As letras do riso

 

Li há muito tempo, não sei onde, que podemos rir em diferentes letras.

 

Quem ri em A ri o riso solto, franco, generoso, como se cantasse em dia de sol, de peito aberto, braços abertos, coração aberto, gargalhada aberta. Riso em A pode virar riso em K, kakakaka! Ou em H aspirado, hahahahaha! Gargalhar com a garganta e com a alma.

 

Outro tipo de riso é o riso em E. Malicioso riso, um tanto triste, porque é riso de quem ri da humanidade, esquecendo-se, o gozador, que todos à humanidade pertencemos. Riso meio cínico, se é que existe meio cinismo. Riso de quem pensa que tem tudo e por isso ri de quem nada tem. Riso em tom menor, riso que ri da dor alheia, mas é sintoma de outra dor, oculta dor.

 

O riso em I é riso ingênuo, tímido, fino riso de quem tem medo de rir. Riso talvez bobo, envergonhado riso, riso que ri à toa, sem muita graça, ri para mostrar que sabe rir. Riso com receio de ser ilícito, riso implícito, riso solícito, bondoso, bondoso até demais. Sub-riso. Sorrisinho. Riso escondido de si mesmo, riso preso, riso que até parece choro magoado.

 

Há aqueles que riem em O, riso de Papai Noel, riso gordo, riso corajoso, orgulhoso da arte de rir, riso poderoso, abastoso, copioso, incopiável. Riso redondo, que vai rolando e se desenrolando como tapete a convidar para a festa sem fim, para o mundo melhor, para a alegria sincera. Riso bonachão, luminoso, afetuoso, amoroso, caloroso, riso que entrega uma rosa para a criança doente, riso delicioso como um doce.

 

O riso em U, hipócrita riso, misantropo riso, inescrupuloso riso. Riso do mal. Riso sádico. Riso irresponsável. Riso que humilha, tortura, machuca, tritura. Riso azedo que ri da amargura alheia. Riso que não ouve, não fala, não responde. Riso rude, ruim, sem rosto.

 

Mas existe riso para além das vogais. Podemos rir em diversas consoantes.

 

Rir em X. Riso enigmático, boca fechada, olhos faiscando.

 

Rir em L. Riso lateral, prometendo não se sabe o quê.

 

Rir em S. Riso sinuoso, melífluo riso, só uns poucos entendem sua mensagem.

 

Rir em V. Riso da vitória, que pode ser riso em W, se forem duas pessoas rindo de mãos dadas.

 

Risos vários. É preciso alfabetizar-se para entender o humor de cada um.

 

Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP e escritor.

 

Website: http://www.perisse.com.br/

 

{moscomment}

Comentários   

0 #2 RirCarlos Eduardo 06-10-2008 15:08
Rir... hehehehe
Rir realmente é muito bom!
Abraços,

Carlos Eduardo
Citar
0 #1 hahahahamarla 26-09-2008 17:48
mas,que viagem...!
adorei muito,muito!
Citar

Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.

Relacionados