Correio da Cidadania

Essa cidade é uma selva

0
0
0
s2sdefault

 

Como diz Bartô Galeno, "essa cidade é uma selva sem você!". Selva que se torna pedra com um simples toque do ‘Coisa’ em que se transformou a civilização. Sem Marina no Ministério do Meio Ambiente, os recursos naturais do Brasil se tornarão reféns do verbo "valente" e talvez até da verba silenciosa que sai das grandes corporações e dos bancos oficiais.

 

Quem ouviu as declarações, em Paris, do futuro ministro do Meio Ambiente do Brasil tem a impressão de que algo perverso está se conformando em torno da pasta que deve cuidar da sustentabilidade ambiental do país.

 

As primeiras palavras do futuro ministro são tão corajosas, mas tão corajosas, que mais parecem saídas da boca de alguém que está procurando um motivo para ser desconvidado e se sair como bom moço perante a opinião pública sustentável.

 

O que Carlos Minc disse sobre o convite é locução imponderável, algo que nenhum candidato a ministro diz ao presidente da República. Minc faz afirmações que o indispõem contra o presidente, os outros ministros e os aliados de Lula. Joga para a platéia.

 

À primeira vista parece discurso de quem está prestes a fugir do convite, mas não é. Aqui está a grande sacada de Carlos Minc. Ele sabe que o governo Lula está fragilizado com a saída de Marina Silva. Lula perdeu o "selo de qualidade" Marina Silva.

 

Minc percebeu que suceder Marina Silva é como colocar um mortal playboy para suceder Ártemis. Assim, sua primeira reação foi mostrar valentia contra o agronegócio na Amazônia, o lugar que ele disse não conhecer.

 

Então, como uma flecha pensada, ele atacou o governador do Mato Grosso, símbolo do agronegócio na Amazônia e aliado destacado de Lula na governabilidade do desenvolvimento.

 

Dessa forma a opinião pública é levada a acreditar que Carlos Minc pode ser mais "valente" do que Marina Silva, inclusive confrontando diretamente os aliados sojeiros de Lula. Pura pirotecnia.

 

Carlos Minc sabe que Lula, com a saída de Marina Silva, está no canto do ringue ambiental. É até capaz, com sua sagacidade, de aceitar os arroubos de Minc. Depois a "sustentabilidade de Ipanema" senta na cadeira de ministro e diz amém ao agronegócio, aos licenciamentos e sepultamentos da mata amazônica, seus rios, seus peixes, seus encantos minerais.

 

Assim, um dia ele grita contra os poderosos aliados de Lula e nos outros dias da semana ele licencia e faz acordos silenciosos contra a vida erma e primitiva na Amazônia. Fará pose de playboy do verde e agirá como cowboy ajudante do boi e da soja.

 

Então o barulho de suas palavras e o circo dos seus confrontos alimentará a esperança de que o novo ministro do meio ambiente do Brasil não só manterá as conquistas de Marina Silva, mas será vigilante e mais verde do que a companheira de luta de Chico Mendes.

 

Qual ambientalista não aprecia ver um ministro do meio ambiente confrontando um sojeiro como Blairo Maggi? A experiência me ensinou que, quando um pecador vai substituir um santo, ele precisa demonstrar mais santidade do que o antecessor. Até reza mais.

 

É aqui que reside a tragédia. O Ministério do Meio Ambiente deve ser um espaço de construção de consensos dentro do governo. Não vencerá no confronto, pois sabemos que as forças do agronegócio e da expansão agrícola na Amazônia são mais poderosas do que os defensores da sustentabilidade ambiental.

 

O Congresso Nacional (as duas casas) é dominado pela visão do desenvolvimento a qualquer custo, somado à parcela da esquerda desenvolvimentista. Quando se faz a equação, a sustentabilidade ambiental é avos e o desenvolvimento em si é número inteiro.

 

Assim, a luta de Marina Silva era a de construir aliados contra um ponto de vista que é hegemônico nos espaços de poder no Brasil. Marina não confrontava, neutralizava, organizava leis e mecanismos duradouros na direção do desenvolvimento sustentável.

 

A sua origem e a sua história, reforçada com a imagem de Chico Mendes, freava qualquer apetite mais grotesco dos tubarões do desenvolvimento a qualquer custo. Marina Silva tinha a afeição do movimento ecológico do planeta.

 

E não custa afirmar também que tinha o apoio dos governantes do primeiro mundo. Não que simpatizassem com as idéias da ministra Marina Silva, mas porque eram empurrados pela opinião pública de seus países, que construiu um formidável patrimônio em termos de defesa da sustentabilidade ambiental.

 

Quanto aos desenvolvimentistas do governo, em luta contra os rentistas, procuravam incorporar ao seu ideário econômico a variável ambiental. É que eles sabiam que a humanidade avançara na compreensão de que "os recursos naturais dessa nave são finitos".

 

Dessa forma, Marina dialogava, construía pontes, consensuava, ora reagia e prendia aqueles que mereciam prisão. Ela conhecia o terreno, trabalhava com o sentimento do povo e o cálculo da elite, equacionava a vitória, mesmo que fosse parcial, do grande e nobre objetivo de proteger os recursos naturais da terra, especialmente daqui, da formidável Amazônia.

 

O presidente Lula, na sua sabedoria de operário, percebia os movimentos e, quando necessário, protegia Marina e a sua nobre causa. Mas o governo foi se alargando, incorporando aliados de todos os tipos, levando o presidente da República a optar silenciosa e pragmaticamente pelo desenvolvimento clássico, mesmo que essa opção incorpore parcelas que consideram a floresta em pé uma aberração.

 

Talvez aqui resida o ípsolon da questão. O nosso querido presidente não conseguiu olhar para além das linhas de montagem das grandes fábricas. Sua clássica formação operária, como muitos intelectuais, não permitiu e não percebeu que o Brasil podia e ainda pode ser o gigante da economia sustentável.

 

Ainda há tempo? Não sabemos. O que sei é que precisamos reforçar as nossas defesas, fortalecer as nossas entidades da luta ambiental e incorporar na pauta da luta popular urbana a urgente e indispensável bandeira ecológica.

 

Moisés Diniz é deputado pelo PC do B e líder do governo na Assembléia Legislativa do Acre.

 

{moscomment}

Comentários   

0 #4 Armando 26-05-2008 11:34
Há muito tempo o PT - e principalmente o governo Lula - abdicou da luta pelo meio-ambiente, e só a mantém no discurso, ressalvadas posturas isoladas como a da ex-ministra, mantida no governo apenas como fachada para disfarçar esse descaso, o que resultou na sua exoneração, que se faz tardia.
Com o tratamento que tem sido dado à questão ambiental no Brasil hoje, o que se precisava era um ministro como Minc, a julgar pelo seu discurso. Se estiver se tratando de um jogo de cena apenas, como pressupõe o articulista, estamos no pior dos mundos. Fica mais uma vez evidente que a esquerda petista se apropriou da bandeira ecológica, como de todas as outras lutas progressistas, para jogá-las no ralo.
Citar
0 #3 Boa sorte MincEdson Castanhera 26-05-2008 11:33
Realmente a saida de Marina Silva foi um duro golpe no ambientalismo,
mas estou confiante no Carlos Minc,
seu passado demonstra seu grande interesse e amor pelo meio ambiente
Desejo sorte e coragem ao novo ministro nesta terrivel luta a favor do sofrido meio ambiente brasileiro.
Citar
0 #2 Fernando 21-05-2008 15:53
Prezado Deputado, entendo sua tristeza com a saída da senadora Marina - uma brava guerreira que amamos e acompanhamos. Mas nos seus ensaios de futurologia o senhor não pode dizer - no presente - que o futuro ministro "diz amém ao agronegócio, aos licenciamentos e sepultamentos da amazônia" sem sequer esperar o primeiro ato do futuro ministro. Isto desacredita completamente sua avaliação, que assim se torna além de precipitada, caluniosa.
Citar
0 #1 Maria de Fátima Pereira 21-05-2008 12:21
Para o bem do Brasil, eu gostaria que o autor desta bela e lúcida crônica estivesse enganado, mas sei que seu exercício de análise e de futurologia estão bem alicerçados. Aliás, na crônica anterior em que ele falou da "dor" de termos perdido Marina eu vi ali as palavras que traduziram o sentimento que tomou conta de mim quando a notícia da renúncia foi divulgada. Eu só conseguia traduzir meu sentimento usando o título de um antigo filme: "Um grito parado no ar"! E esse grito foi traduzido pelas palavras de Moisés Diniz. Parabéns!
Citar
0
0
0
s2sdefault