Lula no São Francisco

 

Esses dias uma caravana formada por Lula, Dilma e Geddel Vieira Lima estará percorrendo algumas áreas do São Francisco. São lugares especialmente selecionados para a visita do presidente. Ele já quis visitar a área várias vezes e, por falta do que ver, várias vezes sua viagem foi adiada.

 

Levarão Lula para ver uma reconstituição das matas ciliares do Velho Chico. Algumas árvores plantadas em espaço de 100 km. Claro, na região da Barra, diocese de Frei Luís.

 

Não mais do que a Reserva Extrativista de Serra do Ramalho já fez há muitos anos com extraordinária competência. Algumas árvores plantadas não significam a recomposição das ciliares. O São Francisco tem apenas 5% de suas matas originais. Além do mais, a devastação promovida no Oeste Baiano pelo agronegócio anula qualquer esforço na calha do rio. Os afluentes continuam morrendo, o aqüífero Urucuia continua perdendo forças. O rio sobrevive da água de chuva.

 

Quanto ao saneamento, o governo tem investido na região. Tomara que as obras se concluam com qualidade, não só coletando os esgotos e jogando-os no rio, mas tratando-os como prevê o figurino do saneamento ambiental. Por enquanto, não dá para garantir que as obras seguirão os parâmetros do saneamento ambiental.

 

Porém, revitalizar um rio é muito mais que repor matas e sanear águas. O problema do São Francisco é o modelo de desenvolvimento que o devora. Todo esforço será anulado se as grandes e predadoras obras prosseguirem. É remendo novo em pano velho, de forma que o buraco se torna maior que antes.

 

Quanto à transposição, o governo diz que as obras já chegaram a 15% em média. Vamos entregar de bandeja que seja verdade, mesmo assim é muito pouco para oito anos de governo. Mesmo com três turnos de trabalho, se os paraibanos dependessem efetivamente das águas do São Francisco para matar sua sede, já teriam morrido.

 

Agora a frente paraibana de prefeitos desistiu da transposição. A Agência Nacional de Águas (ANA) suspendeu provisoriamente a transposição para a Paraíba. É que a transposição prevê apenas a transferência de águas do São Francisco para outras bacias, não a sua distribuição pelas adutoras quando depois de transpostas. Os prefeitos, prevendo o custo que não conseguem arcar, desistiram. Então, a ANA suspendeu a Paraíba até que providencie o que lhe cabe.

 

Serra também andou aqui. Veio ver a situação do povo que vive na beira do São Francisco. Óbvio, tem finalidade eleitoral. Portanto, o São Francisco vai estar no debate eleitoral do ano que vem.

 

Lula tem o que mostrar? Talvez outro tivesse vergonha de mostrar nos tempos atuais uma obra predadora como essa. Entretanto, até essa vergonha está difícil de visualizar.

 

Para além do marketing eleitoral, enquanto sociedade civil, vamos continuar lutando pela verdadeira revitalização do São Francisco, pela democratização da água no Nordeste através das adutoras e da captação da água de chuva, para que todas tenham água e a tenham em abundância.

 

Roberto Malvezzi (Gogó), ex-coordenador da CPT, é agente pastoral.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #4 Velho e Novo ChicoRaimundo Cesar de Souza Martin 20-10-2009 18:07
Caro Roberto moro na capital do Maranhão e pela primeira vez entrei norreio da cidadania e ao ver o artigo do velho Chico como bom nordestino que sou não poderia deixar de ler e logo que iniciei vir que tem lutadores do povo brasileiro para todo lado e me lembrei pelo artigo que é pertinente da greve de fome do bispo que denunciava a transposição do rio São francisco alguns meses atrás ainda bem que ele continua vivinho para continuarmos lutando por justiça social nesse grande Brasil. Saudações mais que humanas ao povo da região
Citar
0 #3 EngenheiroMoacir de Souza 17-10-2009 11:50
Venho aqui cumprimentar a exelente materia descrita da desintegração do Rio São Francisco e pelo comentario da Sra Sandra. Esta Obra ira ligar o nada com lugar nenhum pois só esta causando transtorno e prblemas a varias cidades onde estão acontecendo as obras tais como aumento da prostituição, ja esta aumentando o numero de mães solteiras e vai por ai afora. venham conhecer as mazelas que estão ocorrendo nestes locais onde os governos estão comprando os prefeitos.
Citar
0 #2 Sandra A. Saraiva Guimarães Li 16-10-2009 06:59
PARABÉNS PELO EXCELENTE ARTIGO!

O que não vai faltar é candidato a presidência da república tirando proveito da situação, como se estivesse na condição de \"salvador do nordeste brasileiro\"...
Ontem, em Buritizeiro-MG, foi uma vergonha!... O deputado Ciro Gomes, o presidente Lula, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff e o governador Aécio Neves,festejando juntos as obras de \"desintegração\" do São Francisco... Alguns manifestantes, que questionavam as obras,só puderam se juntar aos que assistiam ao comício depois de \"serem fichados\" e,claro, depois que \"órgãos de segurança apreenderam seus panfletos e faixas\", segundo consta no artigo do sociólogo Ruben Siqueira -http://bit.ly/9eakq .
Mas, o que importa mesmo, neste momento, é o que você conclui neste texto..."vamos continuar lutando pela verdadeira revitalização do São Francisco, pela democratização da água no Nordeste através das adutoras e da captação da água de chuva, para que todas tenham água e a tenham em abundância".

E que todos nós, brasileiros, sejamos beneficiados com isso!...

Abraços,

Sandra Libanio.
Administradora, especialista em Gestão de Pessoas. Professora em cursos de Pós-graduação: MBA em Gestão Pública e MBA em Gestão Ambiental.
Citar
0 #1 ataques pessoaisJoão Carlos Xavier Zamagna 16-10-2009 06:32
É espantoso como o Lula tem sido frequentemente vítima de ataques pessoais. Como vocês se dão o direito de fazer ataques pessoais ao Presidente da República, legitimamente eleito? Vocês não deveriam se 'deletar'?
Citar

Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.

Relacionados