topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 719 - 16/08/2010 a 22/08/2010
Arquivos do Correio
Segunda, 23 de Agosto de 2010
Recomendar

‘Dilma, Serra e Marina pautam-se pelo abandono de um projeto de transformação social’

 

180810_ivanvalente.jpg

O aproximar das eleições de 2010, bem longe de reforçar a empolgação característica de cenários pré-eleitorais, traz a cada dia a sensação de apatia política. Não somente por parte da população, já há alguns anos descrente das promessas vazias, e dos movimentos sociais, que vivem momento de notória desmobilização. Estamos também diante de uma acintosa homogeneização e desertificação de idéias, onde os candidatos fogem do enfrentamento político de modo assustador. O deputado federal pelo PSOL Ivan Valente ressalta essa ausência de polarização entre os três principais candidatos, seguindo um nítido e uniforme script de marketing. 

 


 

Crescem as evidências de agressão do Irã pelos EUA

 

170810_ira.jpg

A retirada do Iraque, caso ocorra, não representaria ainda a oportunidade adequada para refletir sobre a natureza de um empreendimento tão equivocado, desde sua primeira proposição, logo após o atentado terrorista de 11 de setembro, e sua posterior execução, em março de 2003. 

 


 

EDITORIAL

 

A democratização dos meios de comunicação

 

A Constituição Federal reconhece a todos os brasileiros o direito à informação, mas os oitos principais conglomerados da comunicação desafiam abertamente as normas que os obrigam a informar corretamente. O mito da imparcialidade precisa ser desmascarado, a fim de que se possa avançar na democratização da imprensa. 

 


 

POLÍTICA

 

Os “nanicos” da política e do povo (Waldemar Rossi)

 

As chances de que os partidos e o povo "nanicos" deixem de sê-lo dependem exclusivamente do desenvolvimento da consciência crítica, da politização, organização da ação coletiva de todos e todas nós. 

 


 

Dominação cultural (Paulo Metri)

 

O esquecimento dos dirigentes das agências com relação a quem eles devem servir chega a ser revoltante. Como é possível a Agência Nacional de Energia Elétrica permitir o cálculo da tarifa elétrica errada durante tantos anos, prejudicando o consumidor? Como explicar o Brasil ter uma das mais altas tarifas de telefonia, com o beneplácito da Agência Nacional de Telecomunicações? Em que país do mundo um funcionário da Halliburton sairia de seu emprego, diretamente, para ser diretor da Agência Nacional do Petróleo? 

 


 

Mercado eleitoral (Frei Betto)

 

Os candidatos, salvo exceções, não têm programas (exceto no papel), mas performance; nem objetivos, mas compromissos com aliados; nem princípios ideológicos, mas o pragmatismo que ignora a ética. 

 


 

Leis penais severas não constituem solução (João Baptista Herkenhoff)

 

Não será através de leis de exceção que se combaterá o crime organizado e os autores de delitos horripilantes, mas sim através do real e eficiente funcionamento da Justiça. 

 


 

Ainda a grande mídia (Wladimir Pomar)

 

Ao que tudo indica, ela passou a acreditar que não apenas a candidata Marina, mas também o candidato Plínio, tiram votos de Dilma e decidiu aumentar a cobertura de Marina e dar visibilidade à candidatura Plínio. 

 


 

Oito anos de Mitocracia (Julio Cesar de Castro)

 

O fenômeno Lula é de tal desplante que nada – nada! – afronta ou desmorona o seu carisma, o seu sofisma. Nem as acusações de haver vendido a alma aos banqueiros, foiçar a Reforma Agrária do MST. 

 


 

Plebiscito pelo limite da terra (Frei Betto)

 

Embora o lobby do latifúndio apregoe as "maravilhas" do agronegócio, quase todo voltado à exportação e não ao mercado interno, a maior parte dos alimentos da mesa do brasileiro provém da agricultura familiar. 

 


 

SOCIAL

 

O movimento negro impulsiona uma luta de classes negra (Eduardo Antonio Estevam Santos)

 

A questão racial não é apenas um artifício criado pelo capital. A luta por uma igualdade racial não caracteriza o abandono da luta pelo fim da opressão geral. 

 


 

INTERNACIONAL

 

A guerra no Afeganistão: ecos do Vietnã (Noam Chomsky)

 

Os fuzileiros estão enfrentando um problema que sempre espreitou os conquistadores, e que é muito familiar para os Estados Unidos, desde o Vietnã. 

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Vote contra Belo Monte (Rodolfo Salm)

 

É irônico que, dos três postulantes ao cargo máximo do Executivo, apenas aquele que defende uma alternativa ao capitalismo atentou para um princípio tão caro ao sistema: Belo Monte é um mau negócio. Um delírio desenvolvimentista da ditadura que conseguimos vencer no período de redemocratização do país (em 1989), quando, após o primeiro encontro dos povos indígenas de Altamira, o Banco Mundial desistira de financiar a obra. Mas que foi ressuscitado por Dilma Rouseff quando ministra da Casa Civil. 

 


 

CULTURA

 

A revolução de maio de 1810 (3) (Mario Maestri)

 

Terceiro de três artigos sobre os fatos que conduziram o processo de independência dos países da bacia do rio da Prata, marcando o fim do Império Hispano-Americano. 

 


 

Recomendar
Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2010
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates