Correio da Cidadania

O que não estamos a ouvir acerca do Haiti: petróleo

0
0
0
s2sdefault

 

"Há prova de que os Estados Unidos descobriram petróleo no Haiti décadas atrás e que devido a circunstâncias geopolíticas e a interesses do big business foi tomada a decisão de manter o petróleo haitiano na reserva para quando o do Oriente Médio escasseasse". Isto é pormenorizado pelo dr. Georges Michel num artigo datado de 27 de março de 2004, em que esboça a história das explorações e das reservas de petróleo no Haiti, bem como na investigação do dr. Ginette e Daniel Mathurin.

 

Também há boa evidência de que estas mesmas grandes companhias de petróleo estadunidenses e seus monopólios inter-relacionados de engenharia e empreiteiros da defesa fizeram planos, décadas atrás, de utilizar portos de águas profundas do Haiti tanto para refinarias de petróleo como para desenvolver parques de tancagem ou reservatórios, onde o petróleo bruto pudesse ser armazenado e posteriormente transferido para pequenos petroleiros a fim de atender portos dos EUA e do Caribe. Isto é pormenorizado num documento acerca da Dunn Plantation em Fort Liberté, no Haiti.

 

A HLLN de Ezili (organização haitiana) sublinha este documentos sobre recursos petrolíferos do Haiti e os trabalhos do dr. Ginette e Daniel Mathurin a fim de proporcionar uma visão não encontrável nos meios de comunicação "de referência" , tampouco em qualquer outro lugar se encontram as razões econômicas e estratégicas do por que os EUA construíram a sua quinta maior embaixada do mundo — a quinta, após as embaixadas na China, no Iraque, no Irã e na Alemanha — no minúsculo Haiti, após a mudança do regime local pelo governo Bush.

 

Os fatos esboçados na Dunn Plantation e nos documentos de Georges Michel, considerados em conjunto, desvelam razoavelmente parte das razões ocultas de por que o Enviado Especial da ONU ao Haiti, Bill Clinton, está na ocupação da ONU e suas tropas permanecerão no Haiti por longo período.

 

A HLLN de Ezili tem afirmado reiteradamente, desde o princípio da mudança de regime do Haiti em 2004 pelo governo Bush, que a invasão do país pelos EUA naquele ano utilizou tropas da ONU como suas procuradoras militares para esvaziar a acusação de imperialismo e racismo.

 

Também temos afirmado reiteradamente que a invasão e ocupação do Haiti pela ONU/EUA não se refere à proteção dos direitos haitianos, à sua segurança, estabilidade e desenvolvimento interno a longo prazo, mas sim acerca do retorno dos Washington Chimeres (gangsteres, os tradicionais oligarcas haitianos) ao poder, do estabelecimento de comércio livre injusto, do plano mortal dos Chicago boys, com políticas neoliberais, manutenção do salário mínimo a níveis de trabalho escravo, pilhagem dos recursos naturais e riquezas do Haiti , para não mencionar o benefício da localização, pois o Haiti está entre Cuba e a Venezuela. Dois países em que, sem êxito, os EUA têm orquestrado mudanças de regime, e continuam tentando. Na Dunn Plantation e nos documentos Georges Michel, descobrimos novos pormenores, como a razão de por que os EUA estão no Haiti com esta tentativa de Bill Clinton de fazer as ocupações da ONU continuarem.

 

Não importam os disfarces ou a desinformação dos meios de comunicação, trata-se também das reservas de petróleo do Haiti e de assegurar portos de águas profundas no Haiti como local de transporte (transshipment) para petróleo ou para armazenagem de petróleo bruto sem a interferência de um governo democrático comprometido com o bem-estar da sua população (ver Reynold's deep water port in Miragoane / NIPDEVCO property).

 

No Haiti, entre 1994 e 2004, quando o povo tinha voz no governo, havia um intenso movimento das bases para conceber como explorar os recursos do país. Havia um plano, explicitado no livro "Investir no povo: Livro Branco de Lavalas sob a direção de Jean-Bertrand Aristide" (Investir dans l'humain), onde a maioria dos haitianos "foi não só informada onde estavam os recursos, mas que não tinham as qualificações e tecnologia para realmente extrair o ouro, extrair o petróleo".

 

O plano Aristide/Lavalas, como articulei na entrevista ‘Riquezas do Haiti’, era "empenhar-se em alguma espécie de parceria privada/pública. Nesta, seria considerado tanto o interesse do povo haitiano como naturalmente o dos privados, que receberiam os seus lucros. Mas penso que isto foi naquele momento em que tínhamos St. Gevevieve a dizer que não gostavam do governo haitiano. Obviamente, eles não gostavam deste plano. Eles não gostam que o povo haitiano saiba onde estão os recursos. Mas este livro – pela primeira vez na história do Haiti – foi escrito em crioulo e em francês. E houve uma discussão nacional em todas as rádios do Haiti acerca de todos estes vários recursos, onde estavam localizados e como o governo local tencionava construir desenvolvimento sustentável através daqueles recursos. Era o que acontecia antes de em 2004 Bush mudar o regime do Haiti através de golpe de Estado. Agora, após o golpe de Estado, embora o povo saiba onde estão estes recursos porque o livro existe, ele não sabe quem são estas companhias estrangeiras. Nem quais são as suas margens de lucros. Nem quais as regras de proteção ambiental e regulamentações irão protegê-los. Muitos, no norte por exemplo, falam acerca da perda das suas propriedades, tendo vindo pessoas com armas e tomado a sua propriedade. É assim que estamos" (Riquezas do Haiti: entrevista com Ezili Dantò sobre mineração no Haiti).

 

Os veículos "de referência", possuídos pelas companhias multinacionais que espoliam o Haiti, certamente não exibem para consumo público o fato de que a invasão e ocupação do Haiti pela ONU/EUA é para assegurar o petróleo do país, posição estratégica, trabalho barato, portos de águas profundas, recursos minerais (irídio, ouro, cobre, urânio, diamantes, reservas de gás), terras, zonas costeiras, recursos off shore para privatização ou a utilização exclusiva de oligarcas ricos do mundo e de grandes monopólios petrolíferos dos EUA. (ver mapa mostrando algumas das riquezas mineiras e minerais, inclusive cinco sítios de petróleo no Haiti; ‘Oil in Haiti’, pelo dr. Georges Michel; excerto do documento Dunn Plantation; "o Haiti está cheio de petróleo", afirmam Ginette e Daniel Mathurin. "Há uma conspiração multinacional para tomar ilegalmente os recursos minerais do povo haitiano"; Espaillat Nanita revelou que no Haiti há enormes recursos de ouro e outros minerais, em Is UN proxy occupation of Haiti masking US securing oil/gas reserves from Haiti?).

 

De fato, a atual autoridade-haitiana-sob-a-ocupação-dos-EUA/ONU, encarregada de conceder licenças de exploração e mineração no país, não explica de maneira relevante ou sistemática à maioria haitiana nada das companhias que compram, após 2004, portos de águas profundas no Haiti e que lucros partilham com o povo; também não explicam os efeitos ambientais das escavações maciças nas montanhas do Haiti e sobre as águas neste momento. Ao invés disso, o diretor de Mineração do Haiti alegremente sustenta que "novas pesquisas serão necessárias para confirmar a existência de petróleo no Haiti".

 

Num trecho retirado do artigo de Bob Perdue, intitulado "Lonnie Dunn, third owner of the Dauphin plantation", ficamos sabendo que: "em 8 de novembro de 1973, Martha C. Carbone, da embaixada americana em Porto Príncipe, enviou uma carta ao Escritório de Combustíveis e Energia, ligado ao Departamento de Estado dos EUA, na qual declarava que o governo do Haiti "... tem diante de si propostas de oito grupos diferentes para estabelecer um porto de transbordo para petróleo em um ou mais portos de águas profundas locais. Alguns dos projetos incluem a construção de uma refinaria..." Ela a seguir comentava que a embaixada conhecia três firmas: Ingram Corporation, de Nova Orleans; Southern California Gas Company; e Williams Chemical Corporation, da Flórida (segundo John Moseley, a companhia de Nova Orleans provavelmente chama-se "Ingraham", não Ingram).

 

No número de 6 de novembro de 1972 da revista Oil and Gas Journal, Leo B. Aalund comentava no seu artigo "Vast Flight of Refining Capacity from U.S. Looms": "Finalmente, o Haiti de 'Baby Doc' Duvalier está trabalhando com um grupo que quer construir um terminal de transbordo junto a Fort Liberté, no Haiti". Uma das propostas mencionadas por Carbone estava sem dúvida submetida aos interesses da Dunn.

 

Além disso, ficamos sabendo por este artigo que "a Lonnie Dunn, que possuía a plantação Dauphin, "planejou retificar e ampliar a entrada da baía (Fort Liberte) de modo a que super-petroleiros pudessem nela entrar e a carga ser distribuída para petroleiros menores para a transferência a portos dos EUA e Caribe que não pudessem acomodar navios grandes...".

 

Inserimos no site da HLLN as outras partes relevantes deste documento, que se referem ao interesse que corporações dos EUA têm tido, durante décadas, em Fort Liberté como porto de águas profundas ideal para multinacionais instalarem uma refinaria de petróleo.

 

Nas décadas de 50 e 60 havia pouca necessidade dos portos ou do petróleo haitianos, pois do Oriente Médio jorravam dólares em abundância. Para os monopólios que ali atuavam não havia necessidade de enfraquecerem-se a si próprios colocando mais petróleo no mercado e cortarem os seus lucros. Escassez manipulada, teu nome é lucro! Ou, o que equivale dizer, capitalismo.

 

Mas o embargo petrolífero da década de 70, o advento da OPEP, a ascensão do fator venezuelano, a Crise do Golfo seguida pela guerra pelo petróleo do Iraque, todo esse conjunto tornou o Haiti uma aposta melhor para as peças envolvidas e os mercenários militares chamados "governos ocidentais"; sim, um meio mais fácil de colocar a pilhagem e o saque sob a cobertura pública do "levar a democracia" ou da "ajuda humanitária".

 

Por acaso, após a mudança de regime de 2004 promovida por Bush filho, a seguir ao golpe militar de 1991 de Bush pai, descobrimos torrentes de "discussões" no Congresso acerca de perfurações off-shore em preparação, com a "revelação" final, tal como escrito há anos no documento Dunn, de que "é necessário para os super-petroleiros portos de águas profundas, os quais não estão prontamente disponíveis ao longo da Costa Leste dos EUA – assim como por considerações ambientais e outras que não permitem a construção de refinarias internas na escala em que serão necessárias".

 

Enfatizamos que o Haiti é um local de despejo ideal para EUA, Canadá, França e agora o Brasil, pois questões ambientais, de direitos humanos, de saúde e outras nos EUA e nestes outros países provavelmente não permitiriam a construção de capacidade de refinação interna na escala em que as novas explorações de petróleo neste hemisfério exigirão. Assim, por que não escolher o país mais militarmente indefeso do Hemisfério Ocidental e salpicá-lo com iniciativas de desestabilização por trás da máscara "humanitária" da ONU e os paternais cabelos brancos de Bill Clinton com uma cara sorridente?

 

É relevante notar aqui que a maior parte dos principais portos de águas profundas do Haiti foram privatizados a partir da mudança de regime promovida por Bush em 2004. Também é relevante notar que no ano passado escrevi um artigo intitulado ‘Is the UN military proxy occupation of Haiti masking US securing oil’/gas reserves from Haiti, dizendo: "Se há reservas significativas de petróleo e gás no Haiti, o genocídio e os crimes dos EUA/Europa contra a população haitiana ainda não começaram" - reler ‘Is there oil in Haiti?’, de John Maxwell).

 

As revelações do dr. Georges Michel e dos documentos Dunn Plantation parecem responder afirmativamente à questão de que há reservas substanciais de petróleo no Haiti. E a nossa informação no Ezili Dantò Witness Project é que na verdade está a ser aproveitada, mas não para o benefício dos haitianos ou do desenvolvimento autêntico do Haiti.

 

Eis porque havia a necessidade de marginalizar as massas haitianas através da derrubada do governo democraticamente eleito de Aristide e de colocar as armas e a ocupação da ONU que hoje mascaram os EUA e europeus (com uma peça para o novo poder que é o Brasil), assegurando as reservas de petróleo e gás do Haiti e outras riquezas minerais tais como ouro, cobre, diamantes e tesouros submarinos. (Majescor and SACG Discover a New Copper-Gold in Haiti, 6/10/2009; ver Haiti's Riches e There is a multinational conspiracy to illegally take the mineral resources of the Haitian people: Espaillat Nanita, revelando que no Haiti há enormes recursos de ouro e outros minerais).

 

Hoje, os EUA e os europeus dizem estar felizes com os "ganhos de segurança" do Haiti e com o seu governo "estável". Quer dizer: as últimas eleições presididas pelos EUA/ONU no Haiti excluíram o partido majoritário de qualquer participação. As prisões do Haiti estão cheias, desde 2004, com milhares de líderes comunitários, civis pobres e dissidentes políticos que os EUA/ONU etiquetam como "gangsteres", detidos indefinidamente sem julgamento ou audiências. A Cité Soleil foi "pacificada".

 

Desde 2004 há mais ONGs e organizações caritativas no Haiti – cerca de 10 mil – do que em qualquer outro lugar do mundo e o povo haitiano está muitíssimo pior do que antes desta civilização EUA/ONU (também conhecida como "Comunidade Internacional") e seus bandidos, ladrões e esquadrões da morte corporativos que cassam os direitos de nove milhões de negros. Os preços dos alimentos estão demasiado altos e alguns recorrem ao pão que o diabo amassou na forma de biscoitos Clorox para aliviar a fome.

 

Lovinsky Pierre Antoine, o dirigente da maior organização de direitos humanos do Haiti, foi desaparecido em 2007 no Haiti ocupado pela ONU sem que qualquer investigação fosse efetuada. Entre 2004 e 2006, sob a ocupação ocidental, primeiro pelos Marines dos EUA e a seguir pelas tropas multinacionais encabeçadas pelo Brasil, de 14 mil a 20 mil haitianos, principalmente quem se opunha à ocupação e à mudança de regime, foram chacinados com impunidade total. Mais crianças haitianas estão fora da escola hoje em 2009 do que antes de vir a "civilização" EUA/ONG após 2004. Sob o regime imposto pelos EUA em Boca Raton, o Supremo Tribunal do Haiti foi despedido e outro completamente novo, sem qualquer autoridade constitucional emanada de mandato do povo do Haiti, substituiu os juízes legítimos e os funcionários judiciais, sob a tutela da ocupação da ONU e da comunidade internacional.

 

Marguerite Laurent/Ezili Dantò é dramaturga, poeta, comentarista política e social, escritora e promotora de direitos humanos. Nasceu em Port Príncipe foi educada nos EUA. Para mais informação ver http://www.ezilidanto.com

 

Retirado de Resistir.info.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #1 ProfessoraLoiva Urban 04-02-2010 12:15
Marguerite,

parabenizo-a pela lucidez com que denuncia a ladroagem internacional, comandada pelos EUA. Seu texto e o conteúdo maior precisam circular pelo mundo inteiro. É preciso que a humandiade se levante, indignada, exija justiça, devolução da dignidade roubada aos haitianos. Como espécie humana somos convocados a por-nos de joelhos, pedir perdão ao povo haitiano e deixá-lo ser na liberdade e de lhe devolver quatro vezes mais tudo aquilo que já lhe foi roubado em vidas humanas, em respeito, em bens, em cultura.
Deus a abençõe, Marguerite! Que sua luta pela justiça cresça tanto e como o terremoto que devastou milhares de pessoas de seu país e destruiu bens básicos.
Com admiração
Loiva Urban
Citar
0
0
0
s2sdefault