Correio da Cidadania

Situação da Transposição

0
0
0
s2sdefault

 

Diante da peça de marketing publicada no Estadão – Exército tira transposição do Rio São Francisco do papel – cabem alguns esclarecimentos para todos que se interessam sobre o assunto:

 

  1. O Exército é responsável por apenas 3% da obra. Realizou 1/3 de sua tarefa. Portanto, todos podem calcular o que realmente já foi feito e o ritmo da obra.
  2.  

  3. A transposição, em cálculos modestos, já consumiu cerca de 600 milhões de reais em consultorias, projetos, assessorias, obras, etc. Esse dinheiro daria para ter feito 20% das adutoras previstas no Atlas do Nordeste.
  4.  

  5. Quanto à revitalização, o governo está realmente investindo em saneamento nas cidades ribeirinhas. Mas essa é uma bandeira da sociedade civil, embora não queiramos retirar os méritos de ninguém, sequer do governo. O governo assumiu a revitalização como moeda de troca da transposição. Nós vamos tentar organizar uma rede ao longo do Vale para monitorar o investimento, já que é da tradição dos prefeitos "comer" o dinheiro do saneamento sem que as obras sejam realizadas.
  6.  

  7. Queremos relembrar que o saneamento é peça importante da revitalização, mas isolada de uma estratégia não vai surtir efeito. O problema maior do São Francisco é o modelo predador implementado no Vale que prossegue com maior intensidade agora com a possível implantação de 510 mil hectares de cana irrigada para o Bahiabio, sem falar nas barragens e da própria transposição.
  8.  

  9. O governo está fazendo investimento em abastecimento de água num raio de 10 km em cada margem do São Francisco. É a resposta às nossas críticas. Basicamente cisternas e "serviços simples" de abastecimento para pequenas comunidades. Ironia, as cisternas que os defensores da transposição dizem não servir para outras regiões, são a solução do governo para as margens do próprio São Francisco. Cidades que precisam de adutoras no Vale do São Francisco não estão vendo suas obras encaminhadas. Uma delas é Campo Alegre de Lurdes, Bahia.
  10.  

  11. Nem o governo federal, nem os estaduais, estão considerando a previsão da Agência Nacional de Águas que até 2015 milhares de municípios de todos os Estados do Nordeste poderão entrar em colapso hídrico se certas obras – basicamente adutoras –, não começarem a ser feitas agora. Portanto, as opções de agora terão conseqüências terríveis em poucos anos.
  12.  

  13. O ministro Geddel utilizou o dinheiro do saneamento para "puxar" os prefeitos para seu partido. Vai ter implicação nas eleições estaduais na Bahia em 2010.
  14.  

  15. Os movimentos sociais não se calaram como diz a matéria do Estadão. Aqueles que concordam agora, já concordavam antes. Apenas temos nossas estratégias e voltaremos na hora adequada.
  16.  

  17. Para quem não sabe, Frei Luis recebeu o prêmio da Pax Christi Internacional como defensor dos direitos humanos e vai receber o prêmio em Sobradinho, na Romaria das Águas no dia 18 de Outubro. O prêmio é para fortificar a sua e nossa luta.
  18. São Francisco vivo: terra e água, rio e povo.

 

Roberto Malvezzi (Gogó) é coordenador da CPT.

{moscomment}

Comentários   

0 #2 indignadocarlos alberto de sousa 13-08-2008 11:01
a cada que se passa mais em indigno com o Presidente Lula e sua "gang", o Brasil precisa de tantas coisas urgentes, temos centenas de pessoas sem saneamento básico, sem água potável e o minimo à sua subsistência.
Sabemos qu transpor o Rio SFrancisco é um engodo.
O Brasil precisa de heróis, precisa de coragem e de mandar esse povo do PT pro inferno, lugar de onde nunca deveriam, ter saido.
Citar
0 #1 Maria Amelia Leite 13-08-2008 10:58
È muito bom ler seu texto quando a imprensa faz tudo para se pensar o contrário do que de fato acontece. É uma benção que você não deixe escapar situações como esta. Valeu.
Parabens por sua clareza e sua garra. Continue sempre assim!
Citar
0
0
0
s2sdefault