topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Rimas em educação Imprimir E-mail
Escrito por Gabriel Perissé   
Quarta, 13 de Maio de 2009
Recomendar

 

Educação em "ão" — saber dizer "não", lavar bem as mãos, repartir o pão, cuidado com o vão, limpar o chão, comer mais feijão, mais agrião, menos requeijão, prestar atenção...

 

Educação em "em" — combater a ferrugem, entender a engrenagem, lutar contra a desordem, preservar a imagem, acompanhar a reportagem, fazer o bem, aos outros e a você também.

 

Educação em "im" — se começou uma coisa ir até o fim, saber distinguir "não" de "sim", não falar mal de mim, fazer sempre assim, dizer "saúde" quando alguém ATCHIM!

 

Educação em "al" — estudar regência verbal, pendurar as roupas no varal, economizar 1 real, aí vem o temporal, ser cordial, ser natural, ser original sem ser superficial...

 

Educação em "el" — ser afável, agradável, sociável, confiável, apetecível, aplaudível, apresentável, canonizável, inesquecível, tornar-se bacharel, não ir ao bordel, servir o quartel, mostrar o pau com que se matou a cascavel.

 

Educação em "il" — não ser assim tão fácil, ser varonil, ser dócil, ser mais ágil, ser mais útil, ser sutil, não alimentar o réptil, amar o Brasil, mandar o e-mail.

 

Educação em "ol" — evitar excesso de Sol, não abusar do álcool, não morder o anzol, levar o cachecol, aprender inglês, francês e espanhol, não perder de vista o farol.

 

Educação em "ado" — tomar muito cuidado, cuidado redobrado, anotar todos os recados, manter-se calado, antes de atravessar a rua olhar para os dois lados, ficar sentado, ficar parado, perdoar quem tiver pecado...

 

Educação em "edo" — acordar cedo, vencer o medo, rezar o Credo, guardar segredo, não apontar com o dedo, recolher seus brinquedos...

 

Educação em "ido" — não ser fingido, atender ao pedido, mostrar-se arrependido, ser agradecido, ser comedido, não andar despido, não falar com desconhecidos, fugir do bandido.

 

Educação em "eiro" — antes de viajar ir ao banheiro, menos tempo no chuveiro, investir seu dinheiro, amar por inteiro, não derrubar o saleiro, buscar um amigo verdadeiro.

 

Educação em "ência" — seguir a consciência, respeitar a ciência, procurar a eficiência, confiar na alheia experiência, formar a inteligência, consultar a jurisprudência, resistir à violência.

 

Educação em "mento" — cultivar o agradecimento, pensar o bom pensamento, não desenhar no fresco cimento, obedecer ao planejamento, esperar o pagamento, não julgar para não ser vítima do julgamento...

 

Outras muitas rimas há na arte ou no desastre de educar. Rimas ricas ou pobres, belas ou nem tanto. Rimar como forma de causar espanto.

 

Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP e escritor.

 

Website: http://www.perisse.com.br/

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates