Mutações do visível: Da comunicação de massa à comunicação em rede

0
0
0
s2sdefault

 

O compromisso essencial deste livro é analisar mutações de uma época de comunicação

 

generalizada e em rede, na qual a vida social, as mentalidades, os valores e os processos culturais parecem definitivamente vinculados a telas, monitores e ambientes virtuais, sob o imperativo da cultura tecnológica e da midiatização. livro_Mutacoes_do_visivel.jpg

 

Para enfrentar este quadro desafiador, Dênis de Moraes reúne um elenco de intelectuais que se destacam internacionalmente no exame de perspectivas, contradições e dilemas na órbita da multiplicação de canais, redes, sistemas, plataformas, circuitos info-eletrônicos, suportes e dispositivos.

 

O livro oferece um conjunto de reflexões sobre temas que aguardavam por análises aprofundadas, tais como: modelos de mediação na interseção da comunicação de massa com a comunicação em rede; os condicionantes da geração de conteúdos no capitalismo tecnológico; a incessante circulação de informações, saberes e entretenimentos em condições desiguais de acesso, assimilação e resposta; formas de hegemonia e contra-hegemonia que se defrontam na arena simbólica; concentração monopólica nos setores info-comunicacionais e o requisito da regulação pública; estratégias midiatizadas de celebração e consagração no campo jornalístico; ideologia e representação simbólica no ciberespaço; realinhamentos culturais e educativos nas redes planetárias; e fronteiras de sociabilidade e criatividade no entorno digital.

 

No prefácio, o cientista político Marco Aurélio Nogueira assim avalia a obra: "Mutações do visível traduz com competência os desafios que o mundo atual está experimentando no estratégico e sempre mais central setor da comunicação e da informação. Há nele uma combinação bem-sucedida de enfoques distintos que buscam convergir para uma mesma zona de embate crítico. São reflexões que privilegiam o que existe de protagonismo da mídia sem descuidar das disputas de sentido e das lutas por hegemonia que atravessam o campo da comunicação. Essa é sua força, e nisso repousa sua enorme utilidade".

 

Ficha

Título: Mutações do visível: Da comunicação de massa à comunicação em rede

Organizador: Dênis de Moraes

Páginas: 236 páginas

Editora: Pão e Rosas

Ano: 2010

Preço: R$ 48,00

 

DÊNIS DE MORAES nasceu no Rio de Janeiro em 1954. É doutor em Comunicação e

Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutor pelo Consejo

Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), sediado em Buenos Aires, Argentina.

 

{moscomment}

Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.

Relacionados