topleft
topright
ISSN 1983-697X

Boletim Diário

Email:
Para assinar o boletim de
notícias preencha o
formulário abaixo:
Nome:

Brasil nas Ruas

Confira os artigos sobre manifestações e movimentos sociais no Brasil.

Arquivo - Artigos

Áudios

Correio da Cidadania, rádio Central 3 e Revista Vaidapé fazem “debate autônomo” sobre as eleições  

Leia mais...
Image

Plinio de Arruda

MEMÓRIA

Confira os textos em homenagem a Plinio


Leia Mais

Plinio em Imagens



Confira a vida de Plínio


Charge


Imagem




Artigos por data

 Aug   September 2016   Oct
SMTWTFS
   1  2  3
  4  5  6  7  8  910
11121314151617
18192021222324
252627282930 
Julianna Willis Technology

Links RSS

Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania Correio da Cidadania

Áudios - Arquivo

AumentarDiminuirVoltar ao original
A mudança em Porto Rico Imprimir E-mail
Escrito por Nils Castro   
Qui, 14 de Julho de 2016
Recomendar

 

 

 

 

Há períodos em que parece que muito pouco ocorre e logo os acontecimentos se desatam; mas enquanto o profundo da situação dá um giro, mesmo os bons analistas demoram a notá-lo. E quando suas apreciações se deixam levar pela rotina, tampouco a esquerda escapa de tal tendência. Este é o caso do que hoje acontece em Porto Rico, onde a realidade iniciou uma dinâmica qualitativamente nova, sem que alguns anticolonialistas tenham percebido.

 

Assim é refletida a Declaração do recente XXII Encontro de uma organização meritória como o Foro de São Paulo, celebrado em São Salvador (capital de El Salvador) em fins de junho. Como de costume, reitera que “apoiamos a luta heroica do povo porto-riquenho pela sua independência e a justa reivindicação da Argentina por sua soberania sobre as Ilhas Malvinas”. Pese a boa fé da frase, a ligeireza dá lugar a algumas deficiências. A mais simples, que entre a imobilidade das Malvinas e a atual agitação de Porto Rico não há mais similaridade do que o acidente geográfico de que ambas são ilhas. Pois se é pelo regime colonial, faltou incluir Aruba, Martinica e outras possessões do Caribe.

 

O segundo erro está no fato de que o caso das Malvinas é de integridade territorial, não de autodeterminação dos povos. A Grã Bretanha arrebatou esse território da Argentina e substituiu sua pequena população por colonos vindos da Inglaterra. Se seus descendentes votassem pela soberania que preferem, certamente escolheriam Londres. Ao contrário, Porto Rico é uma nação histórica, onde 4 milhões de pessoas defendem uma cultura própria, de raiz hispano-americana e caribenha. A questão aqui é recuperar as condições necessárias para que este povo possa decidir livremente sua autodeterminação. Isto é radicalmente distinto do caso das Malvinas. Reivindicá-los juntos – e com omissão das demais colônias das Antilhas – acarreta mais confusão do que solidariedade.

 

Mas o problema principal é outro. É o de omitir que 10 anos de recessão e uma dívida impagável converteram o caso de Porto Rico em uma dor de cabeça também para o governo estadunidense, o que pôs em crise o sistema colonial e seus partidos. Frente às inconformidades e reivindicações porto-riquenhas, e as pressões dos credores de Wall Street, as autoridades norte-americanas incorreram em duas decisões que anulam o regime do chamado Estado Livre Associado (ELA).

 

A primeira é que a Corte Suprema estadunidense decidiu que a ilha carece de soberania, a qual será exercida exclusivamente pelo Congresso de Washington. A segunda é que esse Congresso, em seguida, concordou em criar uma Junta de Controle Fiscal, cujos integrantes serão nomeados pela Casa Branca, e que não só vai dirigir os assuntos fiscais e orçamentários de Porto Rico, mas também reorganizará a administração do país por cima do governo local eleito pelos porto-riquenhos, a fim de assegurar que os abutres de Wall Street cobrem a enorme dívida, à revelia daqueles que habitam a ilha. O que transforma o chamado governador de Porto Rico em um simples boneco cerimonial.

 

Os dois partidos cúmplices do sistema colonial – o anexionista e o autonomista -, cuja ineficiência e corrupção como governantes do país fizeram acumular essa dívida, vão perecer em sua capacidade de neutralizar politicamente a população. Para defender seus privilégios já gastos, procuram dirigir as queixas e reclames contra a Nova Junta, mas grande parte da população já tem claro que a causa do drama socioeconômico, do desemprego, do empobrecimento e do descrédito do regime político é o sistema colonial. Aquele que, diante da deterioração do panorama, apela a criar esse novo instrumento de dominação autoritária.

 

Isso, por sua vez, levou o partido e as organizações independentistas não apenas ao momento de maior auge político, mas também ao maior progresso na construção de sua unidade. O que significa que a solidariedade latino-americana com a independência de Porto Rico – e o respaldo a seus atores e lutas – já esgotou frases feitas e pede novas análises e iniciativas, em sintonia com as atuais demandas e possibilidades da situação.

 

 

 

 

Nils Castro é intelectual panamenho e autor do livro “As esquerdas latino-americanas em tempo de criar”.

Texto originalmente publicado na Agência Latino Americana de Informação.

Traduzido por Raphael Sanz, do Correio da Cidadania

Recomendar
Última atualização em Sábado, 16 de Julho de 2016
 

A publicação deste texto é livre, desde que citada a fonte e o endereço eletrônico da página do Correio da Cidadania




Para ajudar o Correio da Cidadania e a construção da mídia independente, você pode contribuir clicando abaixo.


Vídeos

A Ordem na Mídia

Eugênio Bucci: “precisamos de um marco regulatório democrático na comunicação”


Há uma falência nos modelos de negócios refletida nas relações trabalhistas, na concentração de propriedade, formação de monopólios e oligopólios e no aparelhamento por parte de igrejas e partidos. Entrevistamos Eugênio Bucci, jornalista e professor da ECA-USP, que afirmou a necessidade de um marco regulatório democrático para fortalecer a democracia no Brasil.
Leia mais...


Brasil_de_fato
Adital
Image
Image
Banner_observatorio
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Diario Liberdade

Espaço Cult

Image
Image
Revista Forum
Joomla Templates by JoomlaShack Joomla Templates