Correio da Cidadania

Notícias do Mundo Possível

0
0
0
s2sdefault

 

No dia 26 de janeiro de 2008, definido como Dia de Mobilização e Ação Global, grupos, movimentos e organizações que se identificam com as propostas do Fórum Social Mundial (FSM) mostraram, em diversos e simultâneos eventos espalhados pelo planeta, que o "outro mundo possível" não é só uma promessa, mas começa a se realizar.

 

É só entrar na página da Ciranda Internacional de Informação Independente na Internet (http://www.ciranda.net/) para ter uma idéia do que aconteceu por todo o mundo neste dia: desde "abraços grátis" em frente a um hospital em Porto Alegre ("acreditamos que o afeto é preventivo de muitas doenças, que poderiam ser evitadas se trocássemos mais abraços, carinho, sorrisos, calmos e tranqüilos, deixando de lado a correria e o consumo de bens materiais", diz uma das ‘abraçantes’) até protestos como o que teve lugar diante do Banco Central em Dublin, na Irlanda, contra o efeito das políticas econômicas globais danosas nos países pobres. Também na página do FSM (http://www.wsf2008.net/) há registros de manifestações que aconteceram mundo afora.

 

Não é ficção, muito pelo contrário: já está em construção em milhares de pequenas e grandes iniciativas que se multiplicam pelo planeta o outro mundo possível que vem sendo preconizado a cada ano pelo Fórum, "um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais" (veja em http://www.forumsocialmundial.org.br/, em memória/histórico).

 

A própria Ciranda Internacional de Informação Independente – ou Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada – é um exemplo disto. Ela viabiliza seu princípio de que para que outro mundo seja possível, é preciso reinventar a comunicação, e ao fazer o convite em seu site para participar dela, diz: "em vez das regras do jornalismo de mercado, vamos colocar em prática nossa melhor característica: a possibilidade de compartilhar o que fazemos, recriar e difundir o que compartilhamos (referindo-se à mídia alternativa)".

 

Outra iniciativa na área da Comunicação é a dos Repórteres da Esperança, na França. Eles propõem a divulgação de informação portadora de soluções, isto é, o relato de iniciativas e ações que dão respostas às questões e problemas coletivos. Promovem a difusão de notícias sobre coisas positivas e construtivas que estão sendo feitas por cidadãos e grupos de cidadãos para superar os grandes e pequenos problemas que a humanidade enfrenta.

 

A Associação Repórteres da Esperança (http://www.reportersdespoirs.eu/) inspirou a formação de uma rede em São Paulo, provisoriamente chamada Contadores de Boas Novas – Comunicando Esperança, que vem sendo estruturada desde setembro do ano passado e foi lançada no Sábado-feira (veja sua carta de lançamento em http://www.contadoresdeboasnovas.net/).

 

‘Sábado-feira’ foi o evento realizado em São Paulo no Dia de Mobilização e Ação Global, quando instituições sociais e grupos compartilharam experiências, idéias e propostas sobre as ações nas quais estão empenhados para mudar o mundo. Além de estandes, o Sábado-feira teve palestras, debates, teleconferências articulando pessoas de diferentes partes do mundo, rodas de conversas e apresentações artísticas (veja em http://www.sabado-feira.netv/).

 

Nesse contexto internacional, todo e qualquer trabalho desenvolvido para melhorar a vida das pessoas assume nova dimensão, planetária e conectada em tempo real.

 

Grupo de São Paulo - Andrea Paes Alberico, Alejandro Buenrostro y Arellano, Carlos Alberto Cordovano Vieira e Thomaz Ferreira Jensen. E-mail - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Artigo publicado na edição de fevereiro de 2008 do Boletim Rede, editado pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade.

 

{moscomment}

0
0
0
s2sdefault