Correio da Cidadania

Edição 1024 – 15/08/2016 a 21/08/2016

0
0
0
s2sdefault

 

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

Dentre diversas crises setoriais que compõe a grande crise generalizada pela qual o Brasil passa, o setor das comunicações não se isenta. Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Para debater este conjuntura entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.

 


 

Neymar está órfão

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Havelange representou no futebol aquilo que vemos em todas as esferas da política deste século 21, isto é, a dissimulação de compromissos éticos em nome de um interesse maior e mais importante: a fluência dos negócios para além de questões ditas ideológicas. Seu legado é um futebol cada vez mais distanciado da essência comunitária e associativa, a fabricar gerações de torcedores e atletas que mutuamente se desconhecem e, cada um a seu modo, limitam-se aos mesmos raciocínios da vida cotidiana.

 


 

POLÍTICA

 

Francisco, Jesus e as mulheres

Por Frei Betto

 

A misoginia é, na Igreja Católica, uma síndrome injustificável, sobretudo se considerarmos que em comunidades rurais e de periferias urbanas são as mulheres que predominantemente conduzem a atividade pastoral.

 


 

Pensando a longo prazo – Ciência e Weber

Por Wladimir Pomar

 

Jessé Souza, apesar ou por causa de sua defesa das teorias de Weber, se vê na contingência de dizer que “o uso do prestígio científico weberiano” teria servido “para a afirmação de uma visão distorcida, conformista e superficial da realidade”.

 


 

Temer adota comitê de pureza racial

Por Laura Capriglione

 

Agora, além da autodeclaração, o candidato terá de expor seu corpo presencialmente ao Tribunal da Verdade Racial para que ele seja escrutinado se é moreno o suficiente, preto o suficiente. Crespo o suficiente.

 


 

A fé não move montanhas (nem remove governos)

Por Marcelo Castañeda

 

As eleições municipais, tão relegadas até então, serão importantes para sinalizar o tamanho do desafio que teremos pela frente na constituição de um projeto político alternativo de longo prazo. E refiro a 2022 em termos de país, pois não é de se crer que até 2018 surja tal condição. O que está colocado a partir de setembro é o desafio de pensar a resistência em relação aos vários ataques que virão e à ação política em torno de um projeto alternativo, de forma simultânea.

 


 

O enigma de Mônica

Por Jacques Gruman

 

Num raro momento de lucidez, a presidente afastada acaba de reconhecer que o PT precisa de uma “grande transformação” e reconhecer erros cometidos. Tal como Wagner, não explicou que erros foram esses. No entanto, sua proposta sugere a necessidade de uma autocrítica, que, a meu ver, seria muito saudável para o partido. Continuar atribuindo todas as mazelas nacionais a conspirações é perseverar no erro e dar combustível à ignorância política. Que joga a favor da direita.

 


 

Fidel, 90 anos

Por Frei Betto

 

Fidel é o primeiro revolucionário a atingir a idade de 90 anos. Conheci-o no primeiro aniversário da Revolução Sandinista, em Manágua, em 19 de julho de 1980.

 


 

SOCIAL

 

Reocupação da Usina Santa Helena: solidariedade e apoio às famílias trabalhadoras

Por Frei Marcos Sassatelli

 

O MST de Goiás “vem compartilhar a importante conquista das famílias acampadas na ocupação estadual Leonir Orback, localizada na fazenda Ouro Branco, de propriedade da Usina Santa Helena”.

 


 

 

ECONOMIA

 

O valor do controle da BR Distribuidora

Por Felipe Coutinho

 

A possível nova estrutura de propriedade e controle da BR Distribuidora levará a uma redistribuição do valor gerado pela atividade da maior distribuidora de combustíveis do país. Para entender as mudanças que estão em jogo, listamos as prerrogativas que, provavelmente, serão utilizadas pelo controlador privado para recuperar seu investimento para assumir tal função societária.

 


 

Temer explica Getúlio

Por Paulo Metri

 

Acabaram-se os pruridos. Engana-se descaradamente, aflige-se o outro sadicamente, tira-se o pão alheio sem o menor constrangimento, rouba-se atendimento médico e escola Plagiando JK, o slogan do governo Temer poderia ser: “50 anos (de retrocesso) em dois!”. Como na República Velha, o Brasil está ameaçado como nação.

 


 

INTERNACIONAL

 

Chile: a rebelião dos aposentados

Por Horácio Brum

 

Cerca de 100 mil pessoas marcharam pela avenida principal de Santiago no último dia 24 de julho, e outras dezenas de milhares o fizeram nas cidades mais importantes das regiões de todo o Chile para defender seu direito a uma velhice tranquila, sem a angústia de saber que sua aposentadoria pode ficar reduzida a zero caso vivam bastante ou caiam as cotações das bolsas em Frankfurt e Londres.

 


 

A Batalha de Gênova (3): A antiglobalização em branco, vermelho e negro

Por Gregório Maestri

 

O Correio da Cidadania republica a partir desta semana uma série análises de Gregório Maestri sobre a violenta repressão da polícia italiana aos protestos antiglobalização em Gênova (Itália), no encontro do G-8 realizado na cidade há 15 anos – entre 19 e 22 de julho de 2001 (e publicado à época dos acontecimentos). O autor elaborou suas análises, à época, a partir de uma incursão na história do país.

 


 

Documentado o apoio de Kissinger à ditadura argentina

Por Luiz Eça

 

Documentos recentemente desclassificados do departamento de Estado dão uma ideia de como isso aconteceu. Na sua gestão como secretário de Estado do governo do republicano Gerald Ford, ele estimulou repetidas vezes os militares argentinos a destruírem os “terroristas”.

 


 

Brexit: avanço da “direitização” e do neoliberalismo

Por Grupo de São Paulo

 

Viktor Orban, líder húngaro, há meses vocifera contra as cotas para migrantes sugeridas pela UE. A polícia de seu governo costuma reprimir com muita violência os migrantes que lá chegam. Agora utiliza uma nova arma: um referendo. Em 2 de outubro, os húngaros deverão responder a seguinte questão: “vocês aceitam que a União Europeia possa decretar uma realocação obrigatória de cidadãos não húngaros na Hungria, sem aprovação do Parlamento húngaro?”

 


 

Bolívia: megarrepresa na Amazônia e os testemunhos de uma anunciada e futura morte

Por Eduardo Gudynas

Estamos em um momento histórico em que somos testemunhas diretas das ações que levam direta e inexoravelmente a sérias perdas ecológicas. Presenciamos o início de mortes anunciadas. Um dos casos mais graves na América Latina é a recente decisão de construir uma mega represa na Amazônia boliviana. Ali há várias semelhanças e muitas lições para o continente.

 


 

Israel cada vez menos democrata

Por Luiz Eça

 

A mais recente lei da torrente agressiva do governo determina a suspensão ou expulsão dos parlamentares acusados de incitação racista ou de apoiar movimentos armados contra Israel.

 


 

Brasil-Estados Unidos – atritos latino-americanos

Por Virgílio Arraes

 

Os EUA aguardam a sucessão presidencial para novembro com duas candidaturas bastante conservadoras, não obstante os esforços retóricos para diferenciá-las, no que não deverá alterar o relacionamento amero-brasileiro.

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Um sonho ficcional sobre jurisprudência: os petrodólares e o roubo das “galinhas”

Por Roberto Antônio Deitos

 

O crime compensa se for vantajoso E envolva muito dinheiro e poder?... Quem sabe a delação premiada Possa ser útil na sutileza do crime? Entenderam a jurisprudência agora?...

 


0
0
0
s2sdefault