Correio da Cidadania

A revolução venezuelana

0
0
0
s2sdefault

 

Em A Revolução Venezuelana, lançamento da Editora Unesp, Gilberto Maringoni investiga os objetivos do governo de Hugo Chávez e as opções colocadas diante de seu país. Para isso, parte da análise histórica sobre a Venezuela, desde o século XIX até a atualidade, traçando um perfil das diversas forças políticas, tendo como pano de fundo a supremacia do petróleo na economia local.

 

Ao contrário de discussões ligeiras que dominam os noticiários sobre o tema, o autor busca esclarecer importantes questões que fizeram e fazem da Venezuela tema obrigatório no cenário internacional. Parte integrante da coleção Revoluções do Século 20, o livro percorre os momentos marcantes do governo chavista. Sob diferentes ângulos, Maringoni destaca o enfrentamento ao golpe de 2002, a conflituosa relação com os Estados Unidos e a influência da Venezuela na América Latina. livro_revolucao_venezu_gd.jpg

 

Se por um lado as práticas políticas de Chávez suscitam controvérsias, dentro e fora do país, há também que se considerarem as importantes alterações que aconteceram na Venezuela, como a elevação dos padrões de vida da população e a geração de empregos.

 

É nítido o fortalecimento do caráter público do Estado em favor das maiorias empobrecidas. Mas a derrota de Chávez no referendo de 2007 e o resultado das eleições para governadores no ano passado demonstram a chegada de novos atores políticos: a antiga direita, que focava suas ações em táticas golpistas, tenta se integrar ao jogo institucional.

 

Ao mesmo tempo, uma realidade de crise econômica, com a queda acentuada dos preços do petróleo, deve levar a uma redução no investimento em programas sociais, responsáveis em grande medida pela popularidade de Chávez. A combinação entre o novo quadro político interno e as incertezas econômicas pode exigir mudanças na conduta governamental.

 

Sobre o autor - Gilberto Maringoni é jornalista, doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2006) e graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela mesma universidade. Atualmente é professor de jornalismo na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero, em São Paulo É pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

 

Ficha técnica:

 

Título: A Revolução Venezuelana

Autor: Gilberto Maringoni

Editora: UNESP

Ano: 2009

Preço: 20,00

 

{moscomment}

0
0
0
s2sdefault