topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
CEBS do Nordeste Imprimir E-mail
Escrito por Roberto Malvezzi   
Qui, 31 de Julho de 2008
Recomendar

 

Lá foi o trem das CEBs do Nordeste em direção a São Luis, carregando em seu matulão o xote, maracatu, baião, fé, axé, alegria, esperança e luta. Não faltou o "boi de São Luiz". Na simplicidade de sempre, nas dificuldades de sempre, na luta de sempre. Cerca de 500 pessoas, tirando recursos do próprio bolso para poder estar lá, pensar, celebrar e ir à frente.

 

Padres, muito poucos, mas fiéis. Bispos, menos ainda, mas proféticos. Os religiosos e religiosas do meio popular nunca faltam.

 

Qual a missão da Igreja de Base na luta ecológica do Nordeste? Essa era a pergunta fundamental. E já existe tanta luta! Nossas comunidades estão envolvidas com as cisternas, com as sementes, com a reciclagem do lixo, com a luta pela terra, com as populações de rua das grandes cidades, lendo a bíblia com um olhar ecológico. Os índios de várias nações estavam presentes. Desse velho baú sempre é possível retirar coisas velhas e novas.

 

A região Nordeste é a mais ameaçada pela mudança climática no Brasil. Cada grau de elevação na temperatura tem efeitos desastrosos para nossa realidade. Segundo os geógrafos, mesmo na atual condição climática do planeta, o Nordeste é a única região brasileira sujeita à desertificação. A Amazônia pode até virar uma savana, mas não um deserto. As demais regiões brasileiras sempre terão chuva, a não ser que a mudança climática altere todo o clima do planeta. Mas aí já será outra história.

 

Por ora, o Nordeste tem beleza, praias, sol, biodiversidade, água abundante e mal aproveitada e, sobretudo, tem um povo que dança melhor, que canta melhor, que vive mais feliz, apesar de todos os pesares. Não é o paraíso em função das injustiças sociais e da pobreza, mas bem que poderia ser.

 

Nossas lutas não têm sido vãs. As últimas estatísticas dizem que a mortalidade infantil por aqui caiu 70% nos últimos 10 anos. Não é preciso ser mágico para saber que se deve à melhor qualidade de água das cisternas, do trabalho da Pastoral da Criança, de algumas políticas governamentais de apoio às populações mais pobres. O mínimo do mínimo já é suficiente para salvar tantas vidas. Portanto, já é a diferença entre a vida e a morte.

 

Nossas comunidades nordestinas hoje não estão sós, já não são a força hegemônica nas mobilizações de base. Mas continuam vivas. Quem não acredita, precisa ver: basta ouvir o toque da zabumba e um texto do evangelho.

 

Roberto Malvezzi (Gogó) é coordenador da CPT.

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates