topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
Revista jurídica e democratização dos conhecimentos sobre direitos fundamentais Imprimir E-mail
Escrito por Inês Virgínia Prado Soares   
Qui, 10 de Julho de 2008
Recomendar

 

A experiência jurídica dos vinte anos pós-Constituição ainda está na fase de construção doutrinária e jurisprudencial de defesa dos direitos sociais, tanto no âmbito do sistema formal de justiça como por meio de acordos e conciliações extrajudiciais. A situação atual indica que a efetividade dos direitos sociais ainda é uma matéria em construção no plano doutrinário, por isso os operadores do direito ainda não dispõem de material suficiente para atingir a implementação de tais direitos como previstos nas legislações.

 

Ao mesmo tempo, por não existir apoio econômico contínuo para a produção de conhecimento e fortalecimento dos direitos dos grupos minoritários ou excluídos, a atuação dos operadores do direito nas questões que envolvem efetividade dos direitos sociais fica prejudicada.

 

Os debates e o aprendizado dos operadores do direito e da população em geral sobre os direitos fundamentais sociais são de extrema importância no atual cenário social brasileiro, principalmente por seus reflexos transcenderem as fronteiras do saber jurídico e atingirem as políticas públicas, as relações de âmbito privado, as relações laborais etc.

 

A escassez de produção científica com o enfoque dos grupos minoritários, com abordagem de ações afirmativas, de instrumentos e princípios jurídicos que possam construir ou fortalecer o pensamento jurídico em prol dos direitos sociais, culturais e econômicos, exige a compilação de idéias em veículos acessíveis aos que lidam com a matéria.

 

Nesse cenário foi lançada a REID (Revista Eletrônica Internacional de Direito e Cidadania), de periodicidade quadrimestral, com a finalidade maior e principal de produção de um material teórico bem elaborado e com apresentação dos fundamentos doutrinários mais atualizados sobre questões de direitos fundamentais sociais. Apesar da REID ter a versão impressa, para atingir o maior número de leitores foi escolhido como principal forma de veiculação o meio eletrônico: http://www.iedc.org.br/REID, com acesso livre gratuito. Outra medida de democratização no acesso do conhecimento foi a disponibilização dos artigos sob a licença creative commons.

 

A utilização da internet e a disponibilização gratuita de material teórico de excelente qualidade permitirão que muitos estudantes e profissionais que gostam ou trabalham com as questões ligadas a direitos humanos consolidem seus conhecimentos e atuem com maior segurança na construção de uma sociedade menos injusta.

 

Certamente o conhecimento jurídico ganha com as novas tecnologias e sua democratização, principalmente quando o conteúdo divulgado nos sítios virtuais aborda, de forma inovadora, a efetividade dos direitos fundamentais sociais.

 

Inês Virgínia Prado Soares é Procuradora da República em São Paulo, mestre e doutora em Direito pela PUC-SP, especialista em direito sanitário pela UNB e Presidente do Instituto de Estudos Direito e Cidadania – IEDC.

 

Recomendar
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates