Mas o que é a escola?

0
0
0
s2sdefault

 

A escola não é ilha isolada no oceano social. Não é lugar para guardar crianças, ou reformá-las, embora possa ajudar, orientar e até alimentar. A escola não é paraíso. Nem inferno. A escola não está aí por acaso. A escola salvará a sociedade se a sociedade salvar a escola.

 

Os professores na escola não são mágicos, não são heróis (embora heroísmo não falte a muitos deles), não são gênios (muito menos da lâmpada), não são mercenários, não são santos, não são famosos, não são poucos, não são suficientes, não são muitos, não são o que pensamos que são.

 

Os professores são pessoas cuja profissão é ajudar na humanização de outras pessoas, os alunos. Cabe aos professores avaliarem os alunos. Avaliação não é punição. Não é acusação. Não é vingança. Não é fatalismo. Não é perseguição. Não é condescendência.

 

Cabe aos pais acompanharem os filhos. Conversar com os filhos sobre a escola. Conversar com a escola sobre os filhos. Conversarem pai e mãe entre si sobre a escola que os filhos freqüentam.

 

Cabe aos alunos entenderem a escola. Cuidarem dela. Defendê-la. A escola não é ponto de tráfico de drogas. A escola não é a sede do tédio. Não é apenas lugar de encontro. Mas o que é a escola mesmo?

 

A escola não é uma idéia vaga. Não é um lugar onde há ou não há vagas. Não é vagão de trem onde entramos e do qual saímos quando chega à próxima estação.

 

A escola não é a sua quadra de esportes, não é um conjunto de salas de aula, não são suas paredes (sujas ou limpas), janelas (abertas ou fechadas), portas (com cadeados ou não), armários (vazios ou cheios), escadas (perigosas ou seguras), computadores (novos ou obsoletos), bibliotecas (reais ou fictícias). A escola não é o que vemos.

 

A escola não é arquivo morto. A escola não é cabide de empregos. Não é moeda de troca política. Não é campo de batalha. Não é um curso de idiomas. Não é empresa competitiva. A escola não é clube, não é feira, não é igreja, não é partido.

 

A escola, o que é? Sabe a escola nos dizer o que ela é? Alguém sabe?

A escola é um problema insolúvel.

A escola é uma probabilidade.

A escola é uma experiência.

A escola é uma esperança.

 

Gabriel Perissé é doutor em Educação pela USP e escritor.

Website: http://www.perisse.com.br/

 

{moscomment}

Comentários   

0 #11 EscolaAlanna Cristina 21-03-2011 10:35
Este texto ficou bom,mas faltou falar sober o que a escola nos passa,alem da educaçao,que e um bom desempo,um futuro melhor,um excelente emprego,entre outros,pois este text tinha que falar mais da realidade vista por um adulto,jovens,este texto mais explicando para crianças,do que para os alunos do ensino medio,que ja esta cansado de ouvir essa historia dsde a primeira serie.....Mas enfim e so este ponto de vista que ouve uma falha.....
Citar
0 #10 Alanna Cristina 21-03-2011 10:29
Este texto e otimo,so que fatou falar sobre o que a escola nos oferece alem da otima Educaçao,que e um futuro melhor,um bom empregoe entre outros...
Citar
0 #9 Ana 08-03-2011 08:54
Maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !
Citar
0 #8 A escola éjessica vieira 05-03-2009 13:48
Olha goataria de te parabenizrs pq foi um texto muito sincero e concordo com tudo que vc falou se nos queremos ir para escola temos que ir com um obejetivo de estudar e nao de atrapalhar.E a nossa educação vem de casa e isso é obrigação dos pais.
Parabens vc fez um otimo texto!!!
Citar
0 #7 A ESCOLA.RENATO FERNANDES ALVES 23-02-2009 17:14
EU PESSOALMENTE JÁ TINHA ESQUECIDO
OS VALORES DA ESCOLA, LI O TEXTO
E ADOREI . POIS ESTOU VOLTANDO Á
ESTUDAR APÓS VINTE E DOIS ANOS ; E
ACHEI O MÁXIMO A FRASE QUE DIZ .
A ESCOLA SALVARÁ A SOCIEDADE SE A SOCIEDADE SALVAR A ESCOLA .

MEUS PARABÉNS
Citar
0 #6 a escolaclédina barros chagas 12-02-2009 08:37
adorei esse texto maravilhoso que fala da escola,pois ele faz os alunos refletirem a definiçao da escola.fala também sobre os professores e isso ajuda o aluno valorizar o professor.parabéns ao autor desse texto!
Citar
0 #5 goistei muitocarine santana vieira 02-12-2008 13:52
este texto e muito legal para nois que estudamois.a escola e tudo.
Citar
0 #4 gosteilarissa faria morais 23-04-2008 13:34
Gostei da sua definiçao de escola gostaria de ler mais sobre o assunto!!!!!
Citar
0 #3 de-formação na escolasil-lena calderaro 19-04-2008 13:40
A Escola é um espaço não de deformação mas formação.Ser educador neste país, em que reitor de universidade rouba e mata sonhos, é uma teimosia sempre urgente de humanizar as relações.
Citar
0 #2 A escolaAna Luzia 17-04-2008 18:12
Em época de aprofundamento da política neolibaral na educação, refletir sobre o papel que a Escola desempenha e que poderá desempenhar na sociedade é muito urgente.¨A escola pública pode mudar o Brasi.Basta o Brasil mudar a escola pública¨( parafraseando o sintese).Excelente reflexão Professor Gabriel.
Citar

Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.

Relacionados