Correio da Cidadania

Edição 1040 – 05/12/2016 a 11/12/2016

0
0
0
s2sdefault

 

 

Reforma da Educação, ditada pela área econômica, levará a uma formação regressiva e deficiente

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Enquanto o país entra no último mês do ano sob intensa cries e o governo tenta emplacar algum projeto como resposta, a onda de ocupações de estabelecimentos de ensino segue na ordem do dia. Após a eclosão das ocupações de escolas do ensino médio em vários estados, agora observamos a extensão do fenômeno às universidades públicas, que já têm experimentado os remédios do ajuste fiscal e do corte de investimentos públicos nesses últimos dois anos. Sobre todo o contexto, entrevistamos Roberto Leher, reitor da UFRJ.

 


 

“Renan Calheiros é retrato profundo da crise institucional do país”

Por Gabriel Brito e Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

Após mais um domingo de manifestações tingidas de verde e amarelo, sob o mote de combate à corrupção, o Brasil vive autêntica balbúrdia, em uma semana que ficará marcada pelo desacato à decisão do STF de tirar Renan Calheiros da presidência no Senado, seguida de decisão que o mantém, ainda que proibido de constar da linha sucessória presidencial. Sobre esses temas, e os projetos que o governo tenta aprovar, o Correio da Cidadania conversou com o deputado federal Ivan Valente, um dos responsáveis pelo veto à anistia ao caixa 2, na semana passada.

 


 

POLÍTICA

 

Fábio Konder Comparato: “os ministros da Suprema Corte não estão sujeitos a controle jurídico algum”

Por Franciele Petry Schramm

 

O arquivamento do pedido de impeachment do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, enquanto ainda tramitava no Senado Federal, não surpreendeu Fábio Konder Comparato, um dos integrantes do grupo de juristas que apresentou o pedido. Para o grande jurista, há uma razão para quase duzentos anos de desresponsabilização dos juízes: eles são o grande guardião do poder oligárquico. Mas existem alternativas.

 


 

De 1 milhão de mortos para 1 milhão de cisternas

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

O governo atual voltou com o discurso do “combate à seca”, eliminou os programas de convivência com o Semiárido e despejou novamente os recursos no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DENOCS), sob comando do PMDB. O raciocínio dispensa comentários.

 


 

Quatro critérios para definir se uma mobilização social é progressiva ou reacionária

Por Valério Arcary

 

Dessa avaliação dependerá, em grande medida, o futuro do processo de reorganização aberto pelo fim do ciclo de hegemonia do petismo/lulismo. Infelizmente, aqueles que perderem a bússola de classe naufragarão.

 


 

O medo governa

Por Frei Betto

 

O contrário do medo não é a coragem, é a fé. Não apenas religiosa, mas cívica, política, utópica. Acreditar que o futuro pode ser melhor e diferente.

 


 

Pensando a longo prazo – Soluços industrializantes

Por Wladimir Pomar

 

Como é possível, com a caracterização da “expansão do capitalismo” como “modelo de consumo restrito à classe média (no) processo de industrialização”, pretender acusar “os limites do economicismo marxista”?

 


 

A esquerda abandonou o discurso contra a corrupção?

Por Tatiana Roque

 

Um discurso político contra a corrupção – não justiceiro, mas também não apenas garantista – depende de nossa capacidade para focar no combate à concentração de poder e aos privilégios. A fixação no universalismo torna as pautas da esquerda abstratas e pouco convincentes para uma opinião pública sensível ao tema dos privilégios, tema do qual a corrupção é apenas uma das faces, justamente aquela que vem sendo encampada pela direita.

 


 

O que temer na contrarreforma trabalhista?

Por André Queiroz Lima, Clarissa Maçaneiro Viana e Gustavo Seferian

 

Tal qual se verifica em outras frentes de ataque à classe trabalhadora – como na restrição de liberdades civis, criminalização de movimentos sociais e da juventude negra e pobre – é de se notar no último período uma prevalência de mudanças impactantes no âmbito jurídico, com um aparente esvaziamento do papel do Poder Legislativo nas tarefas estratégicas de dominância.

 


 

Prisões sobem de hierarquia

Por Pedro Cardoso da Costa

 

Nesse episódio das prisões dos peixes grandes, ficou estranha a coincidência entre a prisão de Garotinho e uma gravação de voz atribuída a ele em que se mostra satisfeito por seu processo ter ido para uma relatora do Tribunal Superior Eleitoral. Quando a gravação foi ao ar, ela já havia determinado a transferência de Anthony Garotinho para um hospital particular – seria um castigo demasiado ele ser tratado numa daquelas pocilgas que deixou para a população quando era governador.

 


 

Jamais seremos os mesmos

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Essa é a frase que mais ouvi nos últimos tempos, de pessoas tão diferentes, que nem se conhecem. Ou nos reconciliamos na justiça, ou jamais nos reconciliaremos.

 


 

Um discípulo exemplar

Por Frei Betto

 

Num país de tanta corrupção, nepotismo, marajás do serviço público e ambição de riqueza e poder, um homem como Antônio Cechin fez diferença por sua fidelidade à proposta de Jesus. Aos 89 anos de idade, ele transvivenciou no último dia 16.

 


 

BRASIL NAS RUAS

 

Fórum Popular de Saúde faz protestos nas ruas de São Paulo contra a PEC 55

Por Paulo Spina

 

No começo do ato um microfone foi aberto bem na frente da Secretaria Estadual da Saúde, no quarteirão do Hospital das Clínicas. O Fórum Popular de Saúde que reúne usuários do SUS, trabalhadores, estudantes e outros movimentos, tem núcleos em diversas regiões da cidade e vai continuar ocupando as ruas defendendo uma saúde pública, estatal e de qualidade.

 


 

SOCIAL

 

Natal: luz do afeto e saúde no SUS

Por Daniel Chutorianscy

 

É tempo de pôr pra fora os “porquês”, a marginalidade, o fato de se sentir menor, infantilizado, num espaço grupal e individual, onde os medicamentos são importantes, mas secundários.

 


 

Indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais

Por Frei Marcos Sassatelli

 

Cerca de 500 lideranças indígenas de povos de cinco estados (MA, BA, RS, SC e SP), de pescadores e pescadoras artesanais, quilombolas e quebradeiras de coco, ocuparam o Palácio do Planalto.

 


 

INTERNACIONAL

 

A morte de uma utopia

Por Luiz Eça

 

Enquanto cubanos em Miami cantavam e dançavam, em Havana outros cubanos estavam de luto. Centenas de milhares deles, talvez um milhão, formavam gigantescas filas, esperando sua vez de dar adeus a Fidel Castro. Enquanto os exilados perderam, eles tiveram muito a ganhar com a revolução, simbolizada por seu líder. Em 2012 a expectativa de vida em Cuba era maior do que a dos EUA.

 


 

Lula e Obama: divergência em torno da política nuclear do Irã

Por Virgílio Arraes

 

Os Estados Unidos desejavam aplicar sanções ao Irã, porém o Brasil discordava de seu emprego, por avaliá-las contraproducentes – isolá-lo não barraria o andamento da execução da política nuclear, nem contribuiria para torná-lo mais democrático ou amistoso.

 


 

Standing Rock: a maior mobilização indígena nos Estados Unidos em mais de um século

Por Silvia Arana

 

Em violação aos tratados e contra a vontade dos Sioux, a corporação petroleira Energy Transfer Partners está construindo um oleoduto que destruirá este lugar sagrado e o cemitério indígena de Standing Rock, cujo caminho subterrâneo passaria por debaixo do leito do rio Missouri. O projeto conta com um investimento de 3,8 bilhões de dólares, financiado pela Goldman Sachs, Bank of America, HSBC, UBS, Wells Fargo e outros grandes bancos.

 


 

Irã: deputado reformista enfrenta Judiciário conservador

Por Luiz Eça

 

Os juízes e promotores conservadores usaram seus poderes para sabotar as promessas de liberalização do regime. Rouhani venceu algumas disputas com esses poderosos grupos, mas ainda falta muito.

 


0
0
0
s2sdefault