topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Natal para tempos de crise Imprimir E-mail
Escrito por Maria Clara Lucchetti Bingemer   
Segunda, 22 de Dezembro de 2008
Recomendar

 

A palavra "advento" quer dizer "que está por vir", ou que está "advindo", chegando, deixando-se pressentir e fazendo-se esperar com amor e alegria.  O tempo do Advento – fazendo jus ao nome - é para toda a Igreja a vivência do mistério de espera e preparação da vinda de Cristo. Neste tempo, celebramos nas primeiras semanas a espiritualidade de espera da vinda do Senhor que se aproxima. Decorrem daí todas as exortações à vigilância e a atitude alerta em direção Àquele que vem marcando os textos da liturgia.

 

Nas semanas mais próximas ao fim do Advento e à chegada da festa natalina propriamente dita, vive-se então a preparação mais imediata para as solenidades de celebração do nascimento do Salvador.

 

O Advento marca o início do Ano Litúrgico. Celebra a vinda definitiva do Senhor em sua Encarnação que se faz sensível entre nós no Natal. É um tempo de quatro semanas durante as quais a Igreja vive em vigilante, piedosa e esperançosa expectativa. Pela penitência e a oração, a comunidade eclesial aprende a viver a expectativa vigilante, preparando a vida e o coração para acolher Aquele que vem e cujo mistério não se deixa desvendar pela razão nem pela pressa pós-moderna da sociedade capitalista e da cultura de sensações seduzidas.

 

Este Advento acontece em meio a uma grande crise econômico-financeira, que deixa os países afluentes e ricos cheios de pavor  ante a perspectiva de perderem seu estilo de vida confortável e luxuoso. Enquanto isso, os países pobres se vêem ameaçados de que pese sobre eles – como sempre acontece – as conseqüências da crise e do terror gerado entre os ricos, que farão de tudo para salvar seu capital e sua riqueza.

 

As medidas já vão sendo tomadas e milhões e mesmo bilhões são derramados nos cofres das grandes potências, a fim de assegurar aos que já têm a certeza de que não correm o risco de baixar seu padrão de consumo. É triste constatá-lo. Parece que não se aprendeu grande coisa com a crise. O Natal deste ano deveria, pelo menos para nós que acreditamos em Jesus Cristo e o confessamos como Senhor, Cristo e Filho de Deus, ter uma marca diferente: a da austeridade.

 

Em lugar do consumo, a partilha com os mais pobres. Em lugar de abundância de comida, sobriedade para que outros possam ter uma vez por ano uma refeição melhor e mais abundante. Em lugar de infinitos embrulhos e presentes, a presença carinhosa que se faz próxima dos tristes, dos sozinhos, dos que não têm motivo nenhum para comemorar e a cujos ouvidos as canções de Natal só trazem tristes recordações de seres queridos perdidos e distantes. Em lugar do frenesi, da louca gincana pelas lojas, das horas passadas nos shoppings, a espera: fiel, vigilante, ardente.

 

Simone Weil, filósofa francesa e mística ardente cujo centenário comemoramos em 2009, nos ensina que a atitude espiritual fundamental do cristão é a espera. Com a condição, evidentemente, de entendê-la não em sentido passivo, mas como a ardente "vigilância do servidor aberto e voltado para o retorno do mestre", como o estado provisório de uma busca que prefere ao prazer da caça a escuta da verdade em íntima comunhão. A experiência interior a que o tempo do Advento convida e convoca deveria ter essa ênfase: da intensidade e da não completude. É um diálogo consigo mesmo, com os outros, com Deus, até os níveis mais profundos e mais viscerais da existência, deixando-se interpelar pelo Mistério que, não contente em fazer-se carne, se faz criança, indefesa, frágil e vulnerável.

 

É ainda Simone Weil que nos recalca a importância da virtude da atenção. Suspender o pensamento, deixá-lo disponível ao mistério contemplado, manter em si mesmo a razão ativa, mas suspensa, em espera, nada buscando, mas pronta a receber em sua verdade nua o objeto que nela vai penetrar.

 

Que o Advento de 2009 nos introduza no aprendizado de maior austeridade. E nos torne menos indignos do Senhor que vem com a singeleza de um Menino envolto em faixas e deitado em uma manjedoura.

 

Maria Clara Lucchetti Bingemer é teóloga, professora e decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio e autora de "A Argila e o espírito - ensaios sobre ética, mística e poética" (Ed. Garamond), e outras obras.

 

Recomendar
Última atualização em Segunda, 22 de Dezembro de 2008
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates