Correio da Cidadania

Edição 1029 – 19/09/2016 a 25/09/2016

0
0
0
s2sdefault

 

 

 

Reforma Trabalhista: "precisamos do contrário do que está proposto"

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

Em meio à crise política e econômica, a agenda do governo federal apresenta sua controvertida proposta de reforma trabalhista, anunciada pelo novo Ministério do Trabalho. Dentre os principais pontos da proposta está o aumento da jornada e a prevalência do acordo entre trabalhador e patrão sobre a legislação vigente, além da abertura quase total às terceirizações. Para uma análise de fôlego, entrevistamos Edson Carneiro, o Índio, da coordenação nacional da Intersindical, um das centrais que manteve-se independente aos governos petistas.

 


 

‘O atual modelo esportivo brasileiro está esgotado’

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

A chama da Paralimpíada se apagou no Maracanã e o Brasil encerra o ciclo de megaeventos que marcou os últimos 10 anos do calendário esportivo. Para fazer um balanço a respeito das oportunidades aproveitadas e desperdiçadas, entrevistamos o jornalista José Cruz, especialista nos esportes ditos olímpicos, isto é, todos aqueles que integram o programa dos Jogos, exceto o futebol, e ainda hoje ocupam menos da metade de seu espaço em nossas mentes e corações. Em sua síntese, os resultados não estiveram à altura dos investimentos.

 


 

POLÍTICA

 

PEC 241 torna inconstitucional o desenvolvimento social e cultural

Por Otaviano Helene

 

Há muitas outras formas de enfrentar a questão dos recursos públicos, se é que o problema apontado pelo governo realmente existe. Entre essas formas, haveria o combate à sonegação. Segundo o sítio sonegômetro, os sonegadores se apropriam de cerca de 10% do PIB, cerca de R$ 1,5 bilhão por dia! Por que o governo prefere atacar a educação, a saúde, a justiça, a segurança, a previdência, a ciência e a tecnologia em lugar de atacar os sonegadores?

 


 

Cadê os omeletes?

Por Frei Betto

 

O governo Temer aprofunda as medidas restritivas iniciadas por Dilma em seu segundo mandato. E o que é grave, sem uma estratégia de longo prazo para o Brasil.

 


 

Crimes de Lula. Com provas

Por Sérgio Domingues

 

Nos últimos 50 anos, a ampliação latifundiária no Brasil ocorreu em dois momentos principais. Durante a ditadura militar de 64 e, vejam só, sob os governos petistas.

 


 

Suprimir o pensamento e os pensadores

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Alguém precisa lembrar a eles que a Igreja Medieval, Hitler e Ruy Barbosa fracassaram. Pensar é uma faculdade inerente ao ser humano, não uma concessão dos donos do poder.

 


 

A tática, a estratégia e o teste da realidade

Por Luis Leiria


O confronto prático das táticas do PSTU no caso das mobilizações “Fora Temer” ou diante do processo e eventual prisão de Lula demonstram alguma desorientação e nenhuma articulação com tal estratégia.

 


 

O processo contra Lula é progressivo ou reacionário? O critério deve ser a “bússola” de classe

Por Valério Arcary

 

A Siemens não admitiu a participação no pagamento de propinas em São Paulo, no episódio do contrato dos trens? Existe alguma procuradoria no país argumentando a tese do “domínio de fato” para criminalizar Serra ou Alckmin?

 


 

Lula, Lava Jato e as medidas do arranjo Temer

Por Marcelo Castañeda

 

Precisamos ver se o foco em Lula neste momento não faz com que deixemos de dar conta do justo combate às medidas e reformas que continuam vindo de cima para baixo. E se não enfraquecerá até cessar a mobilização que se formava contra o governo Temer, que já diminuiu de magnitude no último domingo em São Paulo, capital, local onde parecia mais quente.

 


 

O “encantamento” de Domingos Montagner

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Eu conheci Domingos pessoalmente na oficina sobre o rio São Francisco que fiz para atores, diretores e produção no Rio de Janeiro. Pessoa muito simples e muito cidadã.

 


 

Pensando a longo prazo – Convicções e Blitzkriegs

Por Wladimir Pomar

 

Se as convicções de policiais, procuradores e juízes se tornarem norma jurídica, da mesma forma que o domínio de fato, o Brasil realmente vai ingressar por um caminho ainda mais cavernoso.

 


 

Relação fé e política

Por Frei Betto

 

E há quem acredite que da cabeça de Jesus surgiu a Igreja tal qual a conhecemos hoje.

 


 

ECONOMIA

 

Dominação

Por Paulo Metri

 

A mídia brasileira doutrina, uma vez que repete “suas verdades” à exaustão para torná-las verdadeiras. Muitas pessoas aceitam a doutrinação midiática e se transformam em estações repetidoras.

 


 

INTERNACIONAL

 

Compra da Monsanto pela Bayer: tragédia para a nutrição mundial

Por Eric Drooker

 

O pior dos cenários realizou-se: a Bayer comprou a Monsanto por 66 bilhões de dólares. O fato dá origem ao que é, de longe, a maior corporação de agronegócio do mundo.

 


 

Venezuela: “temem a mobilização espontânea do povo”

Por Patricia Marcano

 

“Nicolás Maduro deve sair já, mas nós apostamos que isso ocorra pela mobilização popular, a coloca-lo contra a parede”, manifesta Miguel Ángel Hernández, secretário-geral do Partido Socialismo e Liberdade. “No PSL, há posições claras: para solucionar a crise do país o PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela) não é uma opção, a MUD (Mesa de Unidade Democrática) não é uma opção e o referendo revogatório tampouco o é”.

 


 

Judeus liberais agem contra os assentamentos

Por Luiz Eça

 

Enquanto os EUA limitam-se a contestar os assentamentos, uma organização liberal judaico-americana, a JSTREET, não fica só nas palavras. Toma ações concretas para combater essa política do governo israelense. Ela demonstra que nem todos os judeus norte-americanos apoiam Israel incondicionalmente.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Lula, Belo Monte e a Lava Jato 2

Por Telma Monteiro

 

O setor privado brasileiro nunca quis investir em obras com viabilidade econômica duvidosa, idealizadas por estatais hipertróficas, como se viu no imbróglio do leilão de Belo Monte. Não sendo possível obter taxas de retorno compatíveis com os altos custos sociais e ambientais, deixaram o investimento, o financiamento e os riscos para o Estado, que era rico o suficiente. Lula garantia. Como garantiu a sangria da Petrobras.

 


 

A propaganda enganosa como estratégia dos “negócios do vento”

Por Heitor Scalambrini Costa

 

Energia eólica, como qualquer outra fonte energética, provoca danos socioambientais. E o preço cobrado por MWh (megawatt/hora) produzido por esta fonte energética não leva em conta os custos socioambientais provocados.

 


 

 

0
0
0
s2sdefault