topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Nov   December 2016   Jan
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Julianna Walker Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

Edição 1019 – 11/07/2016 a 17/07/2016
Arquivos do Correio
Sexta, 15 de Julho de 2016
Recomendar

Acordos de Paz da Colômbia: “desativar uma guerrilha de 50 anos implica atender demandas sociais históricas”

Por Gabriel Brito, da Redação

alt

 

Enquanto o mundo vive uma escalada de violência, autoritarismo e chauvinismo, que somente entre quinta e sexta-feira significaram um atentado com mais de 80 mortes na França e um golpe de Estado em pleno andamento na Turquia, um dos mais longevos conflitos da humanidade vai na direção contrária. Trata-se da Colômbia e seus acordos de paz entre o governo de Juan Manuel Santos e as FARC-EP. Foi sobre isso que conversamos com Pietro Alarcón, professor de relações internacionais radicado no Brasil.

 


 

Olimpíadas: ‘perdemos a oportunidade de nos mostrar uma sociedade competente’

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

A cerca de 20 dias dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, até as autoridades que mais participaram de sua elaboração vieram a público admitir algumas temeridades, em especial na questão da segurança urbana. Para discutir tal aspecto e também fazer um balanço da preparação esportiva brasileira, o Correio entrevistou a psicóloga esportiva Katia Rubio, autora do livro Atletas Olímpicos Brasileiros, que conta a história de quase 1800 atletas nacionais que foram aos jogos, a imensa maioria anônima.

 


 

Professoras denunciam perseguição e violência na “reorganização branca” do ensino paulista

Por Raphael Sanz, da Redação

 

alt

 

Os problemas continuam. As instalações seguem em péssimas condições, assim como as condições de trabalho e salário dos professores e demais profissionais. A falta de material escolar não foi resolvida e o clima dentro das escolas segue uma lógica de barbárie, de acordo com as descrições das professoras. Além disso, podemos observar o fechamento de milhares de salas e centenas de períodos por baixo dos panos. Resta ver quais serão os próximos passos de alunos e professores no sentido de fortalecer e democratizar o debate – e também a força que terão para sustentá-lo.

 


 

“A CPI da Merenda é uma vitória, mas não acredito que os culpados serão punidos”

Por Gabriel Brito, da Redação

 

alt

 

Estudantes e professores da rede pública de SP protagonizaram movimentos marcantes em 2015, mas o fato é que a política de austeridade do governo estadual do PSDB continua a alcançar seus objetivos, inclusive auspiciada por seu braço militar. Após o escândalo do desvio de verbas da merenda, que tem até o presidente da Assembleia Legislativa citado, houve nova onda de ocupações, no caso de Escolas Técnicas, encerrada com a instalação de CPI. Sobre toda a conjuntura, falamos com Maria Eduarda Gomes da Silva, secundarista que participou da ocupação da E.E. Antonio Alves Cruz.

 


 

POLÍTICA

 

Quando o golpe é diário ninguém é idiota

Por Marcelo Castañeda

 

O desafio para poder continuar operando como “esquerda” enquanto um potencial de transformação passa fundamentalmente por entender que o PT está superado como possibilidade transformadora na via institucional, mas que as demais organizações precisam cada vez mais se arriscar fora dos círculos do costume, dos diálogos fraternos entre iguais que se reconhecem, a fim de se aventurar em territórios existenciais que não manejam e não controlam.

 


 

Pensando a longo prazo – IV

Por Wladimir Pomar

 

Sem tocar na questão da propriedade privada, tudo o mais sobre a luta contra a “justificação e o encobrimento” da exploração de classe se torna parte da ideologia dominante. Infelizmente, tal questão está ausente de A Tolice da Inteligência Brasileira.

 


 

PSTU: os significados de uma ruptura

Por Mário Maestri

 

Devido ao seu caráter, a ruptura de 5 de julho pode ter uma influência benéfica sobre a esquerda classista e trotskista brasileira internacional. Ainda que nasça, como proposto no “Manifesto”, em uma era singularmente árida para a revolução e para o mundo do trabalho. Porém, trata-se, definitivamente, de uma forte lufada de ar fresco, em atmosfera em contínua degradação, não apenas no nosso cada vez mais triste país e continente.

 


 

Espiritualidade em tempos de crise

Por Frei Betto

 

Tanta desgraça em volta – miséria, terrorismo, assassinatos – induziu um homem indignado a querer romper o silêncio de Deus: “E o Senhor nada faz?” E ele respondeu: “Já fiz. Você!”

 


 

Paulo Freire, “fome e sede”

Por Roberto Malvezzi (Gogó)

 

Paulo Freire será sempre um fantasma a assombrar aqueles que querem perpetuar sociedades opressivas. Aprender a ler o mundo é sempre um perigo.

 


 

ECONOMIA

 

O teto orçamentário do governo Temer fora dos limites lógico, ético e constitucional

Por Guilherme C. Delgado

 

Mesmo depois de encerrado o processo do impeachment, é muito improvável, se não por razões éticas, por razões eleitorais, que o atual Congresso aprove o saco de maldades implícito ou aditado à PEC 241/2016, de paralisia da política social e da prestação de serviços públicos em geral, por, no mínimo dez anos, enquanto a especulação financeira continuaria completamente liberada.

 


 

INTERNACIONAL

 

Afinal, foi mesmo o petróleo que causou a invasão do Iraque?

Por Luiz Eça

 

Não vou dizer que o petróleo foi a única razão dos EUA de Bush e do Reino Unido de Blair invadirem e ocuparem o Iraque durante tantos anos. Mas que pesou bastante, as evidências do Inquérito Chilcot estão aí para comprovar. Nesta guerra, good guys são poucos. Apesar da grande mídia, os bad guys continuam dominando em ambos os lados.

 


 

Brasil-Estados Unidos – interesses na situação do Irã

Por Virgílio Arraes

 

A discordância entre a Casa Branca e o Planalto sobre aquela sociedade não impedia manifestações aproximadas sobre assuntos do cotidiano persa, embora por diferentes motivos – um por segurança regional; o outro por economia.

 


 

A mudança em Porto Rico

Por Nils Castro

 

Dez anos de recessão e uma dívida impagável converteram o caso de Porto Rico em uma dor de cabeça também para o governo estadunidense, o que pôs em crise o sistema colonial e seus partidos. Frente às inconformidades e reivindicações porto-riquenhas, e as pressões dos credores de Wall Street, as autoridades norte-americanas incorreram em duas decisões que anulam o regime do chamado Estado Livre Associado.

 


 

Rumo a uma Era da Desintegração?

Por Patrick Cockburn

 

No Oriente Médio, Estados independentes desmoronam. Guerras, políticas neoliberais e desigualdade extrema aceleram o processo. Mas e se o fenômeno tornar-se global? Vivemos numa era de desintegração. Em nenhum lugar isso é mais evidente do que no Oriente Médio e na África.

 


 

Novo presidente da República Saaraui defende diálogo, mas não descarta a luta armada

Por Baby Siqueira Abrão e Marcos Tenório, do campo de refugiados de Dajla, na Argélia

 

Sob um calor de 54 graus e com o vento quente do Saara enchendo de areia o ar abafado, os quase 2,5 mil delegados presentes ao congresso extraordinário da Frente Polisário elegeram o novo presidente da República Árabe Saarauí Democrática (RASD) e exigem o fim da ocupação marroquina.

 


 

Terceira guerra mundial pintando no horizonte

Por Luiz Eça

 

Falando a jornalistas estrangeiros em São Petersburgo, Putin deixou claro que a escalada no leste europeu pode acabar numa guerra nuclear.

 


 

MEIO AMBIENTE

 

Lesbia Yaneth e Berta Cáceres: o retrato da coragem das mulheres ambientalistas

Por Amyra El Khalili

 

Quando penso que deveríamos encerrar o Movimento Mulheres pela P@Z!, alguma coisa estupidamente absurda acontece. Digo estupidamente absurda, mas não menos surpreendente. Na semana passada, em 8 de julho, nossas redes comunicaram o assassinato de mais uma ativista em Honduras, a companheira de Berta Cáceres, Lesbia Yaneth, membro do Conselho Cívico de Organizações Populares e Indígenas de Honduras (Copinh).

 


 

CULTURA E ESPORTE

 

Ode a Éder

Por Gabriel Brito, da Redação

 

Aquele que entrou com o desespero de quem sabia estar desfrutando da melhor hora da vida ganha todas as suas partidas individuais e empurra seu time adiante.

 


 

RESENHA

 

Repensar e desenvolver o marxismo

Por Haroldo Lima

 


 

Recomendar
Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2016
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

Imagem

Documentário sobre as resistências indígenas às hidrelétricas do Tapajós
Leia mais...

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates