Correio da Cidadania

Carta a um jovem internauta

0
0
0
s2sdefault

 

Sei que você passa longas horas no computador navegando a bordo de todas as ferramentas disponíveis. Não lhe invejo a adolescência. Na sua idade, eu me iniciava na militância estudantil e injetava utopia na veia. Já tinha lido todo o Monteiro Lobato e me adentrava pelas obras de Jorge Amado guiado pelos "Capitães de areia".

 

A TV não me atraía e, após o jantar, eu me juntava à turma de rua, entregue às emoções de flertes juvenis ou sentar com meus amigos à mesa de uma lanchonete para falar de Cinema Novo, bossa nova – porque tudo era novo – ou das obras de Jean Paul Sartre.

 

Sei que a internet é uma imensa janela para o mundo e a história, e costumo parafrasear que o Google é meu pastor, nada me há de faltar...

 

O que me preocupa em você é a falta de síntese cognitiva. Ao se postar diante do computador, você recebe uma avalanche de informações e imagens, como as lavas de um vulcão se precipitam sobre uma aldeia. Sem clareza do que realmente suscita o seu interesse, você não consegue transformar informação em conhecimento e entretenimento em cultura. Você borboleteia por inúmeros nichos, enquanto sua mente navega à deriva qual bote sem remos jogado ao sabor das ondas.

 

Quanto tempo você perde percorrendo nichos de conversa fiada? Sim, é bom trocar mensagens com os amigos. Mas, no mínimo, convém ter o que dizer e perguntar. É excitante enveredar-se pelos corredores virtuais de pessoas anônimas acostumadas ao jogo do esconde-esconde. Cuidado! Aquela garota que o fascina com tanto palavreado picante talvez não passe de um velho pedófilo que, acobertado pelo anonimato, se fantasia de beldade.

 

Desconfie de quem não tem o que fazer, exceto entrincheirar-se horas seguidas na digitação compulsiva à caça de incautos que se deixam ludibriar por mensagens eróticas.

 

Faça bom uso da internet. Use-a como ferramenta de pesquisa para aprofundar seus estudos; visite os nichos que emitem cultura; conheça a biografia de pessoas que você admira; saiba a história de seu time preferido; veja as incríveis imagens do Universo captadas pelo telescópio Hubble; ouça sinfonias e música pop.

 

Mas fique alerta à saúde! O uso prolongado do computador pode causar-lhe, nas mãos, lesão por esforço repetitivo (ler) e torná-lo sedentário, obeso, sobretudo se, ao lado do teclado, você mantém uma garrafa de refrigerante e um pacote de batatas fritas...

 

Cuide sua vista, aumente o corpo das letras, deixe seus olhos se distraírem periodicamente em alguma paisagem que não seja a que o monitor exibe.

 

E preste atenção: não existe almoço grátis. Não se iluda com a idéia de que o computador lhe custa apenas a taxa de consumo de energia elétrica, as mensalidades do provedor e do acesso à internet. O que mantém em funcionamento esta máquina na qual redijo este artigo é a publicidade. Repare como há anúncios por todos os cantos! São eles que bancam o Google, as notícias, a wikipédia etc. É a poluição consumista mordiscando o nosso inconsciente.

 

Não se deixe escravizar pelo computador. Não permita que ele roube seu tempo de lazer, de ler um bom livro (de papel, e não virtual), de convivência com a família e os amigos. Submeta-o à sua qualidade de vida. Saiba fazê-lo funcionar apenas em determinadas horas do dia. Vença a compulsão que ele provoca em muitas pessoas.

 

E não se deixe iludir. Jamais a máquina será mais inteligente que o ser humano. Ela contém milhares de informações, mas nada sabe. Ela é capaz de vencê-lo no xadrez – porque alguém semelhante a você e a mim a programou para jogar. Ela exibe os melhores filmes e nos permite escutar as mais emocionantes músicas, mas nunca se deliciará com o amplo cardápio que nos oferece.

 

Se você prefere a máquina às pessoas e a usa como refúgio de sua aversão à sociabilidade, trate de procurar um médico. Porque sua auto-estima está lá embaixo e o computador não haverá de encará-lo como se fosse um verme. Ou sua auto-estima atingiu os píncaros e você acredita que não existem pessoas à sua altura, melhor ficar sozinho.

 

Nas duas hipóteses você está sendo canibalizado pelo computador. E, aos poucos, se transformará num ser meramente virtual. O que não é uma virtude. Antes, é a comprovação de que já sofre de uma doença grave: a síndrome do onanismo eletrônico.

 

Frei Betto é escritor, autor do livro de contos "Aquário Negro" (Agir), entre outras obras.

 

{moscomment}

Comentários   

+4 #19 RE: Carta a um jovem internautaMaria Augusta 08-06-2020 00:33
Prezados editores do Correio Cidadania ,

Li essa crônica “Carta a um jovem internauta” publicada por vocês, a qual me chamou muita atenção especialmente durante uma leitura online. Sendo uma jovem internauta mesmo, queria emitir algumas opiniões sobre os argumentos da “carta”.

Já existe muita discussão sobre as desvantagens mais aparentes da internet, inclusive os problemas de saúde, sedentarismo, fraude da publicidade, risco do namoro virtual, etc. Porém o que muita gente não percebe direito, ainda, são os perigos potenciais da internet que ameaçam a nossa cognição, saúde mental e vida social, e Frei Betto nos alertou disso pelo seu texto.

Sr. Betto se preocupa com “a falta de síntese cognitiva”, que justamente é um obstáculo para os internautas com idade menor. Devido à imaturidade, os jovens ainda não possuem um alto nível de juízo e um pensamento crítico e autônomo, os quais a explosão de informação exige tanto. Por isso, ao invés de seguir a onda desorientado, deveríamos selecionar as informações mais vantajosas dentro do “amplo cardápio”.

Também é possível que o uso inadequado da internet traga problemas mentais, como o isolamento causado pela auto-estima alta ou baixa demais dito no texto. Todavia, não podemos negar que as amizades na internet e os influenciadores maravilhosos também nos consolam e estimulam. Caso uma pessoa seja insociável ou subestimada pelos outros na vida real, a internet servirá como uma boa válvula de escape. Nesse ponto, suponho que a crítica do autor seja um pouco rigorosa.

A carta de Frei Betto não apenas é dirigida a um jovem internauta, mas a todos os usuários da internet. Enquanto aproveitamos as vantagens dela, não podemos ser iludidos e escravizados pelo mundo virtual. Concordo totalmente que a nossa qualidade de vida merece prioridade e que o uso “em determinadas horas do dia” é importante. Afinal, somos seres humanos de verdade em vez de perfis fictícios.

Atenciosamente,
Maria Augusta,
Intercambista da UFRGS
Citar
+2 #18 Carta “Os perigos da internet”Um internauta cautel 03-06-2020 08:34
Prezados editores do Correio Cidadania, escrevo esta carta para parabenizar a publicação da “Carta a um jovem internauta” do frade Frei Betto, a qual é uma clara advertência sobre a necessidade de estar ciente sobre o bom uso da internet e para não sermos escravos do computador.

Uma das preocupações de Frei Betto é o risco da falta de “síntese cognitiva” que é a impossibilidade de transformar a grande avalanche de informações e imagens em conhecimento e entretenimento em cultura. Além disso, na minha opinião, essa saturação de informações faz com que os indivíduos, ao terem uma grande variedade de opções, sejam mais impacientes, um exemplo são os internautas que se deslocam de um lugar para outro e para lugar nenhum, o que produz uma perda do foco, de tempo e produtividade.

É importante ressaltar os perigos e os vícios do ciberespaço e não deixar se seduzir pela máquina, porque como diz Frei Betto, detrás dela há pessoas anônimas ou com falsa identidade que usam a rede com más intenções. Na minha experiência, eu conheci pessoas assim, por isso que concordo com o frade quando ele disse que o furto, a fraude e até a pedofilia podem se esconder por trás da fantasia de beldade à caça dos incautos.

Uma coisa importante que nos lembra o autor da carta, é que, nós, os internautas, estamos sendo devorados pela internet e que devemos levantar a cara da tela e olharmos para a vida real, valorizar a convivência presencial da família e os amigos, ler um bom livro em papel, sair a um parque e correr enquanto podemos refletir enquanto olhamos nosso redor.

Neste ponto, Frei Betto coloca duas hipóteses que tem a ver com as relações sociais e as novas tecnologias: a) quando há autoestima baixa, que faz com que as pessoas se afastem das relações presenciais e se escondem detrás do computador e b) quando a autoestima é muito alta, e a pessoa pensa que ninguém está à sua altura e dá prioridade ao aparelho. Em ambas as hipóteses os internautas estão sendo “canibalizados pelo computador”. Daí o que o frade chama de “síndrome do onanismo eletrônico”, o que implica um diagnóstico dramático do risco de uma infertilidade social, pois a máquina é em si algo morto.

Na minha perspectiva, a carta é uma boa análise (sociológica e até bíblica pela história de Onã) cujo diagnóstico ao longo do tempo é mais acertado e nos permite refletir que internet é apenas uma ferramenta, que devemos saber usá-la para não virar internautas escravos, o pior ainda, um “Onã cibernauta”.

Atenciosamente,
Um internauta cauteloso
Citar
+1 #17 Resposta à "Carta a um jovem internauta"Felipe 02-05-2019 11:48
Prezados(as) Senhores(as)
Eu li o texto "Carta a um jovem internauta" e concordo com as advertências que o autor escreveu.
Frei Betto se preocupa em jovens internautas. Um dos assuntos que ele se preocupa é a falta de síntecse cognitiva. Os jovens internautas recebem uma montanha de informações e eles têm que as transformar em conhecimento e entretenimento em cultura, mas isso é difícil para rapazes.
Na minha opinião, o que o escritor se preocupa é certo. No mundo de internet tem varias informações e é muito difícil de conseguir entender qual é certa ou útil. Agora existe bastante "fake news", por isso tem que tomar cuidado.
O autor também alerta as jovens internautas sobre o perigo de sáude. Ficar sentado em frente do computador pode causar problemas no corpo. Isso também é verdade e os internautas devem saber essa possibilidade.
Além disso, Frei Betto disse que adorescentes perdem seus tempos para fazer outras coisas que ajudam a ter interigência e conhecimento, por exemplo: ler livros, assistir a filmes e ouvir músicas. Isso tem razão e os jovens devem entender que o tempo passado não vai voltar.
Como o autor advertiu, usar internet causa muitos problemas. Por outro lado, a internet é útil e às vezes pode economizar tempo para saber algo. Os jovens precisam controlar a maneira de usar internet.
Atenciosamente,
Felipe
Citar
+2 #16 Ponto de Vista de um Jovem InternautaRenée 15-10-2015 17:01
Eu tenho 18 anos e uso bastante à internet e é muito tentador falar que o que Frei Betto falou é errado mas se uma pessoa analisar bem a situação e só olhar aos fatos ela vai se dar conta de que Frei Betto tem razão.

Hoje em dia a maioria dos jovens usa a internet por muitas horas cada dia e isso está roubando a oportunidade de viver uma vida real, no mundo real. Nesse artigo Frei Betto fala sobre o fato que hoje em dia jovens têm acesso à internet, que é uma janela para o mundo, mas os jovens não fazem bom uso dela. Eu concordo coma a opinião de Frei Betto de que no meio dessa avalanche de informação, o jovem internauta, “não consegue transformar informação em conhecimento e entretenimento em cultura,”.

Os jovens internautas são bombardeados com informações e imagens e isso é um problema porque falta síntese cognitiva, eles não sabem o que realmente lhes interessem. Eles não precisam pensar entender e lembrar esse monte de coisas, então no fim é sem razão.
Frei Betto disse para esses jovens que fizessem bom uso da internet e que usasem-a como ferramenta de pesquisa. Eu concordo com esse ponto de vista porque usar a internet para aprofundar seus estudos é melhor do que perder muito tempo dando mensagens que, realmente, não são muito significativas.

Alem disso há outras desvantagens no uso excessivo da internet porque, como o autor disse, não existe almoço grátis; computadores usam muita eletricidade e podem ser muito caros por causa disso e, além disso, o uso excessivo dos computadores pode resultar em problemas de saúde.

A internet pode ser usada para enriquecer a vida de uma pessoa, mas pode ser muito prejudicial se a pessoa não faz bom uso ou se a pessoa usa demais. Se uma pessoa prefere a maquina às pessoas isso indica baixa autoestima e essa pessoa precisa procurar ajuda. A internet, em moderação, pode ser boa. Ela pode ser usada para ganhar mais conhecimento, mas a pessoa precisa prestar atenção para não deixar o computador roubar sua vida.
Citar
+2 #15 Resposta à Carta A Um Jovem InternautaSerena R. 15-10-2015 16:51
O autor Falou de uma maneira de uso das computadores hoje, e falou em comparação a sua adoléncia qunado ele não teve acceso a uma computador. Além disso, ele falou quando as aspetos negatívos na maior parte do crônica e falou em apenas um paragrafo sobre os aspeitos positivos do uso da computador, Eu não concordo com a ponto de vista dele porque é muito tendenciosa.
Betto falou ao jovem internaouta qu Fisesse bom uso da internt mas depose falou somente sobre os problemas do uso da internet , por exmplo, as problemas de saude, pornografía, e particularmente que a internet “roube seu tempo de lazer”. Acho que esses argumentos são arrogante que ele acha o computador o fim do mundo.

O autor não considerou as muitas beneficios que o avanco da technología pode prover em muitas aspetos de trabalho, saude e no dia-a-dia da vida. Ele não incentiva ao jovem, por exemplo, a aproveitor as opportunidades para desenvolver as abilidades dele usando a computador.

Eu concordo com as argumentos que o autor apresentou por que são verdedeiras a internet pode ser um lugar perigroso se você não está preparado. Porem ele não falou sufficientemente sobre os fatos positivos da internet, que pode ser um logar lindo e trazer benefícios para todas as pessoas.

Serena.
Citar
0 #14 RE: Carta a um jovem internautaJay Ronzy 15-10-2015 16:50
Hoje em dia, a busca por informação, ou seja, uma resposta para um problema é bem fácil e simples, graças á internet. No entanto, internet, tão maravilhoso quanto desastrosa, está prejudicando a maior das pessoas que usam. Levando em consideração, “quanto tempo uma pessoa perde percorrendo nichos de conversa fiada” que foi dito pelo autor Frei Betto ao internauta, que é demais e preocupante. Alem disso, hoje, a tendência de haver muitas pessoas que são dependentes da internet, é bem alta e não é a toa que o autor disse ao internauta que, “o que me preocupa em você é a falta de síntese cognitiva” porque, existem tantas pessoas que se não quase, já perdesse a sua capacidade de escolher coisas que quiserem.
Do mesmo modo, o mau uso da internet hoje, criando tantos problemas na área da saúde, como por exemplo, devido ao uso excessivo da internet, pessoas passam muito tempo sentadas, navegando, sem nenhuma movimentação. Consequentemente, eles tendem da sofrer de doenças como problema da coluna e visão, bem como obesidade e é por isso que o autor disse ao internauta que ficasse alerta à sua saúde.
Mesmo que a internet seja, ou melhor, dizendo que serva como um bom meio de adquirir muitas informações, ela nunca pode ser mais adequada do que a mente do ser humano e é por causa disso, o autor disse ao internauta que não se deixasse iludir que a maquina será mais inteligente do que ser humano.
Portanto, gostaria de dizer e afirmar que, eu concordo completamente e absolutamente com toda a advertência feita pelo autor Frei Betto. Desse modo, gostaria de aconselhar e avisar todos os internautas que façam um bom uso da internet.

(Pesquisador & Psicologo)
Citar
+1 #13 RE: Carta a um jovem internautaJoão 15-10-2015 16:49
Prezados(as) senhores(as)

Eu li o texto "carta a um jovem internauta" e concordo com as advertências dele pelas razoes seguintes.

O computador é uma maquina que ajuda a fazer trabalho mais rápido e fácil. Com a internet, informações, recados etc são transferidos para qualquer lugar do mundo em segundos, por outro lado, como o autor disse ao jovem internauta que fizesse o bom uso da internet para que não fique o dia inteiro conversando com amigos sobre coisas inúteis.

Também o autor disse que ficasse alerta a saúde. O uso prolongado do computador pode causar alguns danos para a saúde e pode torná-lo sedentário, obeso, etc.

Alem dos problemas com a saúde, o uso prolongado do computador aumenta os gastos da casa. "Não se iluda com a ideia de que o computador ihe custa apenas a taxa de consumo de energia elétrica, as mensalidades do provedor e do acesso a internet", disse o Frei Betto. Alem de fato que o computador faz danos á saúde, também faz danos aos usários financeiramente.

Assim como qualquer outra coisa, o computador também tem vantagens que ajuda muito o mundo. alguns dos lugares em que o computador ajuda no mundo inclui "na area de trabalho, nas escolas, em casa etc.O computador ajuda a fazer negocios das pessoas.

O computador (e a internet) faz muito bem a vida mas o mal uso dele pode causar problemas para o ser humano então como Frei Betto, aviso que precisamos usa-lo sabiamente.

Atenciosamente

João Miguel
Citar
+1 #12 Bem isso FreiMaría Juaquinha 15-10-2015 16:48
Prezados Leitores,
Li esse texto e concordo completamente com o ponto de visto do autor: O uso excessivo da internet deixa os jovens escravizados pelo computador e tem consequências terríveis.
O autor disse que a internet é uma janela para o mundo e pessoas podem ganhar informação, pesquisar, e conseguir conhecimento sobre muitos assuntos, mas, o abuso dela pode causar problemas em saúde, sociabilidade, e segurança para os abusadores.
O autor avisou os jovens que ficassem alerta à saúde e cuidassem a vista deles. Ele destacou alguns problemas que internautas podem conseguir, como obesidade, sedentarismo, lesões nas mãos e problemas visuais. Muitas vezes, saúde é esquecida em relação de tecnologia. Os jovens devem ir fora da casa, fazer exerciso, e ter cuidado com alimentação insaudável quando ficando em frente do computador por muito tempo.
No assunto da segurança o autor disse: “Cuidado! Aquela garota que o fascina um tanto palavreado picante talvez não passe de um velho pedófilo...” Essa dica é forte mas é importante que os jovens entendam que há pessoas más na internet e eles sempre tentam enganar os jovens.
Betto aconselhou os jovens que não se deixassem escravizar pelo computador, e não permitissem que ele roubasse de seu tempo de lazer. O tempo que os jovens gastam na internet pode ser usado com a família, os amigos (em vida real) ou fazendo atividades divertidas e físicas. É importante reconhecer quando desconectar e aproveitar a vida real.
Em minha opinião as recomendações que o autor deu sobre o bom uso da internet são muito interessantes e uteis. Os jovens devem usar de bom senso e cuidar a vida e a saúde deles.
Atenciosamente,
María Juaquinha Bezerra.
Citar
0 #11 RE: Carta a um jovem internautaThiago da Cruz 15-10-2015 16:47
Eu li um artigo de jornal com título ´´ Carta a um jovem internauta ´´que foi escrever por Frei Betto ( um escritor ,autor de livro de contos)e publicada na versão eletrônica do jornal estado de Minas em data de 01 de março de 2010.Levando em consideração os argumentos apresentados pelo autor ,eu decidi escrever para o jornal afim de dar minha opinião sobre a advertência feito pelo escritor.
Não é mais importante de mostrar a impoprtância de internet no dia de hoje pois ela revoluciona o mundo ,é um bom rescurso de conhecimento sobre a vida em geral ,sobretudo o setor educativa e é issoque Frei Betto queria mostrar quando ele disse no texto dele >.
Mas os jovens devem saber que internet tem paralelamente um lado negativo que são à saúde e também a identidade moral das pessoas com quem eles falam na internet.
A juventude devem usar internet com atenção para não esquecer a vida dele ,é isso que o autor de `` Aquário negro ´´disse que os jovens não devem deixar a vida emocional,familial deles nem momento de lazer .
Portanto ,eu concordo com opinão do autor que mostra os vantagens ,limites e dá recomendação como fazer síntese cognitiva das informações da internet.
Atenciosamente
Thiago da Cruz, leitor fiel de jornal Estado de Minas
Citar
+2 #10 RE: Carta a um jovem internautaDodji 15-10-2015 16:40
Naquela carta, o Frei Betto sublinhou a falta de síntese cognitiva do jovem internauta e deu alguns advertência como: não se deixasse escravizar pelo computador;não se iludisse com a ideia de que o computador lhe custa apenas a taxa de consumo de energia elétrica,as mensalidades do provindo e do acesso à internet; ficasse alerta à saúde...
Eu concordo com o autor porque hoje em dia, ninguém desconhece como foi dito pelo autor, a impacta que o uso abusivo do computador provoca na saúde como lesão por esforço repetitivo,sedentarismo ,obesidade...
Além dos problemas de saúde, é o tempo que pode servir para estudarem que os jovens gastam mexendo no computador.
Citar
0
0
0
s2sdefault