topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 733 - 22/11/2010 a 28/11/2010
Arquivos do Correio
Qui, 02 de Dezembro de 2010
Recomendar
Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4

‘Nova’ equipe econômica é simbólica da agenda perdida

Paulo Passarinho

 

271110_equipe_economica.jpg

É neste contexto, onde o modelo liberal-periférico – de abertura financeira, câmbio flutuante, sistema de metas de inflação e busca de superávit fiscal primário – é a referência, que caberia nos perguntar por onde anda a agenda que de fato defenda um modelo nacional de desenvolvimento. Modelo que subordine a política econômica a metas de atendimento das necessidades sociais, e a partir do desenvolvimento da economia brasileira baseado em empresas e tecnologias nacionais, apropriadas às nossas especificidades, e não de acordo com os interesses das transnacionais que, cada vez mais, dominam o nosso aparelho produtivo e o nosso território.

 


 

Lula, blogueiros e o mais importante: internet incomoda mídia corporativa

Gabriel Brito, da Redação

241110_lula_blogueiros.jpg

O que a entrevista dos blogueiros com o presidente e sua simples maneira de transmiti-la mostrou com nitidez ao público é que está cada vez mais fácil promover e prestigiar um jornalismo mais comprometido com interesses populares, conforme reza a função social da profissão, aparentemente também ‘revogada’ nas maiores redações do país. O único perigo a essa mídia que floresce e finalmente faz o contraponto aos grupos tradicionais é depositar demasiadas esperanças democráticas em um governo que na prática não se mostrou disposto a contrariar setores sempre privilegiados.

 


 

EDITORIAL

 

Novo morticínio no Rio de Janeiro

 

Caveirões, helicópteros, tanques da Marinha, oitocentos homens armados, nada disso tem a menor eficácia contra os bandidos. Apenas contra os pobres. Aliás, os helicópteros que estavam filmando a matança "ao vivo" mostraram a facilidade com que os bandidos escaparam da favela do Cruzeiro para a favela vizinha.

 


 

POLÍTICA

 

A farsa da pacificação do Estado do Rio de Janeiro

Cyro García

 

Neste momento, a imprensa, em particular a Rede Globo, aproveita a situação para aumentar sua audiência, alardeando o caos em que se encontra a cidade e o estado, mas não fala que tudo isso se explica, por um lado, em função da miséria que vive uma parte da população, que é condenada a viver nos morros da cidade em barracos, sem empregos e com salários insignificantes, reprimida pela polícia fascista e corrupta de Sergio Cabral, pelo tráfico ou pela milícia.

 


 

O Processo Penal democrático

Claudionor Mendonça dos Santos

 

O cidadão não deve opor-se ao Estado e sim democratizá-lo, porque a progressiva intervenção estatal na vida social tem impedido que as desigualdades tornem ainda mais opressora a ordem econômica.

 


 

O perigo cambial

Wladimir Pomar

 

Algumas medidas não garantem a imunidade do Brasil ao tsunami de papel moeda vindo dos Estados Unidos, mas podem reduzir os prejuízos.

 


 

SOCIAL

 

A batalha do Rio de Janeiro

Celso Lungaretti

 

A mentalidade policialesca ganha reforço e penetra mais fundo na cabeça dos videotas: e dá-lhe repressão, tropas de elite! A fascistização da sociedade vai avançando imperceptivelmente

 


 

A crise no Rio e o pastiche midiático

Luiz Eduardo Soares

 

Ou eu sofri um súbito apagão mental e me tornei um idiota contumaz e incorrigível ou os editores do JN sentiram-se autorizados a tratar milhões de telespectadores como contumazes e incorrigíveis idiotas.

 


 

Massacre de Felisburgo: seis anos de impunidade. Cadê a justiça?

Gilvander Moreira

 

A desapropriação da fazenda foi suspensa pelo Poder Judiciário. Não foram ainda indenizados os sobreviventes e parentes dos cinco companheiros que tombaram na luta.

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos: o que fazer no Oriente Médio

Virgilio Arraes

 

O produto interno bruto afegão chegou em 2009 a pouco mais de 14 bilhões de dólares ou pouco mais de 250 milhões de dólares por semana, quantia várias vezes menor à dos gastos norte-americanos. Eis a tragifarsa: em vez de investimentos sociais, voltados para o desenvolvimento de longo prazo, e, portanto, para a redução da desigualdade, há os militares, de curto alcance e comprovadamente de pouca efetividade no benefício da população. 

 


 

Em Israel, papai Noel tem nome: Barack Obama

Luiz Eça

 

Obama mostrou que está do lado de Israel. Vai, certamente, forçar uma solução que exija poucas concessões de Netanyahu e muitas de Abbas. A razão é clara: dessa maneira, ele agrada a Câmara de Representantes em peso, afinal, tanto estes quanto senadores recebem generosos donativos das organizações israelense-americanas. Não diria o mesmo quanto ao povo; 63% dos americanos acham que seu país não deve apoiar Israel, mas permanecer neutro.

 


 

ECONOMIA

 

De renúncias e tradições – a propósito de Maria da Conceição Tavares

Nildo Ouriques

 

Não deixa de ser uma surpresa a declaração recente de Conceição Tavares sobre as possibilidades do Brasil: "não tem centro e periferia como antes. Há países de desenvolvimento intermediário, entre os quais estamos".

 


 

MEIO AMBIENTE

 

O que fazer em Cancun?

Roberto Malvezzi

 

Não muito. Espero muito mais da sabedoria das populações tradicionais, de sua resiliência, da ecologia dos pobres, dos que estão dispostos a construir a "sociedade do bem viver".

 


 

ÁUDIO

 

Entrevista com Milton Alves

 

O pedagogo, membro do Fórum de Educação da Zona Leste e assessor de projetos em educação falou sobre as controvérsias do ENEM 2010

 


 

Recomendar
Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates