Um prato de lentilha

0
0
0
s2sdefault

 

Marx e Engels, no Manifesto Comunista, referem-se ao lumpem-proletário, camada social hoje chamada de "os excluídos", como o segmento que, dado seu estado de indigência e de desespero, estaria disposto a se vender por um prato de lentilha.

 

Foi justamente nesse extrato social que o partido nazista de Hitler foi recrutar os seus militantes para armá-los e adestrá-los no ofício de praticar assassinatos, promover pancadarias, dissolver manifestações políticas da classe operária, impor o terror a serviço da extrema direita. Esses agrupamentos paramilitares nazistas eram mantidos pelos capitalistas alemães que temiam um possível avanço das forças socialistas.

 

Diante do quadro de crise econômica e social existente naquele país e usando dos mais reprováveis métodos de ação, o nazismo conseguiu chegar ao governo e, logo após, ao poder, através do processo eleitoral que foi seguido de um golpe com o incêndio do parlamento, o Reichstag. Estava assim implantada a mais exacerbada forma de contra-revolução, e ela haveria de tentar estender os seus tentáculos por toda a Europa e, daí, para o mundo.

 

Não foi somente nesse episódio político que a massa lumpesina foi utilizada para fins políticos e, de uma forma ou de outra, sempre em favor dos interesses do capitalismo. Aqui no Brasil, não se deu a exploração dos excluídos para fins políticos, pela extrema direita. Não. Aqui, como na Argentina de Juan Perón e seus "descamisados", tivemos a utilização do lumpem-proletário pelo populismo, através do Bolsa Família, a um custo razoável, tomando-se como referência as grandes cifras que representam os lucros da burguesia. Construiu-se, então, um reduto eleitoral capaz de tornar vitorioso o populismo, como testemunham a recente disputa eleitoral e os altos índices de aprovação do governo Lula.

 

Tem-se, assim, numa ponta, um povo alegre gozando a "felicidade dos inocentes". Na outra ponta, mais alegre e consciente, está a burguesia, que "nunca antes, na história deste país", gozou de tanta tranqüilidade e fartos lucros.

 

Gilvan Rocha é presidente do CAEP- Centro de Atividades e Estudos Políticos.

Blog do autor: http://www.gilvanrocha.blogspot.com/.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #4 Diego Silva 12-01-2011 07:45
Com relação ao comentário do SR.Herodoto Carneiro,respeito todos os comentários, mas cara, se você repudia a cultura do seu povo fica difícil eu entender que e você é socialista. Fala com ironia da cachaça e do futebol. Os Brasileiros jogam futebol mesmo e tomam cachaça, assim como na Russia a grande maioria toma Vodcka como um louco, assim como no jopão se bebe saquê, idaí? Pode ter certeza que o grande problema do mundo e do nosso país não é o futebolzinho de final de semana ok. Quem quer ser de esquerda deve ter mais lucidez, caso contrário fica difícil acreditar em mudança.
Citar
0 #3 Diego Silva 11-01-2011 11:49
O Nacional Socialismo, zerou o desemprego, acabou com a divisão de classes e valorizou um povo que era massacrado pelo Tratado de Versalhes.Se você chama um povo unido pelo trabalho de adestrado, deve achar bela a política emericana então, de liberdade e dinheiro especulativo, deve ser colunista do G1, junto com o Zeca Camargo.
Citar
0 #2 Diego Eduardo da Silva 11-01-2011 11:37
De onde você tirou que o Nacional Socialismo da Alemanha iria "expandir seus tentáculos para o mundo" meu camarada? Diferente do imperialismo, da liga EUA e Israel. Estes sim tem planos de expandir tentáculos. Costumo ler frequentemente o Correio, mas você tem que separar a sua opinião da informação. Se encontrar algum documento que comprove que a Alemanha tinha plano de dominação mundial me apresente por favor porque eu desconheço.
Citar
0 #1 UM PRATO SEM LENTILHASHERODOTO CARNEIRO 09-01-2011 05:59
CARÍSSIMO GILVAN ROCHA;

QUESTIONO A POPULARIDADE DO SR.LULA A PARTIR DAS SEGUINTES OBSERVAÇÕES:

TODAS AS PEQUISAS ENCOMENDADAS SÃO PAGAS,LOGO,PODEM SER MANIPULADAS POR EXIGÊNCIAS DOS COMPRADORES DE SRVIÇOS ELEITOREIROS (BANQUEIROS,EMPRESÁRIOS,DONOS DAS MÍDIAS ETC.)

O IBGE É UM ÓRGÃO GOVERNAMENTAL E CUJO PRESIDENTE É ESCOLHIDO POR QUEM ESTÁ NO PODER...

AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NAS PESQUISAS JAMAIS FORAM INFORMADAS E/OU PUBLICADAS PARA O CONHECIMENTO DO PÚBLICO;É UM FATOR IMPORTANTE PARA A VALIDADE DO RESULTADO.

QUANTO A COOPTAÇÃO DO POVO SEM VERGONHA ENTENDO QUE NÃO HÁ DIFERENÇAS,POIS A POLÍCIAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS SÃO COMPOSTAS PELOS REPRESENTANTES DA PLEBE EXCLUÍDA.

ESTAMOS PRÓXIMO DO CARNAVAL E OS CAMPEONATOS DE FUTEBOL PROFISSIONAIS JÁ VÃO COMEÇAR...NÃO PERCA !

SAMBA,FUTEBOL E CACHAÇA É O LEMA DESTA GENTE.

E AGORA TEMOS O FANQUE TAMBÉM PARA ALEGRAR OS CORAÇÕES.
Citar

Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.

Relacionados