topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 737 - Edição Retrospectiva - 20/12/2010 a 31/12/2010
Arquivos do Correio
Quarta, 05 de Janeiro de 2011
Recomendar

 

 

Brasil de Lula: a naturalização da desigualdade

Valéria Nader e Gabriel Brito, da Redação

221210_retrospectiva2010.jpg

Chega ao final o ano de 2010. Com ele, encerra-se também o duplo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário a chegar ao cargo mais alto da nação. Lula acaba seu governo com índice inédito de popularidade, e deixa em seu lugar a primeira mulher eleita presidente do Brasil.

Todos estes fatos, ao lado de serem muito simbólicos, poderiam ser bastante auspiciosos. E realmente o são, quando tomada em conta a visibilidade das várias estatísticas que apontam para o ‘Brasil Novo’ que emerge do ‘Lulismo’ – fenômeno que ultrapassou as rédeas do partido originário, o PT, e que teria feito resplandecer a economia, após anos de baixo crescimento econômico, além de ter incidido cabalmente na redução da miséria.

Nesta edição especial retrospectiva, nossos colunistas e colaboradores aprofundam esse entendimento. Confluem, de modo quase unânime, para a superficialidade dessa visão em um país que mantém há décadas os mais altos índices de desigualdade social, e que vem aprofundando a subalternidade de nossa economia à dinâmica de outros países.

Nosso entrevistado para esta edição é o economista Nildo Ouriques.

 


 

EDITORIAL

 

Retrospectiva 2010

 

O povo não votou em Dilma por acreditar que ela possa resolver os seus problemas, mas porque se conformou em obter apenas pequenas quireras que sobram da mesa da burguesia. Votou na candidatura menos ruim: ruim com Lula, pior sem ele.

 


 

POLÍTICA

 

O florescimento do “lulismo”

Léo Lince

 

Na botânica, de onde o conceito é originário, o florescimento é definido como o ponto a partir do qual toda a evolução posterior adquire a forma inevitável da decadência.

 


 

Um ano polarizado

Wladimir Pomar

 

A maior parte da população brasileira não tem consciência das melhorias implementadas pelo governo; as grandes camadas da população que transitaram para o lulismo não passaram pela escola das lutas.

 


 

Um ano sem surpresas

Luiz Antonio Magalhães

 

Noves fora zero, o que mais se viu foi a radicalização de um discurso neoudenista - com Heloisa Helena, Alckmin e Serra -, que no fim das contas apresentou parcos resultados.

 


 

O Governo Lula

Frei Betto

 

Governar é a arte do possível. Implica imprevistos e exige improvisos. Lula o fez com maestria. Tomara que a presidente supere a deficiência congênita de sua gestão: o matrimônio entre o PT e PMDB.

 


 

Os Filhos de Goebels

Raymundo Araujo Filho

 

A redução da pobreza no Brasil restringiu-se a tirar cerca de 15 milhões de brasileiros do ganho mensal ZERO, ou perto disso, para algo em torno de R$ 4 por dia. É a isso que se reduz a tão propalada redução de pobreza, levada a cabo por Lulla. 

 


 

2010: a difícil luta pelo resgate das idéias socialistas

Fernando Silva

 

Foi enorme fator de desarticulação da classe trabalhadora e de um outro projeto de Brasil o amplo processo de cooptação e acomodação da esmagadora maioria das direções dos movimentos sociais, sindicais e populares, incluindo a direção do MST. 

 


 

Mulheres do MST avançam nos desafios da ação revolucionária

Maria Orlanda Pinassi

 

Conforme as mulheres, a efervescência revolucionária do MST se encontra no processo de acampamento; o assentamento não representa um fim, mas uma mediação rumo ao socialismo

 


 

Combate ou Prevenção?

Claudionor Mendonça dos Santos

 

Necessário destacar o custo do combate ao crime e se houve eficaz prevenção, estabelecendo-se programas envolvendo a escola, aproximando os integrantes da justiça criminal à população mais carente.

 


 

Natal: encontro e desencontro

D. Demétrio Valentini

 

Estava convertida ao cristianismo uma festa que era típica do paganismo. E isto foi feito pela Igreja sem nenhum constrangimento. O desafio que agora a inquieta é como recompor a fé cristã com a cultura atual.

 


 

SOCIAL

 

Atraso educacional, arcaísmo cultural e injustiça social

Valério Arcary

 

A desigualdade social brasileira não só não foi atenuada como aumentou. As políticas sociais compensatórias foram eficazes na redução da extrema miséria, mas são insuficientes para garantir uma desigualdade social menor. 

 


 

FHC, Lula e os movimentos trabalhistas e sociais

Waldemar Rossi

 

Lula deu continuidade a FHC, elevou o superávit primário e os juros e, para garantir o cumprimento de tantos compromissos financeiros com o capital, retirou dinheiro do orçamento da saúde, da educação, da reforma agrária e assim por diante.

 


 

INTERNACIONAL

 

2010 no Oriente Médio: a paz cada vez mais distante

Luiz Eça

 

Cinismo nas negociações de paz entre Israel e Palestina, instabilidade no Iraque, guerra sem fim no Afeganistão, pressões sobre o Irã; 2011 pode começar como 2010 terminou: com a paz distante.

 


 

2010 não soprou ventos favoráveis aos EUA

Virgilio Arraes

 

No Oriente Médio, os democratas mantiveram a postura de seus antecessores republicanos: mais militarização, mesmo sem perspectiva alguma de êxito.

 


 

100 anos da Revolução Mexicana: comemorar o quê?

Guga Dorea

 

O México de Zapata e Villa, supostamente aniquilado pela ala burguesa da revolução, permanece vivo e com novas formas de atuação, inclusive rompendo com pressupostos ortodoxos do que é ser revolucionário.

 


 

ECONOMIA

 

Retrospectiva econômica 2010

Guilherme C. Delgado

 

A pergunta que ora se faz é sobre as condições de possibilidade de sustentação do experimento distributivo. Infelizmente, o arranjo de governo Dilma até aqui anunciado não indica planejamento no sentido de estruturar tal perfil do crescimento econômico.

 


 

2010

Paulo Passarinho

 

Ao lado da subalternidade da nossa economia à dinâmica de outros países, nosso dinamismo exportador está cada vez mais assentado na venda de commodities e semi-elaborados. Ao mesmo tempo, importamos cada vez mais produtos industrializados.

 


 

A economia brasileira em 2010: todos felizes – ou “quase” todos

Jurandyr O. Negrão

 

Com os movimentos sociais desmobilizados e enfraquecidos, alguns deles até mesmo aderindo ao "jogo do contente" que vem predominando na esfera da política partidária, o atroz isolamento dos miseráveis parece se agravar.

 


 

A Economia Política Brasileira do Lulismo sem Lula

Venâncio de Oliveira

 

O Lulismo é uma combinação de forças que, aproveitando-se do acúmulo político da lutas de classes do século XX, levaram o Lula e o PT à direção moral do capitalismo brasileiro e de seu desenvolvimento.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Belo Monte e as eleições presidenciais

Rodolfo Salm

 

Será que alguém entendeu direito a questão da Erenice na Casa Civil? E exatamente qual era a denúncia de Serra contra Valter Cardeal? E o que uma coisa tem a ver com a outra?

 


 

CULURA E ESPORTE

 

Viver, morrer, ser lembrado: A falecida, a peça de Nelson Rodrigues e o filme de Leon Hirszman

Cassiano Terra Rodrigues

 

Assim como muitos outros marginalizados, empobrecidos e brutalizados, Zulmira não será lembrada pelo que desejou. Seu enterro não foi luxuoso e sua lembrança passou como a de uma "vigarista".

 


 

2010 esportivo: mais mediocridade e obscenidade

Gabriel Brito

 

Seremos testemunhas de um processo avassalador, que conta com toda a anuência dos governos, de modo que restará fazer o contraponto ao modelo de sucesso que será vendido ao público.

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates