Correio da Cidadania

Negligência com a saúde pública resultou no abandono da população do Norte

0
0
0
s2sdefault

 

Em um momento no qual o país se encontra envolto em escândalos financeiros, o problema da saúde pública segue vigente e registrando acontecimentos vexatórios para a nação. Desta vez, com a morte de 253 bebês na Santa Casa de Misericórdia de Belém, capital do estado do Pará, somente em 2008. Lamentavelmente, a informação não surpreende quando se constata que 30 dos 143 municípios do estado não possuem um médico sequer.

 

Para tratar do assunto, o Correio da Cidadania conversou com o médico José Antonio Cordero, presidente do CREMAPA - Conselho Regional de Medicina do Pará. Duro em suas críticas, ele aponta a total ausência de políticas públicas na área, aliada a seguidos equívocos de gestão, como razão para a trágica situação da instituição e da saúde na região. Solicita ainda que tanto o governo federal como os centros mais poderosos economicamente passem a olhar de forma realmente séria para os problemas da região Norte.

 

A entrevista completa pode ser conferida a seguir.

 

Correio da Cidadania: O que aconteceu na saúde pública do estado para que se chegasse a tal quadro, como o que vemos na Santa Casa com as mortes dos recém-nascidos?

 

José Antonio Cordero: Primeiramente, não é diferente no Brasil inteiro. No Hospital das Clínicas de Porto Alegre, por exemplo, há espera de 30 pacientes num espaço para 20. O problema todo é que, se a saúde publica não for colocada como prioridade, o caos existirá, seja em São Paulo, Porto Alegre ou Curitiba.

 

O que acontece é que não houve gastos na área, a rede ficou sobrecarregada e não existem investimentos em recursos humanos. Nós da área da saúde ganhamos pouco, trabalhamos muito e não somos reconhecidos profissionalmente, pois o que se paga para um médico e qualquer profissional da saúde é irrisório perante a complexidade dos nossos dados e a responsabilidade que temos com a população.

 

CC: Que medidas podem ser tomadas para que se comece a reverter o quadro da saúde no estado do Pará, tanto no curto como no longo prazo?

 

JAC: Eu acho que é preciso priorizar os programas de atenção básica, especialmente na área da infância e da saúde materna. Estabelecer também programas efetivos para a área de doenças infecto-contagiosas, como hanseníase, tuberculose, e um controle maior de prevenção a doenças degenerativas, como câncer e diabete, pois o diagnóstico dessas doenças se faz através da atenção básica, ou seja, a estratégia de saúde para a família.

 

Algumas atitudes já começaram a ser tomadas, com melhor controle de infecção hospitalar, melhoria no espaço e contratação de médicos e enfermeiros, pois há também uma falta de pessoal qualificado. Houve uma política de redução de profissionais e depois foram contratadas pessoas que ainda não tinham experiência.

 

CC: Como você analisa a questão da saúde pensando na Região Norte como um todo?

 

JAC: Vejo-a com muita preocupação, pois há mais de 5 anos o atual governo federal fez um planejamento para a região amazônica, pelas suas características e peculiaridades, mas até hoje o fator Amazônia no Ministério da Saúde não foi efetivamente implementado.

 

É uma região especial, que deve receber cuidados com seu ecossistema. Além disso, já temos prevalência de doenças plenamente evitáveis, como malária, leishmaniose, hanseníase e tuberculose. A nossa população é praticamente desassistida, principalmente no interior dos estados, pois não chega nada das políticas públicas de saúde.

 

Um exemplo, para ajudar na compreensão do contexto local: em São Paulo, pode-se ir de Ribeirão Preto para a capital em 3 horas de ônibus; aqui, para ir até a segunda maior cidade do estado, leva-se 1 hora de jato ou três dias de barco.

 

Os estados da região Norte são continentais, aqui mora gente, pessoas que também são brasileiras e que foram estimuladas a sair do Sul e do Nordeste para morar na região amazônica. E essas pessoas foram abandonadas. Onde está o saneamento básico? E a educação, lazer, transporte para escoar a produção?

 

Acho que é hora de o Sul maravilha e o Sudeste maravilha ouvirem a nossa opinião. As políticas são feitas em Brasília, mas a realidade é na Amazônia brasileira. E quem a conhece somos nós, que moramos na Amazônia brasileira, não somente no estado do Pará.

 

É muito fácil trazer investimento do Daniel Dantas, comprar um bocado de fazenda e promover trabalho escravo no Pará. Como fica depois, quem resolve alguma coisa?

 

Também vêm os madeireiros do Paraná, do Espírito Santo, desmatam a Amazônia e vão embora, deixando apenas buracos aqui para nós. E somos quase 9 milhões de pessoas que moram neste estado.

 

CC: Quanto a este grave problema dos investimentos voltados às madeireiras, ao agronegócio etc., que se fazem no estado do Pará, eles evidentemente geram muitas riquezas. A alarmante situação social da região sugere, no entanto, que essa riqueza não é apropriada pela população local;

 

JAC: O estado realmente gera riquezas, mas é uma riqueza que extrai os minérios e deixa buraco. Só vai melhorar a qualidade de vida se pegar o produto do estado para transformá-lo em produto elaborado. Tira-se do estado a riqueza mineral, depois sobra o quê para nós? Sobra miséria, analfabetismo, má nutrição das crianças...

 

Por que se produz tanto aqui sem que nos sobre nada? As grandes mineradoras só servem para nos explorar, os grandes empresários engordam o gado e vão vender fora. Por que não se agregam produtos elaborados, para gerar renda de verdade a todos? O governo federal tem invadido demais a região Norte, todo mundo sabe disso. Nunca vi um governo tão desacreditado para nós como o atual, que fica dando bolsa-esmola. Dar 100 reais não resolve o problema das famílias.

 

CC: Ou seja, esse modelo adotado pelo governo de abrir territórios e regiões para todo tipo de exploração, em favor do grande capital, como ocorre na Amazônia, acaba se refletindo na vida dos cidadãos de forma a aumentar ainda mais as diferenças sociais.

 

JAC: Com certeza. Não se pode ter Belém e Manaus como parâmetro da Amazônia. Essas são duas grandes capitais, com quase 2 milhões de habitantes. É preciso conhecer o Xingu, a Transamazônica, as regiões sul e sudeste do Pará e por aí afora.

 

Para isso é preciso estar presente na região. Quando acontece um escândalo, aparece Exército, Marinha, Aeronáutica, um monte de gente do governo querendo aparecer, para depois ir embora, enquanto continuamos aqui. Todo mundo de Brasília vem passear, mas onde estão as soluções efetivas para a região e a política de investimentos?

 

CC: Mesmo sabendo que estamos diante de um problema estrutural que atinge a saúde do país inteiro, a quem você creditaria a responsabilidade imediata pelo abandono da Santa Casa?

 

JAC: Há uma política de falta de gestão, simplesmente. Chegaram lá e trocaram todo mundo sem que se ouvissem os quadros da Santa Casa. Não sei explicar por que, melhor perguntar para a secretária de Saúde do estado, a Dra. Laura Rosset, e ela terá todos os diagnósticos do problema que houve. Ela é uma pessoa séria e tem conhecimento da situação.

 

CC: O que você acredita que podemos esperar para os próximos meses, a respeito da saúde no Pará?

 

JAC: Agora, especificamente, com esse alerta, muda alguma coisa. Mas a questão não é exclusividade do Pará. Ano passado, houve problemas sérios em Pernambuco, Alagoas e Ceará. E agora há também a questão do frio em Curitiba e Porto Alegre. Lá, os leitos estão tomados, as crianças esperam mais de um dia para ser atendidas.

 

Portanto, o que falta é o governo parar de fazer superávit financeiro e investir em saúde. E isso não se faz gastando CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), e agora CSS (Contribuição Social para a Saúde), pois não resolve. Precisamos é de políticas sérias para a saúde, passando pela valorização do serviço do médico no sistema.

 

CC: Como o CREMAPA se posiciona em meio a todos esses acontecimentos e o que esperar dos responsáveis políticos?

 

JAC: Com essa transformação político-partidária, na qual se compram vereadores, prefeitos, deputados, com emendas ao orçamento, enfim, com todo este quadro, ainda não sei. Com tanto escândalo, não acredito que melhore a situação, pergunte ao Senado.

 

Precisamos efetivamente dar um choque de gestão na área. Isso passa, principalmente, pela valorização dos profissionais que nela trabalham. E o problema aqui não é diferente do existente no resto do país, como citei e reafirmo. Apesar de ser bom, não é somente o SUS que queremos.

 

Gabriel Brito é jornalista.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #3 Saúde públicaAntonio Marques Junior 24-07-2008 13:49
O extase de nosso presidente, é propagar que neste país, como ele diz, parece que tem ogeriza em pronunciar BRASIL,o pobre come 03 vezes ao dia e tem acesso aos shoppings para fazerem suas compras, esquecendo-se que não têm acesso ao mínimo de saúde pública, não têm a mínima segurança para sairem às ruas enem ficarem em suas casas, enfim pura demagogia de nossos governantes, secretários, políticos ocupantes de cargos ou não e não somente de nosso presidente. A classe política em seu todo é culpada pelo caos que nos encontramos, seja na saúde,educação, segurança, alimentação, distribuição de rendas e tantos outros ítens básicos.
Citar
0 #2 SAUDE UM CAOS EM CURITIBASELI BATISTA RIBEIRO MANOEL 19-07-2008 09:48
PEÇO SOCORRO PARA QUE MELHORE A SAUDE BRASILEIRA, POIS O BRASIL É O PAIS QUE MAIS PAGA IMPOSTOS E É O QUE MENOS INVESTE NOS PROGRAMAS SOCIAIS, E CURITIBA QUE É CONHECIDA COMO CAPITAL SOCIAL, É MENTIRA DO PREFEITO BETO RICHA , A SAUDE CURITIBANA ESTÁ UM CAOS, PEÇO SOCORRO, .
CIDADA CURITIBANA HUMILHADA
DENUNCIO QUE EU E MINHA FILHA QUE É FUNCIONARIA PUBLICA MUNICIPAL , CORRETA
COM IDONEIDADE MORAL E SOCIAL, NO 4ª ANO DA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL, FOMOS
AO U.S 24 HORAS DO PINHEIRNHO EM CURITIBA POIS PIORAMOS DE SAÚDE E FOMOS HUMILHADA NA UNIDADE DE SAUDE
24 HORAS DO PINHEIRINHO, NO DIA 16/07/2008,EU E MINHA FILHA ESTAVAMOS DOENTES E
ESPERAMOS HORAS E HORAS COMO TODA A POPULAÇÃO QUE JA SE ENCONTRAVA INDIGNADA,
HAVENDO POUCOS MEDICOS PARA ENORME DEMANDA, FOMOS EM GRUPO RECLAMAR NA
SUPERVISÃO DA U.S 24 HORAS E FOMOS MALTRATADOS PELO ENFERMEIRO ,QUE
DISSE\\\"QUE SE ESTAVAMOS RECLAMANDO DIREITOS É PORQUE NÃO ESTAVAMOS DOENTE\\\", E
COLOCARAM ATE A GUARDA MUNICIPAL PARA NOS INTIMIDAR COMO SE FOSSEMOS BANDIDOS
ATÉ NOS IMPEDIAM DE CONVERSAR ENTRE OS USUARIOS SOBRE O MAU ATENDIMENTO
QUERIAMOS QUE FICASSEMOS AGUENTANDO QUIETO SEM RECLAMAR, OS MEDICOS ESTAVAM
NERVOSOS COM A SITUAÇÃO E TAMBÉM MALTRATAM OS USUARIOS, EU E MINHA FILHA
RECLAMAMOS DA FALTA DE MEDICO E NOS CONVIDARAM A RETIRAR DA UNIDADE DE SAUDE, E
NOS RECUSAMOS POIS AINDA NÃO HAVIAMOS SIDO ATENDIDAS, FOMOS NO CARRO DA POLICIA
PARA O 8º DISTRITO DE POLICIA COMO SE FOSSEMOS CRIMINOSAS, MAS ESTAVAMOS SENDO TRATADAS
COMO ANIMAIS CIDADÃOS SEM DIREITO NA U.S 24 HORAS DO PINHEIRINHO. NO BRASIL QUEM
RECLAMA SEUS DIREITOS E NÃO ACEITA INJUSTIÇA VAI PARA O 8º DISTRITO DELEGACIA ,
SERÁ QUE NÃO ESTÁ OCORRENDO UMA INVERSÃO DE VALORES, POIS EM MOMENTO ALGUM
USAMOS PALAVRAS DE BAIXO ESCALÃO OU AGRESSÃO FISICA, MAS USAMOS ARGUMENTOS DE CIDADÃOS PAGAODRES DE IMPOSTOS, O
DIREITO DE EXERCER A CIDADANIA, PORÉM QUE DEMOCRACIA É ESSA. NO DIA 14/07 JÁ
HAVIAMOS COMPARECIDO A MESMA UNIDADE DE SAÚDE, ESPERANDO HORAS E HORAS SENDO
MALTRATADA PELA MEDICA. ME SINTO UMA CIDADA HUMILHADA CURITIBANA E PARANAENSE
CONSTRANGIDA E HUMILHADA, POR UM PREFEITO QUE NÃO RESPEITA PESSOAS E SIM
ASFALTO. CADÊ A DEMOCRACIA, CADÊ A JUSTIÇA. TEM USUARIOS QUE TESTEMUNHARAM A
SITUAÇÃO E PODEM FALAR A NOSSO FAVOR ALÉM DE SERMOS APLAUDIDOS PELO POVO AO
SAIR DA UNIDADE DE SAUDE E IR PARA DELEGACIA, POIS O POVO SE ENCONTRAVA MUITO
INDIGNADO. PEÇO JUSTIÇA.
SELI BATISTA RIBEIRO MANOEL FONE; 99406778
Citar
0 #1 negligencia com a saude publicajames thorlby 19-07-2008 08:57
Negligência??? Me poupe! E' roubo mesmo na certeza que, com costa quente, vai ficar por isso mesmo: impunidade.
Me baseio na "experiëncia" de Jorgina ... passou mäo em centenas de milhöes e já está saindo do presídio (formada em direito). Mas o danado é que näo consigo me lembrar do nome da pessoa que veio depois da Jorgina e passou mäo em bilhöes ... nem sei se ela está presa (pois, quanto mais se rouba, tanto mais inocente se fica nesta res-pública ... é algo dantasque ... como em daniel dantas). Será que os chineses näo tem algo para nos ensinar neste campo de puniçäo de roubo da coisa pública? Quem sabe, nossos atletas olímpicos trazem esta liçäo de volta com eles na bagagem? E se a moda pega ....
Citar
0
0
0
s2sdefault