topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 732 - 15/11/2010 a 21/11/2010
Arquivos do Correio
Segunda, 22 de Novembro de 2010
Recomendar

 

Você tem que se decidir: a árvore ou o PIB?

Eduardo Almeida

 

211110_devinde_sharma.jpg

Claro e incisivo em suas opiniões, o jornalista e morador de Nova Deli Devinder Sharma é o tipo de entrevistado que coloca o editor numa situação complicada. Pinçar o mais importante entre tantas colocações cruciais torna-se um desafio técnico. Após passagem recente pelo Brasil, confessa-se "assombrado diante do modo como as empresas de agronegócio, incluindo gigantes internacionais, controlam a economia brasileira", sem entender como o Brasil, com todo o "vasto celeiro de biodiversidade e riqueza genética que possui", prefere um modelo de desenvolvimento rural que "marginaliza as comunidades rurais e deixa rastros profundos de destruição ecológica".

 


 

Princípio de tributação progressiva da renda está ausente do discurso da nova presidente

Guilherme Costa Delgado

191110_leao.jpg

As expectativas de continuidade do crescimento e a pressão pela melhoria da distribuição são ingredientes relevantes da necessidade de suporte da política social com novos recursos. Mas precisaria ocorrer pela substituição das fontes de financiamento regressivas por fontes progressivas sobre a renda e o patrimônio das classes mais ricas e mais desoneradas, beneficiárias de um verdadeiro festival de benesses fiscais. Mas tal princípio de tributação não comparece ainda no discurso oficial de reforma tributária da nova presidente.

 


 

POLÍTICA

 

Toma providência, Sem Terra!

Julio Cesar de Castro

 

E a que virá no Palácio do Planalto a presidente Dilma Lula Rousseff em questões de Reforma Agrária? Declarou apenas que não vai "tolerar o MST invadir propriedade produtiva". Já o primeiro-líder dos Sem Terra, Stédile, assenhora-se da palavra, contradiz a afirmativa de Gilmar Mauro ("o MST não vai ficar refém do novo governo"), defendendo diálogo e apoio ao governo federal petista. Não há ternura de Che que tolere mais cooptação e servilismo!

 


 

Trânsito para a morte

Frei Betto

 

No caminho da vida, o trânsito para a morte é inevitável para todos nós. Melhor que não seja antecipado por irresponsabilidade do motorista, omissão do poder público e insegurança do veículo.

 


 

Ao companheiro “Sicrano”

Gilvan Rocha

 

Repilo a insinuação de que eu tenha considerado uma das duas candidaturas do segundo turno, boa. Repeti, exaustivamente, que a disputa se dava entre a direita. Serra, a direita explícita; Dilma, a direita travestida de esquerda

 


 

Pequena Política

Leo Lince

 

Não vale a pena jogar pedras no Palhaço Tiririca. Ele é apenas um emblema. Tabuleta da encalacrada geral, da qual só se sairá quando o verdadeiro soberano da política voltar a animar os acontecimentos. Até lá, impera a força criadora de mitos dos marqueteiros, que manipulam conflitos e inventam grandes homens. O ocaso de uma era faz com que, no teatro de sombras da política, figuras diminutas exibam vulto de gigantes. As eleições gerais de 2010 foram uma expressão apoteótica da pequena política.

 


 

O Novo Código de Processo Penal

Claudionor Mendonça dos Santos

 

A novel legislação procura equilibrar a efetividade da lei penal com as garantias constitucionais, em respeito ao verdadeiro Estado Democrático de Direito.

 


 

O que é Responsabilidade Social Eleitoral

Luiz Valério Rodrigues Dias

 

O Brasil real é o Brasil pós-eleitoral. Pacotes de bondades pertencem à seara do marketing político pré-eleitoral. Ao Brasil pós-eleitoral, pertencem os pacotes de maldades.

 


 

O ENEM levou bomba

Gilvan Rocha

 

Pelo seu gigantismo, pois envolve milhões de candidatos no Brasil todo, o exame vem se mostrando difícil de ser administrado a contento e florescem tropeços e irregularidades.

 


 

Governo Dilma e Brasil real

Frei Betto

 

As mazelas do Brasil têm razões estruturais. Espera-se que Dilma Rousseff mexa na estrutura da casa brasileira, sobretudo na fundiária e na tributária.

 


 

Sem tréguas

Wladimir Pomar

 

Veja, Globo, Folha, Estadão e outras mídias da mesma linha parecem continuar em campanha. Suas manchetes quase sempre procuram transformar qualquer defeito,  numa ação deliberada praticada pelo governo ou pelo PT.

 


 

Dilma presidente: o que vem pela frente?

Juliano Medeiros

 

No segundo turno, Dilma protagonizou o mais deprimente espetáculo de capitulação às posições mais atrasadas da sociedade. Fez questão de afirmar que as medidas para enfrentar a crise econômica não recairão sobre as políticas sociais.

 


 

SOCIAL

 

Carta a um amigo teólogo sobre o aborto nas eleições de 2010

José Comblin

 

O governo tem uma lei que criminaliza o aborto e essa lei não se aplica. Só serve para que o aborto seja clandestino. E a Igreja nem se atreve a pedir que ela se aplique. 

 


 

INTERNACIONAL

 

Estados Unidos: a hesitação no Afeganistão

Virgílio Arraes

 

A despeito dos contínuos reveses, os Estados Unidos investem no Afeganistão. De certa forma, o espectro do Vietnã assombra definitivamente o Partido Democrata. Tendo perdido a oportunidade de programar e executar a retirada das tropas, o governo Obama avocou para si, mesmo involuntariamente, as duas infrutuosas guerras – reconhecidas do ponto de vista político já como suas, de acordo com o jornalista Bob Woodward.

 


 

A longa marcha do imperialismo benévolo

Paulo Alves de Lima Filho

 

Atente-se para o mito da erradicação da miséria que não vem acompanhado da promessa de universalização dos direitos republicanos ou da democracia como poder crescente das maiorias politicamente emancipadas na República. 

 


 

O Haiti e os Meios de Comunicação

Murilo Salviano

 

Da mesma forma que o poderio bélico é capaz de dominar uma nação, os meios de comunicação também podem ser utilizados como armamentos de guerra.

 


 

ECONOMIA

 

Governo estimula a farra dos rentistas internacionais e depois reclama de “guerra cambial”

Rodrigo Ávila

 

Para acabar com esta farra dos rentistas e combater de verdade a "guerra cambial", é necessário reduzir significativamente as taxas de juros, controlar os fluxos de capitais e, principalmente, auditar a dívida pública.

 


 

Urgente: ameaça concreta contra direitos sociais

Maria Lucia Fattorelli

 

Considerando o posicionamento noticiado pelos diversos veículos de comunicação nos últimos dias, de que o governo federal terá que limitar os gastos sociais em relação ao PIB é fundamental que a sociedade civil se mobilize.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Manifesto do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social

Roberto Malvezzi

 

Qualquer iniciativa de facilitar a derrubada de mais cobertura vegetal no Brasil e que promova a impunidade dos crimes ambientais cometidos nos parece como um absurdo contra-senso.

 


Recomendar
Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates