Correio da Cidadania

Dilma Pac! Pac!

0
0
0
s2sdefault

 

O presidente Lula agora repete continuamente que "esse país precisa perder a mania de pequenez". É uma forma de justificar as obras grandiosas que tem orgulho de fazer.

 

Nesse sentido, o PAC, agora novo PAC, é um conjunto de obras ambíguas. Os investimentos em saneamento e habitação são inquestionáveis do ponto de vista do objetivo, embora possam ser questionados no modo de fazer.

 

Os investimentos em água e luz são contraditórios, porque as obras para pôr água para quem mais necessita deveriam ser outras – adutoras que distribuam a água no semi-árido, não a Transposição. E na energia se mantém a velha matriz, não se buscam as novas matrizes limpas, mas o reforço das hidroelétricas, agora termoelétricas e energia nuclear.

 

Por outro lado, obras como a Transposição, Belo Monte, barragens do Madeira, são claramente uma loucura governamental, dignas dos Faraós do Egito.

 

As obras, antes de nada, precisam ser inteligentes, não grandiosas. A inteligência de uma obra está no benefício que ela leva ao povo, particularmente aos mais necessitados, não no seu tamanho. Uma grande obra, se não for inteligente, pode levar ao desastre, como foi a Transamazônica, como promete ser a Transposição do São Francisco.

 

Além do mais, governar é muito mais que fazer obras. Existe uma dimensão qualitativa nos governos que não se mede em obras, mas na elevação da educação, da ciência, das tecnologias novas, da paz nas cidades, da paz no campo, do trânsito humanizado, na boa alimentação, no ar limpo, na cultura ativada, enfim, em todos esses índices que indicam a felicidade de um povo, não apenas o caixa das empreiteiras e a fatura dos políticos.

 

Nesse sentido, a candidatura da Dilma, de PAC em PAC, não apresenta até agora nenhum salto qualitativo em relação à era Lula.

 

Roberto Malvezzi (Gogó), ex-coordenador da CPT, é agente pastoral.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #8 OportunidadeEzio José 30-07-2010 16:47
O PAC nos lugares em que administradores políticos tem aplicado bem esse recurso, não só está trazendo benefícios estrutural como também abriu muitos campos de trabalho. Na cidade onde moro teve período que até faltou cimento para a demanda dos pequenos. Pudera! Quem em governos passados não saía do vermelho, agora está construindo, está reformando suas moradas e etc.
E viva a Dilma! Viva o novo Brasil aquí e lá fora.
Citar
0 #7 Pac, pac, pac... toc, toc, toc... tem alJustino Cosme 29-04-2010 18:25
Assim como alguns colegas, acredito que o autor do texto foi muito feliz no artigo, vez que a solução dos males que assolam o país, mormente a população, especialmente pobre, incide na supervalorização do PAC. Acho importante a construação de rodoviárias, pontes, etc., contudo, não resolve todos os males, tendo em vista que cobre uns, mas deixa outros com os pés de fora, literalmente.
Como Gogó evidenciou, a distribuição melhor da agua, assim, com da energia, etc,. poderia ser feita atraves de meios mais ecologicos, já que o Brasil é rico em recuros agroecologicos. Contudo, pouco se aproveita, isto é, pouco se explora.
Levantar a bandeira de Dilma Anti-simpática através do PAC, ou nova roupagem Novo PAC (mais com velhos vícios), assim como foi feito a mudança na performace da candidata,principalmente do rosto dele através de plástica, não é nada legal,alias, isto é muito vergonhoso. Por isso que ela não será a continuidade de Lula, e se for, no sentido apontado pelo Roberto, acredito que a vaca, o burro, a cabra, etc., e a população vão mesmo beber água no PAC, digo, no sequeiro.
Citar
0 #6 TEMOS O PLÍNIOREGINA DIAS 05-04-2010 13:38
Em geral, as pessoas tendem a achar que se não for a dilma, será o Serra. Esquecem-se de que temos o melhor candidato: o Plínio de arruda Sampaio, que além de extremamente preparado, possui uma vios]ão de sociedade com a qual todos albmejamos: uma sociedade em que leve-se em conta os aspectos sociais, ambientais e culturais e não apenas o econômico.
O que se precisa é acordar e perder o medo de ser feliz, pois sendo a Dilma ou o Serra, esse crescimento econômico prevalescerá sobre um desenvolvimento que queremos.
Citar
0 #5 Por isso perdemos Marina SilvaPaulo Renato 05-04-2010 07:30
Também acho que Lula 'é o cara' e vou votar na Dilma, mas não perdi meu senso crítico e avalizo integralmente o texto do Gogó. Nosso governo infelizmente na questão ambiental É UM DESASTRE.
Citar
0 #4 Lula Pac! Dilma Pac!Pac!guimarães s. v. 01-04-2010 21:52
é isso aí, companheiro Gogó, seu texto é claro, lúcido e não sectário. mas a Juliana viu só um ataque a Lula e seu governo. deveras, não se pode agradar a todos em cada texto. pra Juliana, agora em 2010, só há preto ou branco. não vê outras cores. e não estou falando de Ciro nem de Marina. falo de Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, um nome digno de um país que caminha célere pra um novo estágio de progresso. graças a Lula, sim!, mas nem porisso vou votar em Dilma, ainda que tudo indique que se elegerá, em segundo turno, aí então com meu voto. Serra? em hipótese alguma.
Citar
0 #3 Ezio Rocha 01-04-2010 20:43
Interessante e divertido ler matérias escritas por invejosos e partidários da velha política que fez do nosso Brasil um esmoleiro do FMI, um mascate insexperiente que vendia tudo e não recebia nada, continuando na mesma carrocinha e o mesmo burrico arreiado, pagando mal seus fornecdores e comendo mal de um lucro invisível.
Sabemos que n'algum passado algumas obras faraónicas foram desnecessárias tal como a Transamazônica que foi mero capricho militarista à interesses americanos, já que vivíamos a ditadura militar sob a égede americana. Mas, a Ponte Rio-Niterói, a Usina de Urubupongá, Sete Quedas foram faraônicas mas são as únicas que faz o nosso Brasil ficar de pé. Os militares só não conseguiram as Angras porque a tecnologia entrava em conflito com os EUA. Quase chegamos lá se o globo terrestre não caminhasse para a Democracia, (entre aspas).
Somos o que pensamos e temos o que fazemos. COM DILMA CONTINUAREMOS PENSANDO GRANDE E FAZENDO BASTANTE - P E L O B R A S I L , P A R A B R A S I L .
Citar
0 #2 Antonio 01-04-2010 17:23
Concordo inteiramente com o artigo. Infelizmente algumas pessoas não compreendem que a política é mais ampla do que a falsa polarização Dilma X Serra!
Citar
0 #1 JULIANA 01-04-2010 12:50
Então vota no serra meu amigo.
Ja q ele parece ter feito obras tão eficientes, e ter dado um suporte tão grande na educação e na saúde q os atuais movimentos contra seu governo mostram a sua COMPETÊNCIA d governar um país.

Lula é melhor presidente que ja tivemos. E o q ele diz não é para justifica suas obras, mas é par ao próprio povo brasileiro ABRIR A VISÃO. É POR ISSO Q LÁ FORA SOMOS TÃO PEQUENOS DIANTE DOS ESTRANGEIROS, POR CAUSA DA NOSSA VISÃO D ESCRAVO.
E eu acredito que Dilma seguirá com as obras do PAC, e ainda fará muito mais q o lula fez.
Citar
0
0
0
s2sdefault