Sem filosofia... Nem pensar!

 

Filosofar é pensar. Não um pensar qualquer. Não é um pensar solto no ar, perdido no mar, um ir-e-vir por aí. Não é jogar pôquer, apostar para ganhar tudo ou alguma coisa perder. Ou tudo perder e chorar sobre o pensamento derramado.

 

Filosofia é pensar dia a dia no dia-a-dia. Pensar é desfiar o fio da meada. Penso, logo desconfio. Pensar a prece, a pressa, o peso, o passo, a pizza, o poço, o prato, a prata, o porquê do epitáfio, as razões do rififi.

 

Filósofo é aquele que pára para pensar. Pára para não parar de pensar. Pensa para comer o pão com o suor de sua mente. Pensa, logo alonga, longínquo pensamento que o deixa tão perto de tudo. Filósofo só pára de pensar para pensar em que está pensando.

 

Filosofal viver. Filosofal andar. Filosofal tropeçar. Filosofal cair, e encontrar na queda outros motivos para mais filosofar. Filosofal sentar sobre a pedra filosofal. Idéia tanto bate sobre a pedra, tanto bate até que o pensamento perdura.

 

Filosofante caminhar, o homem sobre o elefante, o elefante sobre a terra, a terra sobre o vento, o vento filosofante venta para onde quer. O filosofante gigante sobre os ombros de um anão também verá mais longe.

 

Filosofema retira algemas, descobre o filósofo da gema, faz nascer antenas, penetrar esquemas, abordar todos os temas, reler o poema, inspirar-se no cinema, valorizar o pequeno, o fenômeno, o dilema, remar contra ou a favor da maré.

 

Filosofice é sempre um risco. Ninguém está livre de pensar contra o pensamento. Ninguém está livre de se aprisionar uma vez mais. Ninguém está livre de pensar que pensa, e despencar do altar que ergueu para si mesmo, confundindo filosofia com empáfia.

 

Filosofismo é outro risco. Belo risco, afinal, porque somos todos capazes de filosofar. O filosofismo é a filosofia que virou jogada, pretexto, mania, suborno, insulto. O filosofista finge que pensa, e por isso parece pensar melhor que o próprio pensador.

 

Filosófico texto, contanto que as palavras abram nossa mente e nos façam mentar o mundo. Que o texto filosófico não seja apenas manobra, cobra preparando o bote, veneno que paralisa o leitor e o devora pouco a pouco.

 

Filosofar, enfim, é começar a pensar sem fim. É pensar quando não se pensa em nada, pensando em tudo. Pensar como sempre. Como nunca.

 

Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP e escritor.

 

Website: http://www.perisse.com.br/

 

{moscomment}

Comentários   

0 #4 Filosofista ou pensador...estou pensandoMaria das Graças Piccolo Zuany 08-12-2008 15:39
Gostei muito do texto. Aliás, tudo que o senhor escreve é interessante.
Só fiquei pensando: se o filosofista finge que pensa e por isso parece pensar melhor que o próprio pensador, seria o pensador melhor que o filosofista? É isso?
Mas pra ele fingir que pensa, ele não tem que pensar? Então não seria também um bom pensador?
Pensar é tão complicado...ou tão simples...sei lá!
Fico pensando sobre isso.
Citar
0 #3 DúvidasJosé Reis 29-11-2008 21:14
Tanto foi o pensamento que um poema foi colocando numa prosa.
A principal virtude da filosofia é fazer o ser pensante duvidar, pois cada vez que pensamos, duvidamos mais e se duvidamos, pensamos; e é esse pensar infinito que faz da filosofia um esboço do universo. O filósofo sabe de tudo, porque ele pensa sobre o próprio pensamento.
Continue filosofando, está dando certo.
Citar
0 #2 Filosofar sempreFUNDAÇÃO INSTITUTO DE DIREITOS 26-11-2008 15:23
Por que tenho que demonstrar que existo. Eu sei que existo e isso já não é o bastante. Assim penso, mas não me excluo, porque essa capacidade não depende da minha vontade e sim da minha superação. A razão. Penso que penso, logo penso que existo. Tudo isso é muito fácil. Entende !!!
Hélio Mendes Cazuquel.
Citar
0 #1 Filosofando..Karine 26-11-2008 11:05
Gostei do texto Gabriel. Em algumas das passagens encontrei a mim mesma. Estou sempre pensando em algo, nos porquês das coisas, e às vezes acabo perdendo-me. É o que chamo de "ócio construtivo"..rs
Abraços
Citar

Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.

Relacionados