topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 735 - 06/12/2010 a 12/12/2010
Arquivos do Correio
Terça, 14 de Dezembro de 2010
Recomendar

 

 

 

Rio de Janeiro e Segurança Pública: ‘Não sei se é fascismo ou farsismo’

Gabriel Brito e Valéria Nader, da Redação

 

091210_riodejaneiro_guerra.jpg

Em entrevista ao Correio da Cidadania, a socióloga Vera Malaguti criticou duramente os governos estadual e federal, especialmente em relação à entrada das forças armadas na questão. “Tudo é ilegal aqui. Estamos vivendo em regime de exceção”, afirmou, referindo-se também às violências cometidas contra moradores inocentes das áreas invadidas pelas forças oficiais. Para ela, tal processo é parte de uma política de ocupação de áreas pobres, idealizada pelos EUA há décadas, que visa também garantir um controle militarizado das pessoas e abrir caminho para “os negócios transnacionais e olímpicos”.

 


 

Copas na Rússia e Catar são o ápice da mercantilização do futebol

Gabriel Brito, da Redação

 

061210_copadomundo2018.jpg

Essa é a atual realidade do futebol: a mercantilização do esporte vive seu auge e poderosos agentes econômicos, de diversos setores, perceberam esse excelente filão, muito atraente para seus empreendimentos e sob forte chancela oficial, dos governos/contratantes, aliados de primeira hora dos mercados e também ávidos pelos negócios que tais eventos proporcionam. Busca-se dinheiro e mais nada. Não se respeita a liturgia do jogo, os estádios são cada vez mais modernos e sem alma, os anunciantes cada vez mais protagonistas. 

 


 

POLÍTICA

 

Obrigado, Lula

Frei Betto

 

Espero que o governo Dilma complemente o que faltou ao seu: a federalização dos crimes contra os direitos humanos; uma agenda mais agressiva em defesa da preservação ambiental; a melhoria do nosso sistema de saúde e educacional.

 


 

Ainda o Rio e suas contradições

Wladimir Pomar

 

Embora o Estado e, em especial, suas polícias civil e militar tenham recuperado momentaneamente seu prestígio, isto acontece no momento mesmo em que o filme Tropa de Elite 2 vem colocando a nu a corrupção que grassa na polícia militar. 

 


 

As reformas da estrutura sindical

Waldemar Rossi

 

Se Getúlio Vargas prestou um enorme desserviço à Classe Operária e ao conjunto dos trabalhadores, a "reforma" posta em prática por Lula foi ainda pior.

 


 

Tariq Ali

Gilvan Rocha

 

O agudo sentimento anti-americano leva a que muitas pessoas, entre elas Tariq Ali, vejam forças fascistas, como o talibã, a Síria e, especialmente, o Irã, com simpatia.

 


 

SOCIAL

 

Automóvelatria

Gilvander Moreira

 

Em uma progressão geométrica, as cidades vão se transformando em grandes estacionamentos. Sobrevive-se muito mais tempo dentro de automóveis e de ônibus coletivos do que em casa.

 


 

A mitigação das mudanças climáticas e os ganhos para a saúde

Rodrigo de Oliveira Andrade e Samuel Antenor

 

A adoção de tecnologias mais limpas de geração elétrica, junto à redução de usinas termoelétricas, ajudaria na redução da emissão de material particulado, um dos poluentes mais associados à mortalidade precoce.

 


 

Roswitha Scholz: a emancipação das mulheres e a superação do capital

Demétrio Cherobini

 

Na segunda metade do século XX, as mulheres conseguiram transcender em parte a clausura do lar e do ambiente privado imposta a elas pelos homens. Contudo, em nossos dias, onde, na visão de Scholz, a família tradicional nuclear tende a se dissolver, as mulheres ainda aparecem numa condição que ela chama de "duplamente socializadas", isto é, responsáveis tanto pela família como pela profissão. A superação da dominação de gênero exige que se vá além do modo de sociabilidade vinculado à produção de mercadorias, à produção de valor. 

 


 

Torneiras fechadas e torneiras abertas

Frei Marcos Sassatelli

 

Como se pode perceber pela fala de Mantega, está claro que - embora mudando algumas pessoas - a política econômica continua a mesma. Ela está voltada para os interesses do grande capital. "Mudança, mas sem virada de mesa. Executivos do mercado de capitais viram na indicação da equipe econômica da presidenta eleita, Dilma Rousseff, um esforço de renovação, porém, conservando o status quo longamente testado e aprovado".

 


 

INTERNACIONAL

 

‘Crise’ das Coréias made in Washington

Workers.org

 

Cerca de 70 mil militares sul-coreanos tinham sido mobilizados para "exercícios" de guerra, precisamente para a fronteira marítima entre os dois países – que é território em disputa.

 


 

Wikileaks e o cartel dos meios de comunicação

Pascual Serrano

 

A conivência entre o Wikileaks e o cartel dos cinco é absoluta. A partir do seu twitter, o Wikileaks já se remetia a eles assumindo que a sua página ficaria fora de serviço.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Transposição de Lula para Dilma

Roberto Malvezzi

 

O próprio governo já respondeu pela boca do ministro João Santana: "a água será vendida mediante outorga". Seu preço será de  R$ 0,13 o metro cúbico, a água mais cara do Brasil.

 


 

CULTURA

 

A Origem e Consolidação do Racismo no Brasil (4)

Mário Maestri

 

É enorme ingenuidade se surpreender com o fato de que, na África, o comércio de cativo dependeu essencialmente de senhores e de comerciantes negros ou africanos, indiferentes à sorte de indivíduos tidos como seus patrícios.

 

 

 


Recomendar
Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates