Correio da Cidadania

Revista Debate Socialista

0
0
0
s2sdefault

 

Está à venda desde o dia 11 de abril o número 3 da revista Debate Socialista. Como anuncia em sua apresentação, esta edição tem como novidade não apenas um projeto editorial e gráfico reformulado, mas uma aspiração política "ampliada" em relação a edições anteriores: "expressar nas suas páginas o esforço e as contribuições de diversos coletivos, dirigentes sindicais, políticos e intelectuais que, no âmbito do debate do PSOL, estão formando um novo campo político na esquerda socialista brasileira".

 

Na busca de diálogo permanente com os movimentos sociais vivos, Debate Socialista traz como artigo de capa longa entrevista com Gilmar Mauro, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), com reflexões importantíssimas sobre os rumos do movimento de seu setor, das transformações por que passa o campo no país e dos desafios que a nova configuração do capitalismo brasileiro impõe ao programa e às práticas do MST.

 

Na trilha da reflexão crítica sobre o projeto democrático-popular acalentado pelo PT durante 25 anos, e incorporado de uma forma ou de outra pelo conjunto da esquerda e dos movimentos, o sociólogo Ricardo Antunes fala de sua especialidade — a chamada reestruturação produtiva e seus reflexos sobre o redesenho das classes trabalhadoras — e do futuro da esquerda que insiste no caminho da ruptura com o capital. Plínio de Arruda Sampaio questiona formas e programa para a participação da esquerda socialista nas eleições de 2008. Fernando Silva faz um balanço dos dilemas do PSOL expressos nos debates e resultados da II Conferência Nacional eleitoral da agremiação.

 

Artigo de Rodrigo de Ávila e Maria Lúcia Fatorelli desafiam o pensamento único petista ao demonstrar que, ao contrário dos discursos oficiais, o endividamento público mantém-se como o problema-chave do Estado brasileiro. O economista marxista francês François Chesnais analisa a etapa atual da crise financeira inaugurada em agosto com o estouro da crise hipotecária norte-americana. Plínio de Arruda Sampaio Jr. resenha o clássico "O Imperialismo, fase superior do Capitalismo" para apontar a atualidade do pensamento de Lênin.

 

A edição traz ainda artigos sobre a situação da América Latina pós-ataque da Colômbia ao Equador, sobre a crise que ameaça a Bolívia de divisão territorial, sobre a necessidade de uma nova central sindical autônoma e combativa no país e sobre os caminhos do movimento de estudantes e docentes pela reafirmação da Universidade pública, gratuita e de qualidade.

 

Assim, Debate Socialista pretende cumprir, como pretende, o objetivo de se tornar "instrumento a serviço da batalha ideológica saudável, construtiva, que terá como pilar a busca de recuperar a idéia da revolução e do socialismo como estratégia".

 

rev_debate_socialista_gd.jpg

 

0
0
0
s2sdefault