topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 661 - 06/07/2009 a 12/07/2009
Arquivos do Correio
Terça, 14 de Julho de 2009
Recomendar

Sem regulação pública, Telefônica é um fracasso generalizado

 

090709_telefonica.jpg

 

Apesar de a empresa não assumir, usuários do Speedy, o serviço de internet de banda larga da gigante Telefônica, já contam quatro panes que derrubaram o sistema somente este ano. A história é antiga: desde sua chegada ao Brasil, a empresa espanhola tem sido a grande campeã de reclamações em diversos órgãos de defesa do consumidor, causando cada vez mais prejuízos aos seus usuários, especialmente em São Paulo. Dentro deste contexto de sucateamento de mais um serviço público essencial, o Correio da Cidadania entrevistou o jornalista Gustavo Gindre, recentemente indicado para o Comitê Gestor da Internet no Brasil. Para ele, a ineficiência da multinacional sediada em Madri sintetiza o fracasso das privatizações no país, financiadas com dinheiro público. 

 


 

‘Convites golpistas’ nas Américas porão à prova o governo Obama

 

080709_honduras.jpg

Embora a história do Brasil acuse a presença nefasta de ações contra a democracia perpetradas pelos Estados Unidos, nem de longe a expressão La Embajada tem para nós o mesmo sentido. 

 


 

EDITORIAL

 

Réquiem para a reforma agrária

 

Sem novos índices, não há mais fazendas improdutivas nas regiões efetivamente ocupadas pela exploração agropecuária e florestal. Mas o agronegócio, que é previdente, não quer ficar na mão de governo algum e apresentou o projeto de lei aprovado na semana passada em virtude de um "cochilo" da bancada governista. Se o Lula sancioná-lo, a reforma agrária, que já está agonizante, morrerá de vez, pois o projeto aprovado exige que a atualização dos índices seja feita periodicamente por uma lei do Congresso – garantia de que jamais uma atualização verdadeira será aprovada. 

 


 

POLÍTICA

 

Reflexões de um aposentado (João Baptista Herkenhoff)   

 

Os pífios proventos, que castigam algumas categorias de aposentados, atentam contra a Constituição, pois que esta assegura aos aposentados a irredutibilidade do valor dos benefícios. 


Petróleo: vamos morrer na praia? (Emanuel Cancella e Francisco Soriano)   

 

A proposta da Comissão Interministerial para o Pré-sal deverá ser "Modelo de Partilha". A Petrobrás, que desenvolveu tecnologia e o descobriu, partilharia o tesouro com as multinacionais. 


Teorias em subversão (Wladimir Pomar)

 

A solução momentânea de intervenção direta do Estado, mesmo subvertendo as teorias do liberalismo e do neoliberalismo, será sempre um paliativo. 


Meu irmão (Frei Betto)   

 

Tonico viveu despojadamente. Deixasse-o à solta, tudo distribuía: sorrisos, cigarros, presentes que recebia. E, sobretudo, ensinou-nos a amar, pois todo ele era afeto. 

 


 

INTERNACIONAL

 

EUA: teste de fogo ante situação institucional de Honduras (Virgílio Arraes)    



As lições de Honduras (Theotonio dos Santos)   

 

De maneira indiscreta, um deputado da direita hondurenha revelou publicamente a conspiração que mantinham os golpistas com a embaixada dos EUA. 

 

‘Convites golpistas’ nas Américas porão à prova o governo Obama

 

São notórias as ligações do Exército golpista hondurenho com a ultra-direita dos falcões, derrotada nas urnas nos EUA. Ademais, desde a Guerra Fria que Honduras tem sido um lugar estratégico contra movimentos populares e democráticos na região, como na frustrada tentativa de derrubada da revolução cubana. É ainda importante recuperarmos o exemplo no Haiti de 1992, posto que estava no poder o democrata Bill Clinton, quem seqüestrou e armou as condições de retorno condicionado de Jean-Baptistederam a esses ‘convites antidemocráticos’, estão ao nível das exigências de uma nova ordem mundial descolonizada. O recente golpe contra o governo democrático de Honduras é um teste fundamental ao governo de Barack Obama. As análises são de Carlos Walter Porto-Gonçalves e Theotonio Dos Santos.  Aristide. Resta saber se os EUA, que tanto apoio

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Duas boas notícias contra Belo Monte (Rodolfo Salm)

 

Depois das longas discussões desenvolvidas na aldeia Kikretum, temos hoje uma carta clara e manifestadamente contra a construção da usina. O real significado disso, porém, não é claro. A reunião com os índios é um requisito constitucional para a construção da barragem, mas trata-se de reuniões consultivas e não deliberativas. Ou seja, agora os barrageiros já têm mais um dos documentos dos quais precisam para avançar em sua empreitada. E, legalmente, não precisam dar atenção ao que está escrito nele, podendo simplesmente ignorá-lo. 

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Caritas in veritate (D. Demétrio Valentini)   

 

Em sua encíclica, Bento 16 abre um leque em que encontra lugar para as complexas questões do desenvolvimento, como meio ambiente, sistema financeiro e mercado. 


O enterro de MJ e os 19 anos sem Cazuza (Raymundo Araujo Filho)

 

Foram perseguidos pelo que tinham de melhor: a capacidade artística, a veia poética e o balanço musical. E um desdém imenso pelo que é formal. 


O Corinthians se ama, não se discute! A propósito de um filme de Mazzaropi (Cassiano Terra Rodrigues)  

 

Se Mazzaropi representava mesmo os personagens da vida “real”, é discutível, mas indiscutível era sua capacidade de se comunicar com seu público. 


Citações roubadas (Gabriel Perissé)   

 

Desisti dessa pretensão de dizer o que ninguém disse antes. De fazer a abordagem que não deixasse margem à dúvida de que eu (este eu que é meu!) penso por conta própria. 


Michael Jackson: um ser de faz de conta (Maria Clara Lucchetti Bingemer)   

 

Parece-me um tanto preocupante essa idolatria de um astro irreal, que não pisa no chão e dança lunaticamente. E propõe um modelo de humanidade que não possui consistência e carece de realidade.

 


 

Recomendar
Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2009
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates