar nem escrever, é verdade, mas em troca as pessoas engordavam e o islamismo recuava. A UE e os Estados Unidos, mas também as agências de viagens e os meios de comunicação, contribuíam para alimentar a imagem de um país mais europeu que árabe, mais ocidental que muçulmano.

 


 

Profunda oposição popular existente no Egito catalisou movimento revolucionário

Mário Maestri

 

As transformações sociais em boa parte do mundo muçulmano ensejam fenômenos políticos raramente registrados pela grande mídia. Entre eles, destaca-se o descrédito crescente do islamismo político entre as novas gerações.

 


 

ECONOMIA

 

A crise que se matura: do sub-imperialismo à bolha dos alimentos

Fernando Marcelino

 

A divisão internacional do trabalho com crescente importância da China está impulsionando o Brasil a se retomar uma espécie de "vocação agrícola", a partir de uma ligação umbilical entre as finanças e o modelo exportador de commodities. É o agrobussiness da fração da burguesia brasileira que está fundindo os interesses do modelo primário-exportador com o mundo da especulação dos altos preços das commodities globais. É esse processo que sustentou o crescimento econômico e as políticas redistributivas.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Movimentos entregam carta a Dilma exigindo cancelamento de Belo Monte

Especialistas Belo Monte

 

O Correio da Cidadania publica carta produzida por centenas de grupos sociais e especialistas contrários à obra, listando a infindável quantidade de barbaridades a serem perpetradas pelo projeto hidrelétrico. Os movimentos lembram de toda a truculência, falta de transparência e ilegalidades por trás da obra, orquestrada pela própria Dilma, que sempre aparelhou o Ministério das Minas e Energia com a turma de Sarney. 

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates