topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Faixas ou facões? Imprimir E-mail
Escrito por Rodolfo Salm   
Sexta, 27 de Março de 2009
Recomendar

 

Nós, da coluna Ambiente e Cidadania, acreditamos que o enfrentamento da questão ambiental é como uma batalha de campo. E que temos no Correio da Cidadania a nossa trincheira maior. Mas há muito que nós nos perguntamos sobre o alcance de nossos artigos. No fim das contas, quantos são os nossos leitores? Na verdade é uma pergunta impossível de se responder, mas um bom "termômetro" da propagação de cada artigo aqui publicado vem do Google, que lista os sites, blogues e jornais que republicaram os textos.

 

Na semana retrasada, quando escrevi sobre a manifestação contra a hidrelétrica de Belo Monte que aconteceu aqui do lado de casa, e postei no Youtube um filme sobre a "Manifestação pacífica", tive no contador de exibições do filme daquele site um medidor adicional. Vejam que meu objetivo era "levar ao mundo" aquele protesto singelo, com faixas cuidadosamente escritas, contando com a participação de religiosos e crianças com bandeirinhas empenhadas em salvar o Xingu do represamento e destruição. Mas, para a minha frustração, dez dias depois de publicado, apenas 26 pessoas (incluindo eu) deram-se ao trabalho de clicar no "link" para ver o vídeo da manifestação. 

 

280309_rodolfo_faccoes.jpg

 

Claro que isso não é nenhum medidor direto da nossa audiência, pois 99,99% das pessoas que lêem um artigo poderiam não estar interessadas em baixar um filme da internet. Mas pode ser um mau sinal quanto ao alcance da manifestação, que, ao que tudo indica, nem de longe poderia neutralizar o efeito da campanha que os barrageiros fizeram no Fórum Social Mundial em janeiro deste ano pela construção das hidrelétricas neste que é o último grande rio amazônico represável ainda livre deste mal.

 

Isso nos remete ao episódio da índia kayapó Tuíra, que tocou com a lâmina de seu facão no rosto do então diretor da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes há vinte anos. O gesto forte foi registrado pelas câmaras e ganhou o mundo em fotos estampadas nos principais jornais brasileiros e estrangeiros. Ano passado, novamente, no encontro Xingu Vivo para sempre, também aqui em Altamira, houve uma grande caminhada contra a Hidrelétrica de Belo Monte, com centenas de indígenas, ribeirinhos e representantes dos movimentos sociais. Mas o que ganhou o mundo foi o corte de facão feito por um índio no braço do representante da Eletrobrás! No calor do momento, era impossível não criticar o indivíduo que subverteu aquela manifestação que também prometia ser totalmente pacífica. Mas em retrospectiva, diante do "fracasso de bilheteria" da manifestação pacífica das crianças no cais de Altamira, não seria o caso de se perguntar se o índio não estava certo?

 

Rodolfo Salm, PhD em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia, é professor da Universidade Federal do Pará.

 

Recomendar
Última atualização em Sexta, 27 de Março de 2009
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates