Correio da Cidadania

Império da mentira

0
0
0
s2sdefault

 

No momento em que surgia a desigualdade social, nasceu o IMPÉRIO DA MENTIRA. Sem ele, não poderiam existir as desigualdades sociais. Elas não se sustentariam.

 

Nas minhas longas andanças, nunca ouvi falar que alguém foi preso porque mentiu. Pelo contrário, a história tem mostrado que muitos foram presos e até assassinados justamente por falar a verdade. Lembram-se de Galileu? Por pouco ele escapou da morte por ter falado uma verdade que não casava bem com a mentira dos doutos. Lembram-se de Darwin, que mergulhou na depressão pelo fato de sua verdade sobre a origem da vida ter sido rejeitada pelos "sábios", donos da mentira?

 

Muito forte é o IMPÉRIO DA MENTIRA. Ao lado dele, estão o Papa, os mulás, os cardeais, os generais e os festejados catedráticos. Ao seu lado está à grande mídia, assim como a família, que inocentemente a repete de geração em geração.

 

O IMPÉRIO DA MENTIRA, sustentação da desigualdade, reina livremente. Dá-se um fenômeno bastante intrigante, porém necessário. A mentira política é dita vastamente, por todos os meios, sem nenhuma censura, sem nenhuma restrição. Enquanto isso a verdade é dita por poucos, pouquíssimos. A verdade, portanto, é um segredo que serve para resguardar privilégios e esconder as causas das perversões sociais

 

Recentemente denunciei uma mentira deslavada, transmitida para milhões de brasileiros. Diziam eles, para agradar o povo, uma grossa mentira. Diziam que o pão, o leite, o hospital, a escola, estavam em falta para o povo por uma única razão: a prática da corrupção. Ora, a verdade é que a corrupção agrava os problemas sociais, é um cancro, filho legítimo do capitalismo, este, sim, a causa de todas as misérias sociais.

 

Este meu discurso foi reprovado por alguns poucos, sob o argumento de que, embora sendo verdadeiro, não deveria tê-lo feito publicamente e, sim, internamente nas instâncias do partido criticado. Veja-se: a mentira seria dita para milhões, enquanto a verdade deveria ser dita para uma restritíssima minoria, entre quatro paredes. Esse é o método exitoso stalinista de calar a verdade.

 

Gilvan Rocha é presidente do Centro de Atividades e Estudos Políticos – CAEP

 

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #4 Império da mentiraSandra Tereza de Freitas 24-08-2009 19:27
Sr. Gilvan, concordo plenamente com o seu texto e lhe digo mais, a violência Urbana é fruto deste império, gosto sempre de agir com a verdade ,ser transparente, já ouvi muitas criticas do tipo \" você é certinha demais\" como se ser certo não fosse certo e sim errado.
Ainda bem que existem pessoas que pensam assim
Parabéns
Citar
0 #3 Adesão á mentiraRaymundo Araujo Filho 24-08-2009 13:43
O fato novo sobre o Império da Mentira é que ele foi adotado como uma verruga indelével, por grande parte da esquerda brasileira (que eu chamo apenas de "esquerda"), com a assunção de Lulla à presidência da república.

Para acompanhar o amigo de Stanley Gacek (Stan para Lula, o íntimo) no Poder, usam e abusam de Mentiras midiáticas, usando os meesmos métodos da imprensa corporativa, ao qual combatem, posando de esquerdistas. Refiro-me a quatro práticas muito comuns:1) A omissão de fatos indefensáveis,2) A desquelificação de quaqluer crítico,3) Fingir-se de morto quando criticados, 4)Relativizar os fatos criticados, aventando outros de adversários, 5) compra de espaços midiáticos, agora sob obediência política.

Uma metamorfose digna de um Dorian Gray, aquele do retrato, escrito pelo grande Oscar Wilde.

OBS: Stanley Gacek é amigo íntimo de lulla, foi um dos dois estrangeiros presentes no palanque do Comício da vitória de Lulla, e vem a ser o articulador do chamado Braço Trabalhista da AFL-CIO (Central Sindical corrompida dos EUA), e que foi um dos principais articuladores da tentaiva de golpe conmtra Chávez. Mui amigo, o Stan!
Citar
0 #2 Império da MentiraAntonio Jose 24-08-2009 13:40
Se vamos desvelar, que seja rasgando alguns véus: podemos falar da grande mentira que é o congresso nacional, o judiciário, as relações pais e filhos, a pseudo religião, etc, etc, etc...
Mas também temos o Império da Verdade, aquele que fica lá no âmago de cada um de nós, na espera de despertarmos e iniciar a indignação com as coisas que prococam a miséria, a guerra, a ignorância e outros fragelos...
Citar
0 #1 Império da mentiraIvone Ortega 24-08-2009 11:58
Sr. Gilvan Rocha estou de pleno acordo com seu artigo.Parabéns pela coragem!
Sempre gostei de ler seus artigos e acho-os interessantes e honestos.
Abçs. ivone
Citar
0
0
0
s2sdefault