Correio da Cidadania

Quem vai fechar Guantánamo?

0
0
0
s2sdefault

 

Para um veterinário, nada melhor do que ser chamado para atender uma fazenda onde tudo está errado, os animais mal tratados e sem manejo. Qualquer coisa, das mais simples que fizermos, surte um efeito danado. Uma simples vermifugação do gado já é uma benesse. Sal mineral no cocho vale elogios.

 

Obama chega a presidência com os EUA, a meu ver, nestas condições. A de um país todo desorganizado, depreciado, sem saúde física e financeira, com uma imagem internacional das piores possíveis. Tudo errado. Qualquer coisa que fizer, vai surtir um efeito danado.

 

Dizem que chamou a atenção de Uribe Velez quanto aos assassinatos de sindicalistas e que tais na Colômbia, e por agentes do Estado ou com o apoio de. Não sei se tocou na delicada questão da cocaína que, como todos sabem, a família de Uribe, historicamente, faz parte do negócio e os bancos estadunidenses guardam o dinheiro, e o fazem render, para todos (bancos e "clientes").

 

No debate eleitoral, afirmou que tiraria as tropas do Iraque (ou diminuiria muito), pois o foco, a seu ver, deveria ser a caça ao Osama Bin Laden. A julgar o que transmite Michael Moore em seu Farenheit 11/09 e também o filme Zeitgeist, Bin Laden é um aliado de Bush, e não seu adversário. É instrumento, não pedra no sapato. Justificou, com suas ações, todos os atos bélicos de Bush, na verdade atrás de petróleo e de matar quem não lhe faz vassalagem.

 

Em tempo: Bush assinou um acordo para tirar as tropas em três anos. Obama retificará ou apoiará a população do Iraque que se manifestou exigindo a retirada imediata. Pedir ressarcimento pelo estrago e devolução de tesouros culturais e financeiros roubados de lá seria pedir muito, não?

 

Que não invada o Afeganistão para matar Bin Laden e mate inúmeros inocentes, jogando a criança para fora da banheira junto com a água do banho.

 

Mas a questão de Guantánamo, para mim, é emblemática: Todos aqueles que se entregam à simpatia do Barack Obama, projetando-a para a política (como se simpatia fizesse bom governo), estão emocionados com a declaração de que ele deverá fechar a prisão ilegal de Guantánamo. Parece que disse, ou vai ver é "empolgação" minha, que reveria o bloqueio à Cuba.

 

Ora, meus senhores e senhoras: a prisão de Guantánamo já está fechada, moralmente. Fisicamente não resiste um dia após a saída de Bush da Casa Branca, seja qual for o candidato eleito. A Sarah Palin que me perdoe, mas até o McCain teria de fechar aquilo. Não resistiria à primeira campanha internacional. E, em começo de mandato, não iria querer se antipatizar tanto com o mundo.

 

Assim, neste quesito de Guantánamo, Barack Obama não faz nada mais do que a sua obrigação moral, que é fechar a prisão ilegal.

 

Portanto, a única maneira que Obama tem de fechar esta prisão é, além de fechá-la, pedir desculpas ao mundo por seu país ter sido capaz de tolerar esta ignomínia, declarar que os EUA mudarão a sua postura arrogante e imperialista com o mundo, declarar que os EUA não mais irão fazer o papel de "gendarme" do capitalismo, declarar que os EUA promoverão uma vasta distribuição de riquezas e tecnologias e que ....bem deixa pra lá, senão ele vira comunista.

 

Pelo mal que a sociedade dos EUA (e não só os governos) impõe ao mundo, historicamente, é o mínimo que exijo, para começar a conversar e dissipar desconfianças.

 

"Seja realista, exija o impossível". Jacques Lacan e Che Guevara disseram esta frase, não deve ter sido à toa.

 

Raymundo Araujo Filho é médico veterinário homeopata e está cansado de lero-lero.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #1 CorrigindoRaymundo Araujo Filho 26-11-2008 15:27
Realmente foi alguma má ouvida ou leitura minha.

Obama declarou na verdade que não é favorável à suspensão do Bloqueio à Cuba.

Ah! E também acaba de dizer que para possibiitar o pacote de US$ 800 Bi, para novos saneamentos do capital, terá de cortar da Saúde Pública e Produção de Tecnologias.

Já botei minha curta barba de molho!
Citar
0
0
0
s2sdefault