topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Aug   September 2016   Oct
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
São Lucas ou São Lucros? Imprimir E-mail
Escrito por Daniel Chutorianscy   
Terça, 04 de Janeiro de 2011
Recomendar

 

O objeto da saúde é a transformação social. O impedimento desta é a doença. A saúde é a revolução, aquilo que torna a evoluir o que estava totalmente paralisado. O modelo capitalista, igual em qualquer lugar, é a doença. Entendemos a saúde como educação, prevenção, informação, atendimento adequado às doenças, água, esgoto, transporte, meio-ambiente sem contaminação, justiça social, reforma agrária, direitos, salários dignos, democracia...

 

Não confundir atender à doença e saúde. No modelo capitalista vigente, atende-se um a corpo doente, que se torna um número, um objeto de lucro. Contrariamente, saúde não gera lucros, mas dá direitos, transforma. A doença social preserva o obscurantismo, a alienação.

 

Para as elites brasileiras, tudo funciona como deve funcionar: a educação não educa ninguém, a ‘saúde’ adoece, os direitos sociais são quase inexistentes. Se você tem dúvidas, achará este texto muito radical. Faça o seguinte: freqüente durante uma manhã, uma tarde ou uma noite um hospital público brasileiro. Você vai conhecer como funciona verdadeiramente este país. Não por culpa dos funcionários daquelas instituições, mas exclusivamente pela perversidade da exclusão social do modelo, que trata a população como lixão.

 

Compare agora com o luxo e riqueza nos hospitais-hotéis particulares, verdadeiros palácios, onde todos são gentis e solícitos, treinados e adestrados para servir bem a aristocracia.

 

Aqui no estado do Rio, além da ‘limpeza racial’ executada pela militarizada UPP, executa-se outra "limpeza racial" com a UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento), que fazem um verdadeiro ‘upacídio’. O estado do Rio tem uma longa tradição, de dezenas de anos, de atendimentos de programas nos inúmeros postos e centros de saúde (hipertensão, diabetes, AIDS, gravidez etc.), que foram desqualificados, esquecidos intencionalmente em função dessas UPAS, que acabam não sendo nem hospital e nem posto de saúde, terminando como "unidade de porco atendimento". Tudo capitaneado pelas "cooperativas" de triste fama, um "bóia-fria" institucional, que esconde a verdadeira cara da "evitação" do concurso público, mas não esconde o verdadeiro rosto da privatização generalizada e desenfreada em todo o país.

 

Portanto, como um verdadeiro e terrível milagre, aparece uma estrondosa enxurrada de hipertensos, diabéticos, acidentes vasculares cerebrais ou "derrames" (a doença que mais mata no Brasil) e uma seqüência infinita de patologias igualmente graves. A mídia amestrada ataca de frente, de lado, de ré... ‘sempre tem uma UPA perto de você’. Mais uma solução mágica para o lucro e a mesquinharia política.

 

E só para não esquecer, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos e os transgênicos estão aí, empanturrando-nos com doenças e empanturrando as multinacionais de lucros cada vez mais formidáveis. E dane-se a população. A indústria farmacêutica está em pleno vapor, em cada quarteirão floresce uma, duas ou até mais lindas drogarias... Crédito ilimitado e doenças que não acabam mais.

 

O patrono dos médicos é o evangelista São Lucas, nome latino do médico grego Lucano. O dia do médico é 18 de outubro, dia de São Lucas. E não é só na medicina que o modelo capitalista, na sua forma mais avançada, o imperialismo, transformou o gentil São Lucas em São Lucros. O capitalismo tem verdadeiro horror à luta de classes, à saúde, à educação.

 

A verdadeira revolução que o homem pode fazer é pensar, e pensar é saúde. A perversidade do modelo capitalista é excluir, adoecer; extorquir, torturar... E, se ainda o resultado for ineficiente, arma-se uma guerra. Assim, o lucro será maior ainda. Hoje no Brasil vivemos uma verdadeira guerra ‘invisível’, mas totalmente visível, com mortes por doença, violência, acidentes que batem recordes, e não há guerra declarada oficialmente.

 

O que há é uma colonização de mais de quinhentos anos de um país riquíssimo, onde a cobiça do capital é inesgotável, onde funcionam a corrupção, a traição. Nessa hora não existem amigos, existem negócios: vende-se a mãe, se a mãe der lucro. Lucro não tem pátria. Lucro é lucro. E que se dane a população...

 

Desejo saúde a todos, menos àqueles que vivem da doença – dos outros.

 

Abraços fraternais.

 

Daniel Chutorianscy é médico. CRM: 52-27646-7.

E-mail: trenzinhocaipira(0)vnet.com.br

 

Recomendar
Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2011
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates