Correio da Cidadania

Apoteose da maracutaia

0
0
0
s2sdefault

 

 

“Privataria”: neologismo forjado pelo surpreendente Élio Gáspari para definir a característica essencial do processo de privatizações em curso na atual quadra da vida brasileira. Trombeteado pelo Collor e consolidado, na seqüência, por FHC e Lula, tal processo articula a transferência de patrimônio e de recursos públicos, além da possibilidade de ganhar dinheiro rápido e fácil com a exploração de serviços essenciais, para as mãos dos piratas do poder privado.

 

“Telegangue” e “rataiada”: termos de calão baixo postos em curso pelo famoso Mendoncinha, aquele que acionava o martelo nos leilões da entrega durante o surto tucano do processo. Ele operava, segundo revelação dos “grampos” da época, “nos limites da irresponsabilidade”, ainda assim não conseguiu evitar que um grupo, exatamente o que agora cresce sob a égide lulista, ganhasse um dos leilões fora do combinado. Ficou puto e xingou com carregado sotaque paulista.

 

“Maracutaia”: expressão popular nordestina que o presidente Lula, quando sua opção preferencial parecia ser outra, ajudou a espalhar no vocabulário político nacional como uma espécie de súmula sonora de tudo que é feio e torto.

 

“Negociata é aquele negócio do qual não participamos”: deliciosa vinheta onde o humor corrosivo do inesquecível Barão de Itararé define o desmaio dos valores imateriais diante da investida poderosa do interesse puro.

 

“A lei, ora a lei”: sentença antiga que consolida, em nossa tradição de burla sistemática aos valores republicanos, a idéia de que a lei não passa de um chicote para disciplinar os de baixo.

 

“Grupo Oi/Telemar”: magote de barões da privataria que galopa na prosperidade de uma das “capitanias hereditárias” da telefonia privatizada. Entre os principais acionistas está a antiga construtora mineira, Andrade Gutierrez, a maior financiadora da última campanha do PT. Só no declarado na justiça eleitoral, em 2006, foram R$ 7,92 milhões. E o grupo La Fonte, Carlos Jereissati, alvo dos xingamentos de Mendoncinha e descobridor de talentos: apostou milhões na Gamecorp (Lulinha de sócio) como um “negócio promissor”.

 

Os jornais, no alvorecer deste ano, noticiaram a iminência de mais um meganegócio que, se realizado, vai promover novo rearranjo na estrutura de mando na telefonia brasileira: a compra da Brasil Telecom pela Oi/Telemar. A lei vigente, inventada para facilitar a primeira fase do processo, proíbe o negócio, mas os laboratórios que articulam corporações e titulares do poder político já estão providenciando o ajuste da lei às conveniências do momento. Até um verniz nacionalista (empresa nacional) foi providenciado. Ralo e quebradiço, certamente não resistirá ao sol da primeira primavera. 

 

Tudo tramita de acordo com o modelo: financiamento do BNDES, participação dos fundos de pensão, sob comando da malha que articula os barões da privataria com os varões da República. Para se ter uma idéia do tamanho da bocada, o faturamento anual presumido do novo aglomerado é calculado em R$ 40 bilhões, uma CPMF por ano em bolsos privados. Aproveitando o clima carnavalesco, junte ao seu gosto os ingredientes dos parágrafos acima e se prepare para o desfecho: a rica evolução do monopólio privado na apoteose da maracutaia. 

 

 

Léo Lince é sociólogo.

{moscomment}

Comentários   

0 #2 Monopólio.Nabil Atala 22-02-2008 13:20
Se pelo menos esses monopólios fossem eficientes. Êles roubam todo o mundo e na hora de prestar serviço, é aquela porcaria.
Tenho um telefone da Telemar, no Rio, há 6 anos.
Nunca recebí uma conta que não estivesse majorada. Nunca!
Contestei todas e "todas", foram retificadas.
O engraçado, é que os erros são sempre a maior. Alguém já recebeu alguma conta de telefone, a menor? Duvido.
Os computadores do monopólio, só sabem somar.
Amigos, se preparem que ainda temos dois anos de PT e PMDB.
Depois disso tudo, acho que é hora de dizer:
- PT, NUNCA MAIS!!!
Demorou a chegar ao poder, em nome do povo.
Quando chegou "fufuricou" o povo, bem fundo. Ironia, né?
Citar
0 #1 Falar o quê?Luiz Felipe do Carmo 30-01-2008 10:19
É mais espetáculo do crescimento nos bolsos dos amigos do rei e dos amigos do Lulinha. Por falar nisso,cadê o João?
Citar
0
0
0
s2sdefault