topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Aug   September 2016   Oct
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

A Voyager e a humanidade Imprimir E-mail
Escrito por Roberto Malvezzi   
Quarta, 11 de Agosto de 2010
Recomendar

 

Pela primeira vez na história da humanidade, um objeto fabricado por seres humanos transporá os limites do sistema solar e mergulhará no espaço interestelar. Em cinco anos a Voyager I cruzará a bolha do sol que abriga nossos planetas. Em mais alguns anos será a Voyager II, que segue seus rastros. Um feito grandioso, que parece não chamar a atenção da própria humanidade.

 

Uma das fotos mais impressionantes da espaçonave é justamente a que fez de nosso planeta. Em um determinado momento, há mais de 10 bilhões de quilômetros, ela voltou sua câmara e fotografou a própria Terra. Apenas um pontinho azul perdido entre bilhões de galáxias.

 

Nossa velha Terra segue locupletada de seres humanos, predadores vorazes que pouco enxergam seu lugar no espaço, as diminutas dimensões de seu planeta, que seguem com um consumo voraz das riquezas naturais, que fecham os olhos para as injustiças e crueldades dentro da própria sociedade humana.

 

Muitos já estão perdendo a esperança, o ser humano parece irremediavelmente perdido em sua aventura na Terra. Esses dias, Steven Hawking parece ter desistido da humanidade e do planeta Terra. Segundo ele, diante das guerras, do número de pessoas, da destruição ambiental provocada pelo ser humano, nossa única saída é o espaço. E teríamos que começar logo, no máximo em cem anos.

 

É preciso lembrar que não há saída para todos. Caso consigamos sair, será para poucos, como uma aventura espacial, como um passeio em uma Voyager, não como solução para a humanidade. A humanidade não desistirá de escapar de seu confinamento terráqueo, mas não como solução imediata, muito menos para toda a humanidade. 

 

Enquanto a Voyager 1 vasculha o universo, bilhões morrem de sede e fome, confinados em sua comunidade, sem espaço sequer para sobreviver. Hoje já se pensa mais na "sobrevivência da espécie humana" que na sobrevivência de pessoas humanas. Avançamos até ao reconhecimento dos direitos da pessoa humana, mas parece que eles poderão ser rapidamente abandonados, inclusive nominalmente, quanto mais na sua efetivação prática.

 

Por isso, para "sonhar com os pés no chão, mesmo olhando o universo pelas lentes da Voyager", prefiro a sabedoria de nosso velho profeta das margens do Araguaia. Um dia, conversando sobre o futuro humano na Terra, Casaldáliga observou: "a humanidade não é suicida. Na hora oportuna vai reagir".

 

Impossível saber quem está certo. A única certeza é que temos que fazer agora o que agora nos cabe fazer.

 

Roberto Malvezzi (Gogó), ex-coordenador da CPT, é agente pastoral.

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates