topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 653 - 11/05/2009 a 17/05/2009
Arquivos do Correio
Terça, 19 de Maio de 2009
Recomendar

Profundidade da crise coloca desafios cruciais para a classe trabalhadora

 

150509_crise.jpg

Chegamos quase à metade do ano e já inundam a grande imprensa notícias dando conta de uma incipiente saída da crise, tendo em vista a melhora da balança comercial, uma discreta retomada do comércio e indústria e, por que não dizer, dos índices Bovespa e assemelhados. Ao mesmo tempo, prognósticos de desemprego vêm se concretizando a passos largos, e já podem ser vistas revoltas em diversos países, não somente periféricos, mas também nos centrais. O Correio da Cidadania entrevistou o sociólogo Ricardo Antunes, para quem o quadro que se avizinha é devastador, uma vez que não há discussões em torno de uma mudança profunda de nosso modo de vida, somente medidas que mais interessam ao capital que ao trabalhador - o que, em algum momento, chamará novamente pela intervenção do Estado. 

 


 

Reforma tributária, para ser legítima, precisa viabilizar distribuição de renda

 140509_pec233.jpg

O conjunto de recursos fiscais com que contaria a política social para dar um salto de quantidade e qualidade é crucial. Aguarda-se uma proposta de reforma tributária enfrente esta discussão. 

 


 

EDITORIAL

 

A causa do negro

 

O atual sistema de "quotas" – com todos seus inconvenientes e limitações – ainda é o único meio prático que se encontrou para colocar pelo menos uma minoria da população negra em condições de superar a pobreza e de liderar intelectualmente seu povo. Mas, atenção! O programa só funcionará se ficar claro tratar-se de um paliativo - medidas parciais que não estancam a máquina de fabricar pobreza. Pior: o sistema de "quotas" não assegura que o jovem negro premiado com a oportunidade de superar a barreira da pobreza e da discriminação se torne um lutador da causa da sua gente. Isoladamente, o programa tende mais à cooptação dessa parcela da população negra. 

 


 

POLÍTICA

 

Petrobrás: o cacoete neoliberal (José Carlos Moutinho)

 

A Petrobrás está em 4º entre as 200 empresas do planeta. Por que seria retrocesso o governo dá-la o controle do pré-sal, se foi ela quem investiu e correu todos os riscos? 


Piratas, ontem e hoje (Frei Betto)

 

Os "piratas" somalianos são pescadores afetados em seus direitos e em busca de alguma compensação frente ao saque e à contaminação de suas águas por nações européias. 


Em defesa do financiamento público de campanha (Léo Lince)  



Ditadura e anistia: a outra face da moeda (Waldemar Rossi)   

 

Não são os políticos cassados, torturados e familiares de mortos que devem receber anistia. Quem deveria pedi-la são os verdadeiros criminosos: OS MILITARES, e não nossos heróis. 


Número de vereadores não deve ser aumentado (Airton Florentino de Barros)   

 

Em que pese a campanha que vêm fazendo os vereadores profissionais que perderam a cadeira a partir de 2004, a escala já publicada pelas Cortes de Justiça deve ser cumprida. 


Ciências sócio-econômicas x ciências da terra (Roberto Malvezzi)

 

É preciso que as ciências sejam capazes de estabelecer interconexões. Decididamente, a economia não pode ter mais a última palavra sobre o destino humano e do planeta.


Não basta querer (Wladimir Pomar)   

 

A ultra-esquerda culpa os outros por sua própria incapacidade em apresentar uma real alternativa de esquerda, pretensamente capaz de mobilizar a classe trabalhadora. 


O tempo da crise e o tempo da política (Luiz Antonio Magalhães) 

 

Ambos vão se cruzar em algum momento entre agora e outubro de 2010. Este cruzamento é que definirá a eleição e o tal cenário do Brasil "pós-Lula". 

 


 

INTERNACIONAL

 

Missão de paz (D. Demétrio Valentini)   

 

Em pleno território palestino, Bento 16 proclamou sem rodeios a urgência da criação de um Estado palestino, com fronteiras reconhecidas internacionalmente. 


A herança maldita de George W. Bush (Luiz Eça)  

 

Fechar a passagem dos talibãs afegãos para o Paquistão e reprimir o crescimento dos seus aliados, os movimentos islâmicos terroristas, torna-se absolutamente imperativo. 


Tensão entre exclusão e inclusão da pessoa com deficiência (Grupo de São Paulo)

 

É importante lutar pela igualdade quando a diferença nos inferioriza, mas temos que lutar pelo direito à diferença quando a igualdade nos descaracteriza. 

 


 

ECONOMIA

 

Poupança: falsa questão (Paulo Passarinho)  

 

O governo perdeu mais uma oportunidade de enfrentaro principal problema macroeconômico do país, que é o brutal e permanente processo de endividamento público. O alegado problema decorrente da necessidade de financiamento da dívida mobiliária, frente à perspectiva de uma redução da taxa básica de juros, é uma falsa questão. Independentemente das oscilações da conjuntura internacional, o caminho deveria ser outro. 


Governo reduz IR de rentistas e amplia injustiça tributária (Auditoria Dívida Cidadã)   

 

O governo garante a rolagem da dívida, mantendo os investidores nos fundos, e atende aos banqueiros, que jamais iriam querer uma massa de recursos aplicados na poupança. 


O debate sobre o PIB: "estamos fazendo a conta errada" (Ladislau Dowbor)   

 

O PIB, tão indecentemente exibido na mídia, merece ser colocado no seu papel de ator coadjuvante. O objetivo é viver melhor; a economia é apenas um meio. 

 


 

CULTURA

 

Internet: projeto de lei que tramita na Câmara fere direitos fundamentais (Mariana Tamari)

 

Entenda, passo a passo, ou artigo por artigo, os maiores problemas do AI-5 Digital. Assim, se você ainda não entendeu o porquê deste "apelido", vai entender agora. 


Rebelo em verde, amarelo, branco, azul anil... (Mário Maestri)

 

Aldo Rebelo serviu-se de simples proposta de deputados paraguaios para publicar desbragada defesa da ação do Império, quando da destruição do Paraguai em 1864-1870. 


Rimas em educação (Gabriel Perissé)   

 

Educação em "ão" — saber dizer "não", lavar bem as mãos, repartir o pão, cuidado com o vão, limpar o chão, comer mais feijão, mais agrião, menos requeijão, prestar atenção... 

 


 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates