topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Aug   September 2016   Oct
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Grandes cientistas brasileiros
Terça, 24 de Novembro de 2009
Recomendar

 

Caros Amigos

 

REVISTA CAROS AMIGOS E A EDITORA CASA AMARELA LANÇAM A COLEÇÃO GRANDES CIENTISTAS BRASILEIROS; SÉRIE EM 12 FASCÍCULOS RECUPERA A BIOGRAFIA DE 24 IMPORTANTES NOMES DEDIVERSAS ÁREAS DA CIÊNCIA NACIONAL.

 

A coletânea conta trajetórias emocionantes de superação pessoal e científica que fizeram o país e a pesquisa avançar nas áreas da física, química, biologia, sociologia, antropologia e geografia. A publicação é quinzenal e tem 32 páginas coloridas a cada edição. Ao custo de R$ 8,90, a primeira já está nas bancas. Nela, todos podem aprender sobre as histórias de Carlos Chagas, revolucionário da medicina, e Johanna Döbereiner, inovadora no campo da agricultura.

 

Com um formato leve e colorido, a coleção de "Grandes Cientistas Brasileiros" é ideal para professores, alunos, pesquisadores e interessados na história do país. É uma forma de não deixar essa parte da biografia do nosso país, que tanto nos orgulha, ser esquecida.

 

Além da biografia desses importantes nomes brasileiros, os fascículos contextualizam a história dos homenageados com fatos do mundo, trazem quadros explicativos, curiosidades e uma entrevista com um especialista da área. No final, tem também uma linha do tempo do personagem e outras publicações relacionadas ao tema para quem quiser estudar mais. livro_grandescientistas_g.jpg

 

Entre as curiosidades contadas na coleção está o exemplo do médico Vital Brazil, que estudava à noite com livros emprestados e, para não dormir, mergulhava os pés numa bacia de água fria. Precursor no estudo das cobras criou antídotos aos venenos e ajudou a solucionar o principal problema da maioria da população brasileira no início do século passado, as picadas de cobra que apavoravam e matavam muitos moradores do campo.

 

As histórias são sempre incríveis e dizem mais sobre o Brasil do que se pode imaginar. Uma ilustração disso é Johanna Döbereiner, uma agrônoma naturalizada e desconhecida por grande parte dos brasileiros, que conseguiu, com suas pesquisas nos anos 60, aumentar em cinco vezes a produção de soja do país.

 

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás somente dos Estados Unidos. Mas você não deve saber que nossa gigantesca produção, de 60 milhões de toneladas anuais, deve-se a ela. Suas descobertas permitiram substituir os adubos nitrogenados por um processo natural, utilizando bactérias, levando o Brasil a aumentar a produtividade e a economizar, por ano, US$ 5,5 bilhões.

 

O trabalho de Johanna foi descobrir uma bactéria ideal ao tipo de soja brasileira (Rhizobium), que uma vez inserido nas sementes potencializa seu crescimento. A equipe da pesquisadora depois descobriu bactérias específicas para a cana de açúcar, dando outro impulso enorme à produção e garantindo o abastecimento de álcool combustível.

 

Histórias como essa, de avanço científico e contribuição à nação são comuns nas 24 biografias de cientistas brasileiros. Quem comprar todas terá, ao final, uma obra de referência de 384 páginas. Uma capa dura especial vem, gratuitamente, no oitavo fascículo.

 

PLANO DA OBRA

01) Carlos Chagas e Johanna Dobereiner
02) Cesar Lattes e Florestan Fernandes
03) Milton Santos e Vital Brazil
04) Celso Furtado e Crodowaldo Pavan
05) Oswaldo Cruz e Nise Silveira
06) Mario Shenberg e Gilberto Freire
07) Adolpho Lutz e Paulo Freire
08) Sergio Buarque de Hollanda e Fritz Feigl
09) Luiz da Camara Cascudo e Graziela Barroso
10) Darcy Ribeiro e Mauricio Rocha e Silva
11) José Bonifácio e Josué de Castro
12) Henrique Morize e Anisio Teixeira

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Marcos Zibordi, editor-adjunto

(11) 9228-5003 e 2594-0255/0376

mzibordi(0)hotmail.com

Rua Paris, 856, Sumaré, São Paulo

CEP 01257-040

 

Recomendar
Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2013
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates